A Faculdade de Mauá vem se destacando no município de Mauá e na região de entorno como um importante centro de informação e difusão de conhecimento na área da Enfermagem. Entre tantas ações nesta área, chama a atenção a importância que há em divulgar as várias facetas da profissão. Desta vez, abriremos caminho para o cuidado e bem-estar do idoso.
Na enfermagem, existem diversas atividades voltadas para o cuidado e bem-estar do idoso. Essas atividades podem variar de acordo com a necessidade específica de cada paciente. Alguns exemplos comuns de atividades do idoso na enfermagem incluem:
- Avaliação de saúde: Realização de exames e avaliações regulares para verificar o estado de saúde do idoso, incluindo a verificação de sinais vitais, avaliação do estado mental e emocional, medição de peso e altura, entre outros.
- Administração de medicamentos: Os enfermeiros são responsáveis pela administração correta de medicamentos aos idosos, seguindo a prescrição médica. Isso pode incluir a administração de medicamentos orais, injeções, curativos, entre outros procedimentos.
- Monitoramento de condições crônicas: Muitos idosos possuem condições crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros. Os enfermeiros auxiliam no monitoramento dessas condições, realizando testes e exames regulares, auxiliando no controle dos sintomas e orientando o paciente sobre a importância do autocuidado.
- Mobilização e atividades físicas: Os enfermeiros podem ajudar os idosos a se exercitarem de acordo com sua capacidade e necessidade, auxiliando em atividades de mobilização, como caminhadas, alongamentos e exercícios terapêuticos. Essas atividades têm como objetivo manter a funcionalidade física e promover uma vida ativa.
- Cuidados com a higiene e conforto: Os enfermeiros auxiliam os idosos nas atividades diárias de higiene pessoal, como banho, troca de roupa, realização de curativos ou higienização de áreas específicas, fornecendo conforto e cuidado pessoal.
- Educação em saúde: Os enfermeiros também desempenham um papel importante na educação em saúde dos idosos. Eles fornecem orientações sobre hábitos de vida saudáveis, prevenção de doenças, utilização adequada de medicamentos e adaptações necessárias no estilo de vida para promover a saúde e o bem-estar.
- Acompanhamento psicossocial: Além dos aspectos físicos, os enfermeiros também se preocupam com o bem-estar psicossocial dos idosos. Eles oferecem suporte emocional, escuta ativa e direcionam o paciente para apoio psicológico quando necessário.
Essas são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas pelos enfermeiros no cuidado do idoso. É importante lembrar que o papel do enfermeiro é fundamental para garantir a qualidade de vida e promover a autonomia dos idosos, além de prevenir doenças e complicações.
Neste sentido, a FAMA tem promovido encontros regulares com idosos, num Projeto encampado pelo curso de Enfermagem em conjunto com egressos da Faculdade e de voluntários da iniciativa civil, que tem por objetivo levar informação, cultura e lazer a este público. O resultado não poderia ser outro - sucesso total!
Prof. Esp. Cenita Maria de Oliveira
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação fundamental para os cursos de Enfermagem no Brasil. Ele desempenha um papel crucial na qualidade do ensino superior, na formação dos profissionais de enfermagem e na melhoria contínua do sistema educacional. Neste texto, vamos discutir a importância do ENADE em Enfermagem e por que os estudantes devem encará-lo com seriedade.
1. Avaliação da Qualidade do Curso: O ENADE é uma ferramenta de avaliação que busca medir a qualidade dos cursos de Enfermagem. Os resultados obtidos pelos alunos são utilizados para classificar as instituições de ensino superior e, consequentemente, orientar futuros estudantes na escolha de onde estudar.
2. Aprimoramento do Ensino: Ao participar do ENADE, os estudantes contribuem para a melhoria do ensino na área de Enfermagem. As informações coletadas a partir dos resultados ajudam as instituições a identificar pontos fortes e fracos em seus currículos, possibilitando ajustes necessários para oferecer uma formação mais completa e atualizada.
3. Relevância para a Profissão: O ENADE aborda questões que são essenciais para a prática da enfermagem, garantindo que os graduados estejam bem preparados para enfrentar os desafios da profissão. Os temas abordados na prova estão alinhados com as demandas do mercado de trabalho e as necessidades da sociedade.
