Boletim Informativo - Faculdade de Osasco - Edição 4

Edição: 4   |   Data: 31/05/2023


Faculdade de Osasco participa da divulgação da Campanha do mês de Maio, o mês é marcado por duas importantes campanhas de conscientização.

O mês de abril é marcado por duas campanhas vinculadas à conscientização da população. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: Amarelo para falar da segurança no trânsito e vermelho para dar prevenção e alerta a hepatite.


Maio Amarelo - Mês da Atenção e Segurança no Trânsito
A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela, que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhida por simbolizar a atenção necessária para a causa.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.




Maio Vermelho - Mês da Prevenção da Hepatite

A campanha Maio Vermelho é um mês de conscientização sobre a prevenção da hepatite e todos os cinco tipos de vírus. Esta doença leva à degeneração do fígado, e os agentes causadores podem ser: vírus, infecções, medicamentos, uso de drogas, abuso de álcool e até mesmo doenças genéticas e metabólicas.
Ela pode ser causada por cinco tipos de vírus, sendo conhecidos como A, B e C. Para se ter ideia, de 2000 a 2021, cerca de 718 mil casos de hepatites virais foram confirmados no Brasil.
.
O que é hepatite?
Hepatite designa qualquer inflamação do fígado, por diversas causas. Geralmente, as mais comuns são infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do abuso de álcool e outras substâncias tóxicas, como remédios.
Enquanto os vírus atacam o fígado, parasitando as células para a reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas.
Isso se dá pelo fato que, uma vez no organismo, o álcool vira um ácido nocivo às células hepáticas.

Quais são os tipos?
Existem diferentes tipos de hepatites. O principal fator de diferenciação entre elas são os agentes causadores dessa inflamação no fígado.
Assim, ao saber o tipo que acomete o paciente, é possível saber o agente causador da inflamação.
Então, conheça cada tipo de hepatite e qual seu agente causador.

  • Hepatite A - A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A, e pode ser transmitida durante o sexo. Mas, em alguns casos, ela é transmitida pelo consumo de água e de alimentos contaminados.
  • Hepatite B - A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B, transmitido por meio de fluídos corporais, como semen e saliva. Porém, esse tipo de hepatite também pode ser transmitido por meio de uso de objetos não esterilizados, como alicates e lâminas de barbear.
  • Hepatite C - A hepatite C também é causada por um vírus e, de forma simples, tem a transmissão similar à hepatite B. Elas se diferem somente pelo tipo do vírus que causa a inflamação. A hepatite C é conhecida também como “morte invisível”, já que, muitas vezes, ela não vem acompanhada de sintomas e pode levar a problemas mais graves.
  • Hepatite medicamentosa - A hepatite medicamentosa, como o nome indica, acontece pelo consumo excessivo de certos medicamentos. Esses acabam agredindo o fígado e, assim, causam o processo inflamatório.
  • Esteato-hepatite - Esse tipo de hepatite é causado pela condição esteatose hepática que, em palavras simples, é o acúmulo de gordura no fígado. Esse acúmulo de gordura causa inflamação no órgão. A esteato-hepatite também é ajudada pelo consumo excessivo de álcool, podendo gerar a hepatite alcoólica.

Quais os sintomas?
Os sintomas das hepatites podem variar de acordo com o agente causador dela. Afinal, os vírus não irão atingir o corpo da mesma maneira que um acúmulo de gordura irá causar.
Mas, em geral, os sintomas que são mais destacados são: dor abdominal; inchaço na barriga; amarelamento da pele (icterícia) e dos olhos; náuseas; vômitos; urina mais escura que o normal; coceira na pele; perda de apetite; mal-estar; fezes esbranquiçadas; fadiga e cansaço.

Existe tratamento?
A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure sozinho. Isso acontece com remédios que tratam somente dos sintomas, como as dores e vômitos.
Mas, existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus. Ou seja, com a soma dos medicamentos recomendados com boa dieta e respeitando o repouso, é possível se recuperar da doença sem problemas.
Caso você tenha a hepatite medicamentosa, não receberá nenhum medicamento, permitindo que o fígado se regenere sozinho.

Quais os exames para descobrir a hepatite?
Como são diversas as causas que podem causar a hepatite, são diversos os exames que podem ser realizados para descobrir a doença.

