Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil lança livro

O Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil, campus de Fernandópolis, coordenado pelo Prof Dr. Luis Sergio Vanzela, acaba de publicar o livro Ciências Ambientais: Um Olhar Plural. A obra foi organizada por um dos membros da equipe, o Prof. Dr. João Adalberto Campato Jr, e seus doze capítulos têm autoria dos pesquisadores doutores do Programa de Ciências Ambientais e de destacados convidados. O Programa, o mais novo stricto sensu da Universidade, vem mostrando continua ascensão em seus resultados e demanda sua transição para o nível de doutorado.  Essa significativa publicação reafirma o amadurecimento do tema de pesquisa na Universidade Brasil.

“A abordagem especializada e crítica de temas relevantes da problemática ambiental confere a este livro um papel importante na bibliografia brasileira contemporânea em ciências ambientais”, segundo a opinião do prefaciador do livro, o Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (USP-UMESP).

A temática ambiental é abordada sob a complementariedade interdisciplinar característica desse programa como observa seu coordenador Prof. Vanzela: “Uma obra calcada no trabalho interdisciplinar é, exatamente, o que havíamos planejado. Nesse cenário, fortalecemos mais ainda a identidade do Programa de Mestrado. Nas suas 302 páginas, os autores discutem: a comunicação ambiental, a gestão de recursos hídricos, a educação ambiental, o manejo de pastagens, a recuperação de solos contaminados, a restauração florestal, a legislação ambiental, as relações entre ecologia e artes, as plantas medicinais e entre outras.

A publicação foi saudada pelo Reitor José Fernando Pinto da Costa e pela Vice-Reitora Profa. Cláudia Pereira, que destacaram: “Tudo aquilo que contribuir para a qualidade de nossa pós-graduação receberá nossa melhor consideração”.

Cumprimento reafirmado pela Pró-Reitoria do Stricto Sensu e Pesquisa ao destacar que “a universidade e os cursos de mestrado e doutorado não precisam apenas produzir conhecimento, mas, igualmente, divulgá-los. Assim, o papel da universidade se legitima para a sociedade e ela cumpre, também, as exigências dos órgãos governamentais que regulamentam a educação”.

Os pesquisadores participantes do livro são os seguintes: Cristina Veloso de Castro, Cláudia Regina Ferreira Fornitani, Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima, Käthery Brennecke, Liandra Maria Abaker Bertipaglia, Wanderley José de Melo, Gabriel Maurício Peruca de Melo, Gisele Herbst Vazquez, Luiz Sérgio Vanzela, Roberto Andreani Junior, Danila Fernanda Rodrigues Frias, Vanessa Felipe de Souza,  Dora Inés Kozusny-Andreani, João Adalberto Campato Jr e Denise Regina da Costa Aguiar.