CURSOS




Geografia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial





5600 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta, bem como sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos naturais ou não.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é favorável. Na Educação, o licenciado encontra boas chances de emprego em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Como várias regiões do país são carentes desse docente, muitas vezes as vagas são preenchidas por profissionais de áreas afins. Outra demanda vem de ONGs e centros de pesquisa que exercem atividades no campo da preservação ambiental. Editoras que publicam livros didáticos e revistas da área também têm procurado o profissional para trabalhar como consultor e revisor técnico.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área, podendo agregar conhecimentos específicos por meio da escolha de disciplinas eletivas. Muitas graduações direcionam a formação para um setor específico de atuação, como meio ambiente ou climatologia. Na licenciatura, o curso pode receber o nome de Estudos Sociais (geografia).

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo