Boletim Informativo - Faculdade de Bauru - Edição 10

Edição: 10   |   Data: 06/03/2024


Sessão Pública de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Sessão Pública de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Na última segunda-feira letiva do ano de 2023, foi realizada a Sessão Pública de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos do Curso de Direito.
Os trabalhos foram conduzidos pelo orientador Prof. Dr. Eduardo Telles de Lima Rala, e como componentes da banca as Prof.ª Me. Cristiane Maria da Costa Canellas e a Prof.ª Fernanda Cabello da Silva Magalhães.
A abordagem de diversos temas ligados ao direito possibilitou aos presentes um rico debate. Os brilhantes trabalhos foram apresentados e defendidos individualmente pelos acadêmicos: Alex Caires da Silva, Aniéle Monteiro Garcia, Brenda Miranda do Nascimento, Camila Gimenez Pereira, Júlia Sabino Lombardi, Leandro José Justino, Matheus Marllon Bernardino e Pércio Rays.

Trabalhos do TIID, são divulgados pela Faculdade IESB

Trabalhos realizados na Disciplina TIID do Curso de Direito, são divulgados pela Faculdade IESB


O Projeto de Extensão e Responsabilidade Social:
O Curso de Direito do IESB, por meio da disciplina “Trabalho Interdisciplinar Integrado em Direito II”, após deliberação e aprovação da Diretoria do Curso, ofereceu aos alunos regularmente matriculados no 4º semestre o seguinte projeto de extensão e responsabilidade social: “AGENDA 2030 – OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ”. Este plano é regido por princípios importantes: Não deixar ninguém para trás; Universalidade; A integridade e indivisibilidade dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; A abordagem inclusiva e participativa; Apropriação nacional; A abordagem baseada nos direitos humanos.
Foram sugeridas pesquisas e uma proposta de intervenção informativa (postagens informativas), sobre um ou mais dos ODS, com a contextualização da Agenda 2030.
Atividades desenvolvidas:
As estratégias aplicadas pela docentes da disciplina “Trabalho Interdisciplinar do Direito” centraram-se em:
a) O desenvolvimento de competências de Competência Informacional foi realizado em equipe (interna): entre alunos e professores através da plataforma Google Classroom, com reuniões síncronas através do Meet aplicativo;
b) Competência em informação para a comunidade: aplicação de metodologias ativas, com recurso a atividades orientadas e semanais, elaboração de relatórios e posts informativos para redes sociais sobre a temática abordada e apresentação destes no âmbito da avaliação semestral.
c) Competência em literacia informacional em equipe (interno): A aplicação Google Classroom pode ser utilizada em dispositivos móveis Android e iOS. A plataforma permite a gestão do ensino e da aprendizagem, facilitando a organização das tarefas dos alunos e dos professores, aumentando a colaboração e facilitando a comunicação. Moreira e cols. (2020) apontam que a plataforma potencializou a interação e colaboração de uma turma de bacharelado em sistemas de informação, como uma sala de aula invertida. Forneceu controle adequado ao professor para gerenciar o ritmo de aprendizagem. Os autores consideraram ainda que a plataforma deve ser bem apresentada e explicada aos alunos para maior eficiência.
Como foi utilizado: Antes da aula, a professora compartilhou a atividade e o material de apoio na plataforma, os alunos acessaram o material e resolveram as atividades pré-aula. Durante a aula, o assunto previamente estudado foi discutido e explorado em profundidade com a turma.
d) Competência em informação para a comunidade: Em todas as aulas os alunos foram solicitados a realizar atividades relacionadas ao trabalho que está sendo desenvolvido. Assim, foi proposto o desenvolvimento de um projeto que consistiu em:
1 - Pesquisar e definir quais ODS seriam estudados por cada equipe;
2 - Elaborar um projeto de estudo;
3 - Elaborar relatórios intermédios e um relatório final;
4 - Criar um post informativo para as redes sociais.
Para o relatório sobre os ODS, em que cada equipe discutiu e pesquisou alguns dos objetivos, as fontes de pesquisa foram indicadas pela professora, como artigos de revistas científicas.
Ao final do semestre, os alunos enviaram os relatórios e as postagens informativas para as redes sociais na plataforma Classroom, e fizeram a apresentação como parte da avaliação da disciplina, em Evento Online com a participação de todos os alunos, da Prof.ª Me. Rita de Cássia Silva dos Santos e da coordenadora do Curso Prof. Me. Cristiane Maria da Costa Canellas.
 