4. Valorização do Diploma: Um bom desempenho no ENADE valoriza o diploma de Enfermagem. Os empresários avaliam os resultados do exame ao contratar profissionais, pois sabem que um bom desempenho está associado a uma formação de qualidade.
5. Inserção no Mercado de Trabalho: A participação no ENADE é obrigatória para a colação de grau. Não cumprir esse requisito pode atrasar a entrada no mercado de trabalho e a obtenção do registro profissional.
6. Responsabilidade Profissional: O ENADE também contribui para desenvolver a responsabilidade dos estudantes. Preparar-se para a prova exige disciplina, dedicação e organização, características fundamentais para o exercício da enfermagem.
7. Acompanhamento do Desempenho Próprio: O exame oferece aos estudantes a oportunidade de avaliar o próprio conhecimento e as áreas em que precisam melhorar. Isso é valioso para o desenvolvimento acadêmico e profissional.
Resumindo, o ENADE em Enfermagem não é apenas um teste, mas sim uma ferramenta importante que afeta positivamente a qualidade da formação acadêmica e profissional dos estudantes. Abordá-lo com seriedade e comprometimento é essencial para estabelecer uma base sólida para uma carreira de sucesso e para a melhoria constante do ensino superior na área da saúde. Portanto, prepare-se e encare o ENADE como uma oportunidade de crescimento e contribuição para sua futura profissão.
Prof. Ma. Delma Gonçalves
Em 12/09/2023 com as turmas de Gestão Hospitalar do noturno, foi realizada uma aula envolvendo o tema "As Teorias da Administração em Saúde", que trouxe uma abordagem inovadora e estimulante por meio da ferramenta de Storytelling. A aula foi ministrada pela professora Delma e envolveu os alunos em uma experiência de aprendizado única. O primeiro destaque fica por conta da abordagem de Storytelling, ou seja, a utilização da técnica de contação de histórias, que envolveu os alunos em narrativas envolventes relacionadas às teorias da administração em saúde. Um tópico fundamental para futuros profissionais da área da saúde, que precisam compreender os princípios de gestão e administração para atuar eficazmente no setor. Isso permitiu que os conceitos fossem apresentados de forma mais cativante e abrangente. O segundo destaque foi o trabalho em equipe, pois, os alunos foram desafiados a trabalhar em duplas com colegas que normalmente não escolheriam, já que as duplas foram formadas pela prof. Delma, na hora da apresentação, proporcionando uma experiência de colaboração com diferentes perspectivas. Essa abordagem proporcionou a oportunidade de trabalhar com colegas diferentes dos comuns, incentivando a cooperação e a diversidade de perspectivas. A combinação do tema relevante, a técnica envolvente de contato de histórias e a dinâmica de apresentações em duplas escolhidas pela professora resultaram em uma experiência de aprendizagem enriquecedora para os alunos. Além de adquirirem conhecimento sobre administração em saúde, eles desenvolveram habilidades de colaboração e trabalho em equipe, que são cruciais para o sucesso em suas futuras carreiras na área da saúde. A aula demonstrou que a inovação no ensino pode proporcionar experiências de aprendizagem impactantes e práticas, predominando a importância de abordagens pedagógicas criativas e da colaboração em equipe no processo de ensino-aprendizagem em administração em saúde.
Prof. Ma. Delma Gonçalves
Na noite do dia 18 de outubro, a Faculdade de Mauá promoveu um encontro de gigantes da área da Enfermagem. A “Rodada de Palestras” do curso de Enfermagem da FAMA contou com a presença dos palestrantes, Dr. James Francisco dos Santos, Presidente do COREN – SP que falou sobre “Empregabilidade e Perspectivas em Enfermagem” e da Dra. Judith Luacute, assessora direta da Ministra da Saúde de Angola, que versou sobre “A Influência da Enfermagem Brasileira em Angola”.
Além dos palestrantes, estiveram presentes outras autoridades, como a Dra Amanda dos Santos, Coordenadora da Educação Continuada da Secretaria da Saúde de Mauá, Dra Camila Safranski Martins, representante do Hospital Sepaco e Dra. Janaina Reis, Empreendedora e mentora da telenfermagem..
O evento agradou muito aos estudantes que ao final participaram com perguntas para as quais foram dadas respostas, uma a uma.
