Universidade Brasil recebe prêmio Líderes do Brasil representando o Mato Grosso do Sul

0 Comentário

Reitor José Fernando Pinto da Costa foi considerado personalidade do ano pelos serviços prestados à educação

Considerado a personalidade do ano pelo estado do Mato Grosso do Sul, José Fernando Pinto da Costa, reitor da Universidade Brasil, recebeu o Prêmio Líderes do Brasil, promovido pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais fundado pelo governador eleito de São Paulo, João Doria, em evento realizado nesta semana, no Teatro Santander, na zona sul da capital paulista.

Natural do interior de São Paulo, ele e a instituição foram escolhidos pelos serviços prestados na região, além de investimentos na área da educação. Em meados deste ano, José Fernando Pinto da Costa esteve na Casa da Indústria, na capital Campo Grande, prestigiando o lançamento do LIDE no estado. Na oportunidade, ele falou um pouco de sua relação com a região e os projetos para MS.

“Já estamos presentes com a educação presencial no estado, e queremos ampliar nossos projetos para cursos de ensino à distância, atingindo pessoas que não possuem condições de irem até a universidade com frequência. Temos também projetos de sustentabilidade e energia renovável, que é importante para o estado. Isso vai gerar riqueza, novos empregos e trazer desenvolvimento”, comentou o reitor.

O Prêmio Líderes do Brasil reconhece empresas e personalidades que obtiveram êxito nos negócios e em seus campos de empreendimento. Além de 44 empresas, o evento também premiou a personalidade de cada região ou estado onde o líder tem atuação.

Vale destacar que a Universidade Brasil é parceira de Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, e só nesta temporada, entregou aproximadamente 250 bolsas de ensino presencial e à distância para pessoas de baixa renda, em razão do desempenho desses times no Campeonato Brasileiro. A ideia de José Fernando Pinto da Costa é expandir o projeto para todas as regiões do país por meio de parceria com clubes, federações e instituições ligadas ao esporte.

Quem é José Fernando Pinto da Costa?

Engenheiro responsável por obras como a do complexo do Itaú Unibanco, do Metrô de São Paulo e até de uma barragem no Peru, José Fernando Pinto da Costa mudou de área e ampliou suas atividades para o setor educacional. Atualmente, dirige a Universidade Brasil, com três campi (São Paulo, Fernandópolis e Descalvado), que já formou mais de 40 mil alunos em 116 cursos.

Natural de Vera Cruz, pequena cidade no interior paulista, Costa morou em Dracena e em Primavera, outros municípios paulistas, e seguiu a carreira de engenheiro civil formado pela Unesp de Ilha Solteira. Depois de se aposentar pela Cesp, decidiu participar do projeto Educação para Todos e começou a colocar em prática um sonho antigo: levar o ensino às classes mais humildes.

“Atrelamos a análise do comportamento humano ao que há de melhor em gestão empresarial. E fazendo com que a arte, a cultura e o esporte estejam associados ao processo educativo”, afirma.