Exposição "O Legado" de Da Vinci

Dando sequência ao Projeto Inclusão com Arte, o Grupo Educacional UNIESP decidiu ser um dos incentivadores da Exposição “O Legado”, que apresenta obras e trabalhos de Leonardo da Vinci.


Considerado o maior gênio de toda a história da humanidade, o artista italiano foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural e também anatomista, engenheiro, arquiteto, matemático, filósofo, escultor e inventor – em síntese: um dos maiores gênios de toda a humanidade.


Nas cidades de Campinas/SP e, em seguida, Ribeirão Preto/SP e Campo Grande/MS, os visitantes puderam conferir 21 protótipos do artista da Renascença, todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis obras são inéditas e, diferentemente de outras mostras, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.


“O Legado” apresenta as seguintes peças: Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra Hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.


São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-Estaca e Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da "Última Ceia". Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra nem mesmo na Itália.


Com realização da MAISCOM, curadoria do Instituto Vinciano Italiano, e patrocínio da UNIESP e do Grupo BRASILINVEST a exposição, após encantar milhares de pessoas em Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP e Campo Grande/MS, chegará a outros municípios brasileiros durante o decorrer deste ano.

Grupo Educacional Uniesp

O Mantenedor Educacional tem a responsabilidade de servir à sua cidade, a seu estado e ao seu país na missão de proporcionar aos jovens cidadãos a oportunidade de melhorar suas vidas através do conhecimento. Esta responsabilidade se materializa na edificação do binômio educação-cultura.

Este evento, "Inclusão com Arte", foi produzido com todo o cuidado para comemorar a conquista da cidadania. E não estamos sozinhos: temos a companhia do Governo Federal e do Governo Estadual, que apontam com suas políticas públicas para o caminho da inclusão educacional. É o resgate da dignidade de nossa sofrida, lutadora, mas, agora, confiante gente.

Por isso, chamamos nossos alunos do FIES, do ProUni e da Escola da Família para brindar conosco a estes importantes momentos de arte e cultura.

A exposição

Fernando Costa abre Exposição “O Legado” em Ribeirão Preto/SP

Após o enorme sucesso em Campinas/SP, onde mais de 5 mil pessoas compareceram, o fato se repetiu em Ribeirão Preto/SP, onde outras 3 mil, aproximadamente, apreciaram a Exposição “O Legado”, de Leonardo da Vinci. Na segunda-feira, 04/11, o presidente do Grupo Educacional UNIESP, Dr. Fernando Costa, incentivador do evento, compareceu à vernissage no tradicional Theatro Pedro II e fez questão de lembrar que, para o nosso grupo, a educação vem sempre acompanhada da cultura.


“Este é o 4º Ato do projeto que intitulamos ‘Inclusão com Arte’, e cada vez mais estamos convictos que ao unir a cultura à educação preparamos ainda melhor os nossos alunos. Particularmente, fico muito feliz por contribuir com Ribeirão Preto/SP ao ter duas de suas Instituições de Ensino Superior, a AFARP e a FAFIL, como integrantes da UNIESP. E a presença de centenas de nossos discentes neste ato é a prova de que estamos no caminho certo”, comentou o presidente. Dulce Neves, presidente da Fundação Dom Pedro, entidade que comanda o Theatro Pedro II, não escondeu sua alegria pela oportunidade recebida. “Quero agradecer à UNIESP e ao Dr. Fernando por terem escolhido nosso teatro como palco desta exposição. Há muito tempo esperava um evento deste porte e hoje estou muito feliz por ele ter acontecido”, comentou.

Curador da exposição, Franco Gentile usou da palavra para explicar a todos como as obras e ideias de Leonardo da Vinci são apresentadas ao público. Já o vereador Genivaldo Gomes, representante da Câmara Municipal de Ribeirão Preto/SP, salientou a importância do evento para a cidade e região.


Por fim, a prefeita Dárcy Vera não poupou palavras para enaltecer a ação capitaneada pela UNIESP e também pela contribuição que o grupo vem dando ao seu município. “Parabenizo o Dr. Fernando Costa por esta exposição, sem dúvida um marco para Ribeirão Preto. Mas quero, também, salientar o efetivo auxílio que esta empresa vem dando à nossa cidade por meio das duas faculdades que aqui mantém. Tenho certeza de que, em breve, prefeitura e UNIESP terão muitos outros projetos em comum”, comentou.


Logo em seguida, todos puderam acompanhar mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica UNIESP e o talento dos 35 músicos (alguns deles estudantes e professores da Faculdade de Música Carlos Gomes) sob a brilhante condução do maestro Jonicler Real. Por fim, o curador Franco Gentile convidou a todos para uma visita monitorada à exposição.


Obras explicadas por monitores

Um grande diferencial da Exposição “O Legado” é a presença de monitores, que explicam ao público cada uma das 21 obras expostas. De acordo com o monitor Giancarlo Arcangeli, as visitas monitoradas em Campinas/SP receberam públicos diversificados. “Tivemos desde gerentes e dirigentes de empresas internacionais até crianças de 3, 4, 5 anos, pessoas com deficiências, idosos, etc.”, contou.


Em 17/10, por exemplo, estiveram na Galeria de Arte do Instituto CPFL os alunos do Centro Interdisciplinar de Apoio ao Deficiente – CIAD, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-C). O órgão existe há 21 anos e trabalha com jovens e adultos com deficiências física, intelectual, sensorial, visual e auditiva.


Segundo a coordenadora do CIAD, Carmem Sílvia Ventura, o maior objetivo é trabalhar pela inclusão social. “Eles frequentam programas de inclusão digital, inclusão no mercado de trabalho, arte, atividade física e projetos de caráter mais pedagógico. Exposições como esta aumentam o repertório de cada um e os ajudam a se inserirem no mundo”, comentou.

Outra turminha que no mesmo dia teve a oportunidade de conhecer as peças de Da Vinci foi a dos alunos da educação infantil da CEMEI Maria Massucci, de Campinas/SP. O docente Evandro Luiz da Silva disse que essa sala, composta por estudantes de 5 e 6 anos, havia estudado e feito trabalhos relacionados a Leonardo da Vinci dias antes da exposição, no projeto da instituição denominado “Criança Faz Arte”. Assim que soube da mostra, o professor viu a chance de apresentar aos pequenos tudo o que viram em sala de aula. “É importante eles prestigiarem desde cedo. Estamos inseridos numa cultura, temos contato com arte o dia inteiro”, completou.


A Exposição "O Legado" foi sucesso, também, na Imprensa. Inúmeros órgão de todas as mídias (TV, Rádio, Jornais, Revistas, Sites, ...) não só de Campinas/SP, mas de todo o País, cobriram o evento e lhe dedicaram enorme espaço, o que prova que a arte suscita, sim, o interesse do público.