Para o Diretor da FAMA, Prof. Paulo Henrique Ansaldi, o evento teve um brilho particular porque pode ser transmitido ao vivo e isto propiciou que outras Faculdades do grupo Uniesp pudessem aproveitar das importantes falas proferidas, além da audiência de Enfermeiros em Angola. Já a Coordenadora do curso, Profº Nadir Barbosa Silva, frisou a riqueza das palestras, sobretudo a forma com que cada fala se comungou com as outras, dando uma clara demonstração da transversalidade abordada nos temas.
Para a FAMA, a noite de 18 de outubro vai ser lembrada como um dos mais importantes eventos já feitos no curso de Enfermagem.
Prof. Me. Paulo Henrique Ansaldi
De 10 a 31 de outubro de 2023, a Faculdade de Mauá (FAMA) tem o prazer de dar início à Campanha da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esta iniciativa é fundamental para promover a excelência acadêmica e o aprimoramento constante de nossa instituição de ensino superior.
Avaliação Abrangente:
A CPA da FAMA conduz avaliações abrangentes que abarcam todos os aspectos da instituição, desde a infraestrutura e os recursos disponíveis até a qualidade do corpo docente, o desempenho dos estudantes e as políticas acadêmicas. Esta avaliação institucional profunda nos ajuda a entender nossos pontos fortes, que devem ser mantidos, e a identificar áreas que requerem intervenção e melhoria.
Avaliação dos Cursos:
Além da avaliação institucional, a CPA da FAMA também se dedica à avaliação individual dos cursos oferecidos. Isso inclui uma análise cuidadosa da estrutura curricular, das práticas de ensino e da coleta de feedback de estudantes e professores. Essas informações são essenciais para garantir que nossos cursos estejam em conformidade com padrões acadêmicos elevados.
Participação Ativa da Comunidade Acadêmica:
Convidamos nossos estudantes, professores, funcionários e gestores a participarem desta importante campanha. A coleta de dados por meio de pesquisas, questionários e outras ferramentas será realizada de forma colaborativa, garantindo que a voz de todos os stakeholders seja ouvida. Esta abordagem participativa garante que as decisões e recomendações sejam representativas das necessidades e expectativas de nossa comunidade acadêmica.
Melhoria Contínua:
Com base nas análises elaboradas pela CPA, a FAMA desenvolverá planos de ação para implementar melhorias significativas. Os relatórios elaborados pela comissão não apenas identificarão áreas de aprimoramento, mas também proporão soluções práticas e eficazes para promover mudanças positivas.
A Campanha da CPA da FAMA é uma oportunidade valiosa para todos nós contribuirmos para o aprimoramento contínuo de nossa instituição. Juntos, avaliaremos, identificaremos áreas de melhoria e trabalharemos para oferecer uma educação superior de excelência. Sua participação é essencial para o sucesso desta iniciativa. Juntos, melhoramos sempre.
Prof. Ma. Delma Gonçalves
Em seus mais de vinte anos, a Faculdade de Mauá se orgulha dos serviços que vem prestando ao município de Mauá, colocando no mercado de trabalho seus egressos, reconhecidamente distintos na cidade e no entorno.
Para o ano de 2024, a FAMA abriu processo seletivo para as modalidades de Bacharel – Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Nutrição; Licenciatura – Pedagogia e Educação Física; Tecnólogos – Gestão Financeira e Processos Gerenciais. Além destes oito cursos, também espera pela publicação das Portarias de Autorização que garantirá à Faculdade poder ofertar os cursos de Direito, avaliado pelo MEC com nota máxima, “5”, Psicologia, nota “4” e Odontologia, nota “4”.
A mantenedora da FAMA, a UNIESP S.A., comprometida com sua missão e com a Responsabilidade Social, vem oferecendo facilidades para que o sonho de acesso aos bancos universitários esteja cada vez mais ao alcance de todos. Assim, para o ano de 2024, apresenta Bolsas de 40%, 50% e 60% de desconto em vários programas, além de 15% de pontualidade, tornando as mensalidades dos cursos extremamente atraentes.
Nesta toada a Faculdade de Mauá reitera seu compromisso Social com a comunidade e aguarda ansiosa pela nova geração de alunos, que semestre a semestre oxigena o ambiente com sua juventude, e a vinda de mais um semestre letivo.