Semana de Recepção e Acolhimento aos Calouros...

Semana de Recepção e Acolhimento aos Calouros

Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro a Semana de Recepção e Acolhimento dos Calouros para o início do semestre letivo 2024/1. Com extensa programação de palestras e debates, a semana foi organizada cuidadosamente pela Coordenadora, Prof.ª Me. Cristiane maria da Costa Canellas e Professores do Curso de Direito da Faculdade IESB.
A programação foi assim definida:

  • Dia 19/02 (segunda-feira) 19:00h – Tema: Inovação no Direito com o Palestrante, Dr. Maurício Ruiz;
  • Dia 20/02 (terça-feira) 19:00h – Tema: Filosofia do Direito com o Palestrante, Dr. Alan Chahrur;
  • Dia 21/02 (quarta-feira) 19:00h – Tema: LGPD - Aspectos importantes sobre proteção de dados pessoais com o Palestrante, Sr. Erick Felipe Medeiros.
O local escolhido para melhor acomodação dos acadêmicos, foi o próprio Anfiteatro da Faculdade IESB.
Na quinta-feira retornam as aulas normais.
Desejamos aos Calouros e Veteranos um ótimo semestre letivo e dizer que, nossa equipe de Professores, Coordenadora do Curso, Direção e Técnicos Administrativos estarão sempre à disposição para auxiliar no que for preciso, oferecendo sempre o melhor atendimento de forma humanizada e cortês.

Atividades Acadêmicas nas disciplinas em Processo Civil e Direito Empresarial

Atividades Acadêmicas nas disciplinas em Processo Civil e Direito Empresarial

A recuperação judicial de empresas em crise foi um dos assuntos estudados pelos alunos do 8º e 10º termos noturno do curso de Direito no segundo semestre de 2023. Eles fizeram uma análise comparativa entre os motivos que levaram as empresas a entrarem em recuperação judicial e as soluções que elas apresentaram nos seus planos de recuperação. Para isso, eles selecionaram alguns casos reais de recuperação judicial em andamento e seguiram a metodologia usada nos estudos de Proença e Mattos (2020). O propósito do estudo foi aplicar e examinar os conceitos jurídicos ensinados em diferentes matérias - Processo Civil, com o enfoque na causa de pedir, e Direito Empresarial, com o enfoque nos meios de recuperação judicial previstos na lei. Dessa forma, eles puderam investigar e avaliar as causas econômico-financeiras da situação de insolvência das empresas escolhidas, baseando-se não somente na petição inicial e no plano de recuperação, mas também nos laudos periciais. O Professor Luís Augusto Mattiazzo Cardia, especialista em Direito da Economia e da Empresa (FGV) e Gestão Estratégia de Negócios (UNESP), que ministrou as aulas de Direito Empresarial no semestre anterior, disse que "os alunos entenderam que a recuperação judicial é aplicável para as organizações que têm viabilidade de se recuperarem, mas que em certos momentos de crise, precisam do auxílio da legislação para que isso seja possível. Então ela mostra o que provocou a crise e depois um plano de como pretende se recuperar economicamente e financeiramente. Essas duas demonstrações são observadas em momentos diferentes no processo de recuperação judicial. O que se percebe é que há uma certa desconexão entre a causa da insolvência e a proposta de recuperação, o que pode ser um problema para o atendimento dos requisitos legais e o sucesso da recuperação efetiva". O professor completou: "a doutrina, e neste semestre apoiada nos estudos de Eduardo da Silva Mattos e José Marcelo Martins Proença, tem chegado a essas conclusões, então os alunos puderam verificar em casos reais o grau de coerência do plano de recuperação judicial". Agora, os alunos vão ser convidados a vão usar o método que aprenderam para analisar as recuperações judiciais na região de Bauru e cidades vizinhas, para aprofundar-se nas pesquisas de dados de diferentes setores e identificar as principais comportamentos e desafios das empresas em crise. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de interpretar informações jurídicas e econômicas a partir de casos reais.

