Ambiente virtual corporativo: um avanço na elaboração e nos registros de processos acadêmicos e de documentos institucionais

Da produção e das tarefas da Diretoria Acadêmica, realizadas pelas suas Diretorias, pelas suas Coordenadorias e por todos os seus colaboradores, merece destaque, nesta matéria, a disponibilização de um ambiente virtual corporativo, desenvolvido pela Coordenação de TI Acadêmico. O ambiente virtual corporativo é um espaço de capacitação e de registro de todos os processos acadêmicos, e de revisão e de padronização de documentos institucionais.

Como ferramenta de grande potencial, esse espaço em constante construção conta atualmente com 5 (cinco) grandes ambientes de capacitação, de padronização e de registros: Documentos Institucionais; Estrutura Curricular, Programas e Procedimentos; Capacitação para Diretores de Unidade; Capacitação para Coordenadores de Curso; e Capacitação para Secretários.

Dentre os Documentos Institucionais, estão os Modelos revistos e padronizados de processos acadêmicos, seguidos dos seguintes arquivos de registro de documentos das IES UNIESP: PDI; PPI; Relatórios CPA; Relatórios de Pesquisa e Extensão; ENADE; e, de cada Curso oferecido, Atas de Colegiado, Atas de NDE e PPC.

O ambiente virtual corporativo constitui-se num repositório de arquivos quase inesgotável. Cada IES UNIESP tem seu repositório  exclusivo e a primeira ação de registro de documentos nesse ambiente feita por elas foi a postagem do PDI e do PPI. A Diretoria Acadêmica também posta seu material para padronização e orientação (capacitação) quanto aos processos e documentos institucionais. Vale ressaltar como exemplo que o registro (e agora também a postagem)  dos Relatórios de Atividades de Extensão (Atividades acadêmicas, científicas, culturais, artísticas e esportivas realizadas pelas(os) e nas(os) Faculdades e Centros Universitários UNIESP ) estão sendo arquivados pela primeira vez pelas nesse ambiente destinado à Pesquisa e à Extensão de maneira organizada e correta; ao mesmo tempo em que esse espaço é utilizado para arquivo dos Relatórios de Atividades realizadas, registradas e postadas pelas IES, há toda a documentação, as normas e os procedimentos referentes a essas atividades postadas pela Diretoria de Pesquisa,  Extensão e Assuntos Comunitários com Regulamento, formulários, modelos, fluxograma e Políticas definidas  de Pesquisa e Extensão UNIESP, tudo sempre solicitado pelas comissões do MEC nas visitas in loco e que agora estão disponibilizadas num mesmo e adequado espaço.

As próximas ações de registros de competência das IES UNIESP serão as postagens das Atas de Colegiado e de NDE e, da Diretoria Acadêmica, os modelos de PDI e de PPI, dentre outros referentes a documentos institucionais.

O ambiente virtual corporativo possibilita, assim, um registro seguro, correto e organizado dos documentos mais importantes de qualquer Instituição de Ensino Superior sem a necessidade de impressão, de encadernação, etc, e, com isso, sem custos desnecessários, o que indica a busca da UNIESP S/A por alternativas que visem a sustentabilidade financeira e ambiental por meio do uso adequado da tecnologia.

Por Rosa Beloto