Descrição
Apresentação / Objetivo
Os profissionais da Educação Física têm no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o órgão principal de organização e normatização das atividades pertinentes a sua área de atuação. Os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs) são subdivisões do CONFEF nos estados e têm a função de fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física. Atualmente são treze CREFs, abrangendo todos os estados brasileiros.
O Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Faculdade de Ribeirão Pires, procurou atender:
- aos princípios prescritos pela Lei n.º 9.394/96 –
- às Diretrizes do Parecer CNE/CP n.º 09/2001, modificado pelo Parecer CNE/CP n.º 27/2001 e Resolução n.º 01/2002;
- ao Parecer CNE/CP n.º 28/2001 e Resolução n.º 02/2002;
Mercado de Trabalho
Escolas públicas e particulares.
Perfil Profissional
O profissional Licenciado em Educação Física tem formação sólida sobre o conteúdo do desenvolvimento humano e sua atividade motora para qualidade de vida.
Exerce um papel importante dentro da sociedade no que se refere à manutenção da saúde. Estando apto a atuar como:
a) Professor de Educação Básica;
b) Professor de Educação do Ensino Fundamental;
c) Professor de Educação do Ensino Médio;
d) Coordenador de Projetos Esportivos Escolares;
e) Pesquisador de questões de saúde e atividade física para atender cada vez melhor sua demanda;
f) Integrar com a área da saúde para atender com qualidade o cliente com necessidades especiais.
O curso na Instituição
O profissional egresso tem por missão integrar os conhecimentos adquiridos na teoria na prática. Ser capaz de ampliar o repertório motor dos indivíduos sob sua orientação, oferecendo vivências motoras de variadas formas, não se restringindo apenas as modalidades esportivas culturalmente enraizadas e praticadas pela maioria da população.
Ser capaz de organizar e executar um programa de atividade física que atenda as necessidades motoras, cognitivas, sociais, de saúde e de qualidade de vida de seus clientes/ alunos.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
O curso de Educação Física congrega Controle Motor, Psicologia na Saúde, Biomecânica, Bioquímica Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Aprendizagem Motora e diversas outras disciplinas. Consiste em um curso de grande abrangência, com fundamentos oriundos de outras áreas, tais como: Filosofia, Sociologia, Psicologia, História e Biologia.