A Faculdade IESB é parceira dessa grande campanha de conscientização contra o mosquito da dengue

Dengue: o melhor combate ainda é a prevenção!

Bauru, como as diversas outras cidades do país, está enfrentando uma epidemia de casos de dengue. Estamos no período em que o clima quente e as chuvas recorrentes favorecem os criadouros do mosquito. Os hospitais da cidade, públicos e privados, estão com atendimentos de grande população sofrendo com os sintomas da doença. Em meio a isso, devemos ainda nos atentar para a prevenção.

Como Combater:

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

  • Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
  • Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros
  • Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
  • Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
  • Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
  • Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
  • Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
  • Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
  • Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.
  • Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos
  • Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
  • Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.
  • Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.
  • Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.
  • Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

Vacina: o que devemos saber

O Ministério da Saúde iniciou, no mês de fevereiro, a distribuição de lotes de vacinas para os municípios que atendem aos critérios definidos pela Pasta em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 
A imunização iniciou pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, é uma estratégia baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro dessa faixa etária. A previsão é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março.
O Ministério da Saúde garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva. Ao mesmo tempo, coordena um esforço nacional para ampliar o acesso a vacinas para dengue solicitando prioridade para essa ação e atuará em conjunto com o Instituto Butantan e a Fiocruz para expandir a produção de vacinas para o Brasil.
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença, porém, a campanha vacinal atingirá seu objetivo de imunização populacional somente no próximo ano, quando a maioria da população já estiver vacinada. Por esse motivo que as campanhas de prevenção contra o mosquito transmissor são tão importantes.
A Faculdade IESB de Bauru é parceira dessa grande campanha de conscientização contra o mosquito da dengue.
Fonte: www.dengue.pr.gov.br
           Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde.

Cerimônia de Colação de Grau Festiva foi realizada na Faculdade IESB

Cerimônia de Colação de Grau Festiva foi realizada na Faculdade IESB

Na noite do dia 28 de fevereiro foi realizada no auditório da Faculdade IESB uma belíssima Cerimônia de Colação de Grau Festiva do Curso de Direito, das Turmas de Formandos em 2023/1 e 2023/2.
Este, é considerado um dos eventos mais importantes de uma instituição de ensino e também na vida acadêmica dos alunos, pois representa a conclusão de seu tão sonhado curso superior, pois cumpriram com sucesso os requisitos acadêmicos e extracurriculares.
Com muita honra a Faculdade IESB capacita, qualifica e apresenta para a comunidade Bauruense e região novos operadores do Direito, sempre apresentando as mais variadas linhas de ação, abrigando as mais diversas vertentes de pensamento, mas tudo isto focado em seu ponto de convergência, que é a formação do Acadêmico. Por tudo isso, a formatura é ato muito significante, pois é o fruto colhido de uma semente plantada.
A qualidade no ensino, a qualificação profissional e a preparação para o mercado de trabalho, são os adjetivos necessários e que devem ser almejados por todos, Professores, Coordenação, Técnicos Administrativos e Direção para alcançar os propósitos da educação superior. E este momento, a Formatura, reflete exatamente aos, agora bacharéis em direito, esses propósitos plenamente alcançados.
Toda solenidade de formatura é o momento mais especial no âmbito da Faculdade IESB, pois este ato representa a gratificante sensação da missão cumprida.
Nesta noite, a cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral, Prof. Henrique de Barros Silva, acompanhado pela Coordenadora Prof.ª Ms. Cristiane Maria da Costa Canellas. Fizeram parte da mesa de autoridades, a Professora Homenageada das Turmas, Dr.ª Fernanda Cabello da Silva Magalhães, o Paraninfo da Turma, Prof. Dr. Edson Cardia. A ex-colaboradora Carolina Ruiz também recebeu homenagens dos formandos. A cerimônia contou com a presença ilustre dos Familiares e Amigos, que ficaram visivelmente emocionados com tamanha conquista dos seus, filhos, parentes e amigos próximos.