Prof. Me. Paulo Henrique Ansaldi
A avaliação do Enade nos cursos de Saúde é o exame que possui como objetivo segundo a Lei 10.861/2004 (Sinaes), avaliar o rendimento e o desempenho dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Sabemos que o Enade trouxe para a educação superior um cenário desafiador no que tange a qualidade do percurso formativo dos cursos de graduação.
Para isso como toda IES (Instituição de Ensino Superior); também buscamos bons conceitos no Enade, mas sabemos que também trazem subsídios para aperfeiçoamento de todo o processo de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, bem como, a adequação e impulso da empregabilidade de seus egressos.
Desde o início do semestre as aulas acontecem às segundas feira e eventualmente nos sábados e são ministradas pelo Diretor e Professor Me Paulo Henrique Ansaldi, Coordenadora e Professora Me Nadir Barbosa Silva; Professora Me Delma Gonçalves; Professora Me Patrícia Romano; Professora Dra. Jéssia Fernandes; Professor Dr. Ronaldo Aparecido da Silva, onde todos procuram trabalhar conteúdo que são abordados nas provas anteriores do ENADE e assuntos atuais sobre política, COVID, conhecimentos gerais, ética e cidadania, direitos humanos e conteúdo específicos da área da Enfermagem.
A metodologia escolhida foram as metodologias ativas, como o OSCE (Objective Structured Clinical Examination), emergiram como abordagens eficazes e inovadoras modificando o cenário tradicional de ensino. Estas práticas pedagógicas se destacaram por sua capacidade de promover um envolvimento profundo do aluno no processo de aprendizagem. Pensando nisso e sabendo as dificuldades e adversidades que iríamos enfrentar com alunos que embora tenham chegado nessa etapa final de aprendizado, alguns ainda apresentam desconhecimento da sua responsabilidade, no início alguns ainda apresentam resistência ao simples fato de ler e entender textos, alguns faltam ou não demonstram interesse ou vontade de aprender, enfim, a adoção dessas metodologias não foi isenta de desafios. Por isso, procuramos conscientizar o aluno da sua responsabilidade com o curso e sua futura profissão, e a resposta foi inegavelmente positiva, esse feedback de interesse e motivação, acontece gradualmente dia a dia nos encontros, procuramos trabalhar as bases conceituais dentro de um cronograma de aulas com conteúdos específicos, definidos pelas diretrizes curriculares do curso de enfermagem, como, teorias e práticas relevantes para a área específica, há ainda a preocupação de se trabalhar assuntos inerentes a sua formação geral para avaliar o conhecimento e as competências do aluno. Na prática os alunos são divididos em grupos de no máximo cinco componentes, se reúnem em salas de estudos individuais, discutem os assuntos sejam elas questões de provas anteriores ou assuntos específicos da área de enfermagem como Processo de Enfermagem com Raciocínio clinico, Modelos de Assistência de enfermagem, Segurança do Paciente e Aspectos éticos-jurídicos do processo de enfermagem em relação ao prontuário do paciente e sua validade e confiabilidade, como a ética e o sigilo profissional, entre, outras competências e habilidades que o enfermeiro precisa conhecer e colocar em prática como a Enfermagem baseada em evidências clínicas e epidemiológicas.
Resultados: Entre as barreiras significativas enfrentadas, destacou-se a resistência à mudança por parte dos discentes, a superação desses obstáculos exigindo um comprometimento intenso do professor, com investimento de horas de estudos em busca de ferramentas que possam encantar e fazer o aluno ter vontade de estar a aula, seu absenteísmo com as faltas diminuíram e hoje quando algum aluno precisa faltar por motivo de doença ou problemas familiares, existe uma preocupação em avisar o professor e mostrar que gostaria de estar presente. Nosso princípio ético como docente é não medir esforços para capacitar, estimular e fazer com que o aluno tenha um aprendizado de qualidade e com responsabilidade por parte da Instituição e do docente. Conclusão: Esses desafios deram lugar para melhorias no comportamento, no emocional e as suas atitudes, hoje o aluno apresenta maior responsabilidade com a sua escolha e a sua futura profissão, apresentam um avanço na profissão com conhecimento e habilidade de forma mais eficaz para enfrentarem os desafios do mundo real.
Prof.ª Ma. Nadir Barbosa Silva