Ato Majestoso e triunfal

Em 13 anos de história, o Grupo Educacional UNIESP sempre teve como meta investir e acreditar na formação musical como parte indissociável da educação do ser humano e da sua inserção social. Depois do sucesso do 1º Ato – Inclusão com Arte –, que reuniu na Sala São Paulo, em 2011, a Orquestra Filarmônica Bachiana, regida pelo maestro João Carlos Martins, o coral dos meninos de Paraisópolis e a Escola de Samba Vai-Vai, o 2º Ato – Majestoso, triunfal – ficará guardado na lembrança de todos que dele participaram.

A segunda edição do evento, realizada no Ginásio do Ibirapuera, contou com um dos maiores ícones da música contemporânea internacional, André Rieu, na condução de sua Orquestra Johann Strauss. A música erudita foi apresentada num tom universal, e a música popular recebeu uma roupagem mais clássica.

André Rieu e seus artistas mesclaram música, teatro, humor e canto, contagiando e encantando os diferentes públicos e gerações, em um requintado espetáculo multimidiático.

Entre os milhares de espectadores, estiveram presentes os alunos da Faculdade de Música Carlos Gomes, do Grupo Educacional UNIESP. Depois de assistirem ao concerto, foram recebidos pelo maestro e ouviram preciosas dicas de como se faz música que toca os corações. Como forma de agradecimento, a Faculdade de Música Carlos Gomes outorgou o título de Professor "Honoris Causa" ao maestro André Rieu pelos relevantes serviços prestados na difusão da música clássica mundial.

A música faz cidadãos melhores. Por acreditar nisso, o Grupo Educacional UNIESP reafirma o compromisso de promover eventos que despertem a consciência para a importância da arte e da cultura.

Grupo Educacional Uniesp

O Mantenedor Educacional tem a responsabilidade de servir à sua cidade, a seu estado e ao seu país na missão de proporcionar aos jovens cidadãos a oportunidade de melhorar suas vidas através do conhecimento. Esta responsabilidade se materializa na edificação do binômio educação-cultura.

Este evento, "Inclusão com Arte", foi produzido com todo o cuidado para comemorar a conquista da cidadania. E não estamos sozinhos: temos a companhia do Governo Federal e do Governo Estadual, que apontam com suas políticas públicas para o caminho da inclusão educacional. É o resgate da dignidade de nossa sofrida, lutadora, mas, agora, confiante gente.

Por isso, chamamos nossos alunos do FIES, do ProUni e da Escola da Família para brindar conosco a estes importantes momentos de arte e cultura.

O maestro André Rieu

Especialmente no que diz respeito aos últimos vinte anos, considero que a minha vida pessoal é tão influenciada pelo meu trabalho que uma descrição da primeira é praticamente a mesma da segunda. Especialmente porque a minha esposa, Marjorie, tem estado sempre muito próxima desde o início da minha carreira. A minha vida é simplesmente música, estamos sempre ocupados com música e isso nunca nos aborrece!

Já durante a minha infância, me sentia fascinado pelo mundo da música. O meu pai era maestro e me lembro da massiva orquestra, com aquele belo som, todos aqueles arcos a se movimentarem na mesma direção… Achava tudo aquilo simplesmente maravilhoso! Mas já naquela altura me surpreendia que o ambiente nos concertos fosse tão sombrio. Toda a gente estava tão séria e ninguém estava autorizado a rir ou a tossir, apesar de eu achar que aquela música demonstrava tanta alegria!

Todo aquele ambiente estático que existe ao redor da música clássica na sala de concertos e mantém afastado o grande público não é algo que encontrará conosco. A nossa orquestra é composta por jovens músicos entusiastas, que permanecem em palco todas as noites com todo o seu coração me acompanhando nos concertos. E esse entusiasmo é irradiado até junto do público. Durante os nossos concertos, tanto eu como a minha orquestra e o público sentimos um enorme prazer coletivo.

Desde abanar a cabeça, murmurar o som da música, bater palmas, saltar, tudo acontece! Em todas as noites ocorre sempre uma enorme experiência, e para um músico nada é mais importante do que isso.

A Orquestra Ele & Ela: Perfeito casamento

Eu e a minha orquestra somos quase como um casal: não posso estar sem eles e eles não podem estar sem mim. Quando andamos em digressão, divertimo-nos imensamente. Além da forma profissional como trabalhamos, considero isso muito importante. Se não conseguíssemos viver em felicidade e harmonia, como poderemos realizar concertos maravilhosos em conjunto?


A Orquestra Johan Strauss existe desde 1987. Ensaiamos juntos durante seis meses e a 1º de janeiro de 1988 demos o nosso primeiro concerto. No início, a orquestra era constituída apenas por doze membros; agora, temos 50 e, em grandes palcos, por vezes chegamos a ser 60.

Projetos Sociais levam alunos ao ensino superior

Um dos focos mais importantes do Grupo Educacional UNIESP são os Projetos Sociais. Eles também objetivam à solidariedade, à qualidade de vida dos moradores das comunidades em que estão inseridos e à formação de um egresso que seja não apenas um profissional competente e experiente, mas também um cidadão atuante e um indivíduo solidário.

Escola da Família - Todos os finais de semana, as escolas da Rede Estadual de Ensino abrem suas portas às comunidades e, com o trabalho voluntário dos estudantes, oferecem atividades voltadas às áreas esportivas, culturais, educacionais, de saúde e de qualificação para o trabalho, transformando-as em centros de convivência. Em contrapartida, o aluno participante estuda com bolsa de 100%, sendo 50% custeada pela Faculdade e 50% pelo Governo do Estado.

ProUni - O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.



FIES - O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente alunos de cursos de graduação. Para se candidatar ao FIES, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa. O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes, são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes e garante a confiabilidade de todo o processo.

A Faculdade de Música Carlos Gomes

A Faculdade de Música Carlos Gomes – FMCG, uma das unidades independentes associadas ao Grupo Educacional UNIESP, foi fundada em 20 de novembro de 1963. Desde então, tem formado jovens que rapidamente se inserem no mercado de trabalho, tamanha é a qualidade de ensino que oferece. Esta, aliada à sensibilidade nata a todo profissional que se dedica à música, resulta em um profissional completo.


Música é a técnica de criar melodias combinando ritmos e sons vocais, instrumentais, acústicos ou eletrônicos. O profissional pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e as anota em partituras para serem executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou se dedicar ao canto. Atua em concertos, espetáculos, gravações de trilhas sonoras e de CDs, cria "jingles" para filmes comerciais e publicitários e dá aulas. Pode também trabalhar com a sonorização de espetáculos.


A educação musical em escolas públicas e particulares é a área que mais tem demandado profissionais de Música. Ao mesmo tempo, cresce também o número de cursos livres, fazendo com que haja mais vagas.


Disciplina diária de estudo e, na maioria das vezes, alguma vivência no campo musical são pré-requisitos básicos para ingressar no curso. O processo de ingresso inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a técnica e a habilidade em Música. A matriz curricular tem disciplinas como História da Música e da Arte e Percepção Musical. A formação para o futuro professor de música é obtida com a licenciatura.