Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 12

Edição: 12   |   Data: Março/24


VISTA À CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

      No último dia 20.3, os alunos do Curso de Direito do UNIRJ, juntamente com a supervisão da Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, professora Flâmer Távora, realizaram uma visita guiada ao Palácio Pedro Ernesto, local da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro.
     Os alunos foram recepcionados pela assessoria do Vereador Pedro Duarte, o qual,  na oportunidade, recebeu pessoalmente os alunos para uma roda de conversa, tendo como temática, a prática que envolve o mandato de um vereador.
     Importante a realização de atividades extramuros como essa, pois trazem experiências empíricas aos alunos, trabalhando temáticas que fazem parte da grade curricular do Curso, tais como Ciência Política, Teoria Geral do Estado e sobretudo do Direito Constitucional. Assim, conforme apontado, os alunos possuem a oportunidade de vivenciar, na prática, o exercício da função legislativa.

PÁSCOA NO UNIRJ

      Páscoa é comemoração da VIDA.
      Muito além dos ovos de chocolate e dos coelhinhos que trocamos uns com os outros no domingo da Semana Santa, está o espírito da Páscoa. No UNIRJ, buscamos vivenciar esse espírito de comemoração da VIDA, valorizando a nossa e a dos outros que nos circundam. Os próprios ícones dos ovos de chocolate, bem como dos coelhos trazem a leitura da VIDA, posto que, dos ovos, surgem nascimentos, e os coelhos são identificados como uma espécie de grande procriação. Aproveitar o momento da Páscoa para refletir sobre a condução de nossas vidas a fim de procedermos a possíveis mudanças é de fundamental importância. Garantir uma vida de melhor qualidade; aproveitar para ver o próximo como alguém que pode ser ajudado de modo a gerar nele novas oportunidades foi o que se buscou em nosso espaço acadêmico. A Páscoa é o renascimento, é renascermos para que possamos fazer promover, em nós, uma empatia com a alegria, a dor, a necessidade do outro. Nós, no espaço acadêmico do UNIRJ, motivamos esse reconhecimento em todos, o de valorização da VIDA.
      Que vocês tenham tido uma feliz Páscoa, um ótimo renascer, valorizando a oportunidade da VIDA.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

      O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial; mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra tal desigualdade, mas também contra o machismo e a violência.
      O Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ não poderia deixar essa data passar sem propor uma reflexão aos estudantes e
tivemos a honra de comemorar o Dia Internacional da Mulher com a presença de uma representante feminina, a Delegada Nathalia Lavouras da Polícia Civil do RJ, que palestrou sobre a temática que envolve a Violência Doméstica contra a Mulher. Nesse mesmo evento, tivemos a partipação do Delegado Mario Albert, delegado adjunto da 35ª DP.
      A Profª.  Flâmer Távora, Coordenadora do NPJ/UNIRJ, declarou : "O dia Internacional da Mulher é fruto de dias de luta e de conquistas que perpassaram o nosso processo histórico". Documentos internacionais como a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra mulher, reafirmando a concretude dos direitos fundamentais, como a dignidade da pessoa humana e a igualdade de direitos do homem e da mulher, fazem com que, em "todos os dias", haja luz.
      Hoje, há direitos e garantias que são frutos de mulheres fortes e guerreiras que protagonizaram esse fundamental caminho dentro de nossa história."

A ENGENHARIA AMBIENTAL do UNIRJ É 4

      O Curso de Engenharia Ambiental do UNIRJ passou por um processo de avaliação, recebendo a comissão do MEC que esteve em nosso campus, nos dias 27 e 28.2. O curso foi avaliado quanto ao acervo da biblioteca, à titulação do corpo docente, aos projetos implementados, à atuação do NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico) e da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) entre outros aspectos. Como resultado, a comissão aprovou a manutenção do curso com conceito 4.
      Parabenizamos o Coordenador do Curso, Prof. Hélio França, pelo reconhecimento da qualidade do curso de Engenharia Ambiental.
Por que cursar  Engenharia Ambiental?
      Com o mercado de trabalho em expansão, o engenheiro ambiental poderá trabalhar na promoção do desenvolvimento sustentável com preservação dos recursos naturais e na proteção da saúde humana por meio da redução dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas. Em um mundo em que cada vez mais devemos nos preocupar com as questões ambientais, essa seria uma grande oportunidade para você se inserir no mercado de trabalho.
      Então, decidiu? Venha cursar Engenharia Ambiental no UNIRJ, uma instituição próxima a você e de qualidade.

SEMANA DO CONSUMIDOR

No último dia 12/03 realizamos em nossa IES vários Eventos em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15/03).
O UNIRJ por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas realizou o atendimento ao público local de orientação jurídica gratuita, por meio dos advogados membros da Comissão de Direito do Consumidor da 29ª Subseção da OAB.
Durante o turno da manhã os alunos do Curso de Direito e convidados tiveram a oportunidade de assistirem a Palestra ministrada pela Dra. Gleyce Mello sobre o tema: Responsabilidade Civil das Instituições Bancárias nos casos de golpes e fraudes virtuais.
E no turno da noite o Professor e advogado especialista em Direito do Consumidor, Doutor Victor Augusto, trouxe o tema da Palestra: Questões relevantes sobre a Lei do Superendividamento com a participação do Vice presidente da 29ª Subseção, Dr. Fabrício Ranauro.

ENFERMAGEM, NO UNIRJ, É CONCEITO 4

      No período de X a Y, o UNIRJ recebeu a comissão do MEC para avaliar o curso de Enfermagem que teve a sua qualidade reconhecida com o conceito 4. Essa avaliação muito nos honra já que é intento de toda a equipe a busca pela melhor oferta aos nossos alunos.
      O conceito 4 reflete todo o empenho do Coordenador do Curso, o Prof. Eduardo Silva, em oferecer aos alunos não apenas conhecimentos teóricos, mas também atividades práticas em que possam aplicá-los. Os alunos do curso de Enfermagem, ao participarem de projetos junto às comunidades adjacentes, mais do que a prática oferecida, apresenta uma intervenção social importante, como o acompanhamento de mulheres no processo de aleitamento, a orientação de adolescentes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre outros.
      Além disso, o Centro Universitário abre suas portas para atender, em seu laboratório, a comunidade. O laboratório de Enfermagem do UNIJ está permanentemente disponível para a verificação de taxa glicêmica e para a aferição da pressão arterial, serviços esses importantes para as comunidades acadêmica e local, sendo, devidamente, assistidos pelo Prof. Mauro Ferreira.
      Vale destacar que o academicismo também está presente na formação dos alunos que elaboram e apresentam seus TCCs, sob a orientação do Prof. Claudemir Souza Santos. Alguns dos TCCs são convertidos em artigos e publicados na revista da Instituição, a revista “Mundo Acadêmico“.
      Importante informar que o corpo docente do Curso, a biblioteca, a CPA (Comissão Permanente de Avaliação), o Laboratório, a Pesquisa e a Extensão, todos os setores foram avaliados, e o trabalho comprometido foi reconhecido.
     Parabéns à reitora, Profa. Lúcia Baroni, aos Coordenadores Eduardo Silva e Mauro Ferreira, aos professores, alunos e funcionários do Curso de Enfermagem do UNIRJ!