Revista Publicações
Publicações


Edição Atual




Número 001

Artigos Download
O Retorno da Política do Trabalho

Por Professor Marcelo Maurício de Morais. Publicação do Curso de Direito - Centro Velho.

Descrição: O objetivo deste texto é apenas propor uma breve reflexão sobre o “Fim da História” perante a tese do Estado Mínimo proposta pelo liberalismo norte-americano. Escrevo também sobre o Texto O retorno do Político de René Rémond, embora faça uma breve e superficial passagem sobre o texto.

A Psicoterapia Breve Psicanalítica na Reabilitação de Pessoas com Deficiência

Por Professora Cláudia Nabarro Munhoz. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: Há muita polêmica na área da saúde em relação à utilização da Psicanálise em contextos institucionais. Os psicanalistas ortodoxos impõem para a eficácia da análise regras que são tiradas do contexto em que Freud as criou, e utilizadas como absolutas.

Como aproveitar melhor as Redes Sociais

Por Cristiane Regina Jorge Celeguim – Profissional de MKT, Professora de MBA-FGV e Coordenadora de curso de Administração e Sandra Fiacadore Ciocchi, Administradora de Empresas, Especialista em Recursos Humanos e Professora Universitária e MBA. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: O contato diário com alunos de diferentes faixas etárias nos faz perceber que ainda hoje, algumas pessoas são resistentes as redes sociais .

O Marketing, a Responsabilidade Social e o Lixo

Por Professora Cláudia Nabarro Munhoz. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: A questão do lixo é cada vez mais premente e mostra-se como um problema de cada cidadão e algo que pede decisões e ações diárias, que não se pode mais deixar apenas a cargo do governo.

Empreendedorismo, novas idéias na UNIESP

Por Professor Mestre Marcos Galante. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: O conceito de empreendedorismo já é conhecido e utilizado há vários anos. No Brasil, de forma mais intensa a partir do fim dos anos 90. Podemos citar como fatores importantes para o desenvolvimento deste conceito: a criação de empresas duradouras e a diminuição da mortalidade de empresas já existentes, com a finalidade de aumentar a competitividade e manter o mercado globalizado.

Gestão de Conhecimento e taylorismo: contribuições para a evolução da administração

Por Demerval Luiz Polizelli José Ruiz Jr. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: O taylorismo foi uma das principais correntes que deu fundamentos à Escola Clássica de Administração. Além dos seus aspectos mais conhecidos dos administradores como estudos de tempos e movimentos, recrutamento com base em perfil, separação entre planejamento e execução, destaque-se o embrião das ações de gestão do conhecimento, principalmente na documentação, instruções precisas para o trabalho, treinamento e formação de gestores. Evidentemente não encontraremos no autor desenhos mais contemporâneos voltados para o atendimento dos desejos dos clientes, que recuperam práticas que embasam planejamento e projetos nos dias de hoje.

Tecnologias de Informação, valores e cultura na Indústria de Brinquedos Lego

Por Demerval Luiz Polizelli José Ruiz Jr. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: Esse breve artigo discute como as indústrias de brinquedos assimilam os métodos de qualidade, tecnologia de informação e, ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de métodos relacionamento com as crianças que respeitem a ética e o direito de criar com base na imaginação. A Lego dinamarquesa constitui um exemplo de que não é apenas o chamado paradigma tecnológico que é suficiente para garantir o sucesso, a pratica da criatividade internamente e externamente contribui decisivamente para o sucesso das empresas.

Sustentabilidade - Consumo Sustentável

Por Sandra Pereira de Almeida – advogada em São Paulo OAB/SP 221.907, atuante na área ambiental e professora universitária, e Cristiane Regina Jorge Celeguim – , Profissional de MKT e Coordenadora do Curso de Administração. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: O consumo sustentável baseia-se na consciência do consumidor em atender a suas necessidades do presente e preservar para atender às necessidades da geração futura. É buscar a sustentabilidade ambiental em todas as demandas que exerce sobre os bens e serviços, a fim de satisfazer as suas necessidades reais condicionadas à disponibilidade da mesma forma real dos recursos ambientais. Se assim não for, a sua própria sobrevivência e o destino dos seus antecedentes estarão gravemente comprometidos.

Direito Militar e Sua Missão

Por Sandra Pereira de Almeida – Advogada e Professora Universitária e José Almir Pereira da Silva – Advogado Especialista e atuante na área militar, Professor universitário. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: Extremamente complexa a missão de discorrer sobre tema tão relevante, considerando que a fonte de pesquisa militar é bastante escassa e as existentes tornam-se de difícil acesso, haja vista que o direito militar pouco a pouco foi deixado de lado pela comunidade acadêmica em geral, sendo tão somente estudado nas academias militares.

Sustentabilidade - Produção Sustentável

Por Sandra Pereira de Almeida – Advogada Ambientalista - OAB/SP 221.907 e Cristiane Regina Jorge Celeguim – Profissional de MKT e Coordenadora de Curso de Administração. Publicação do Curso de Administração - Centro Velho.

Descrição: Atualmente, observamos o comportamento das empresas em relação à produção sustentável. Ganharam-se consciência, transformação e incorporação da necessidade de racionalização de recursos, agregando maior valor associado ao produto ambientalmente correto. A tendência dessa evolução de atitudes fortalece dia a dia, provocando mudanças comportamentais efetivas e buscando através de ações ambientais como a passagem de uma empresa “tradicional” para uma empresa chamada “verde” ou social e ambientalmente comprometida com os seus consumidores e fornecedores.

Edições Anteriores


Nenhum registro para exibir

Páginas

Sobre a Revista