 

Faculdade de Osasco recebe nota 4 para o Curso de Enfermagem

A Faculdade de Osasco recebeu uma comissão avaliadora do MEC designada pelo INEP, para Avaliação do Reconhecimento do Curso de Enferamgem.
A avaliação ocorreu no período de 08/05 a 10/05 com a presença in-loco dos avaliadores. A exemplo das avaliações anteriores, obtivemos um excelente resultado, confluindo para um conceito “4”.
O reconhecimento do curso de Enfermagem para Faculdade de Osasco foi uma grande conquista e tem como objetivo desenvolver os discentes na área de atuação, bem como, articular atividades com as necessidades locais e regionais.
 

Faculdade de Osasco tem o apoio da Psicoarte

A Faculdade de Osasco conta com o apoio da Psicoarte.
A PsicoArte nasceu há 8 anos com o objetivo de oferecer atendimento especializado, de qualidade e valor acessível a todos que necessitam de acompanhamento  terapêutico no âmbito pedagógico ou arteterapêutico preventivo ou curativo, conta com profissionais altamente capacitados em  Psicopedagogia, Arteterapia e TEA.  Tem como missão promover as intervenções adequadas a cada paciente respeitando sua individualidade e necessidade.
Quem coordena a Psicoarte é a Profa Luciane Cavaretto, que é formada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, Arteterapia e Transtorno do Espectro do Autismo. Além, de atuar nestas três áreas com crianças, jovens e adultos como forma curativa e preventiva das questões emocionais e cognitivas.

 

Faculdade de Osasco foi convidada a participar do lançamento da campanha “Dignidade Menstrual”.

A Faculdade de Osasco foi convidade a participar do lançamento da Campanha e Ação Social sobre a Dignidade Menstrual, o evento foi realizado no dia 26/05/2023, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, na cidadeidade de Osasco.
O objetivo dessa participação foi divulgar a Faculdade de Osasco e seus cursos para a comunidade e prestigiar esse evento tão importante, pois nesse encontro foi apresentado melhorias, que o Governo Estadual vem aplicando para erradicar a pobreza menstrual em Osasco.
Também foram explanados os projetos e onde estão sendo realizados as distribuições gratuitas de absorventes higiênicos para alunas dos anos finais do Ensino Fundamental II e da Rede Municipal. Assim como, para as mulheres em situação de vulnerabilidade social que estão cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
Além de trazer um grande efeito para mulheres e sua saúde. O prefeito Rogério Lins aproveitou o ensejo e assinou o Decreto de atenção integral à saúde da mulher e os cuidados básicos decorrentes da menstruação.
Esse Decreto explica como será aplicado a distribuição dos absorventes para todas as mulheres residentes em Osasco. Sendo 6 unidades diárias em um ciclo menstrual de 5 dias e totalizando 30 absorventes por pessoa, esses Absorventes podem ser retirados em Postos de Saúde gratuitamente.
Ao final do evento foi falado sobre os desenvolvimentos que estão sendo feitos em relação a mulher na cidade de Osasco, o trabalho em conjunto com a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade.
A realização dessa Ação Social para as mulheres de baixa renda foi muito importante, pois sabemos que trabalhar por dignidade em conjunto não tem preço. Nossa sociedade é responsabilidade de todos.
 

Faculdade de Osasco recebe representante do Colégio Grau Técnico de Osasco para firmar Parceria Educacional.

A Diretora da Faculdade de Osasco realizou no dia 29/05/2023, uma reunião com o representante do Colérgio Técnico Sr. Kaled Ratib, a fim de firmar Parceria Educacional para os alunos do Colégio e seus familiares. Além da parceria, iremos realizar alguns eventos para que os alunos do colégio técnico participem.
O Centro de Ensino Grau Técnico visa a abrir caminhos para oportunidades que beneficiem tanto o indivíduo quanto ao coletivo, orientando a realização profissional e a inserção social por meio de uma educação estimuladora e operadora de inovações na sociedade.
O avanço tecnológico vem quebrando fronteiras econômicas, sociais e culturais, trazendo uma maior facilidade no acesso à informação, à liberdade de expressão e à inclusão social. No entanto, também observamos a ocorrência de algumas situações ruins, como a desintegração dos valores humanos, o consumo desenfreado, a marginalização social e a agressão ao meio ambiente.Por isso, o Colégio aredita que devemos despertar no ser humano a importância do conhecimento técnico, como também em conscientizá-lo para a solidariedade, o respeito ao próximo e o trabalho em equipe.

Faculdade de Osasco apoia o Projeto Biodiesel da Empresa Nutre Norte

A Faculdade de Osasco se tornou parceira da empresa Nutre Norte – Comércio de Óleo e Gordura no Projeto Biodiesel da cidade de Osasco. Além disso, a Faculdade se tornou um ponto de coleta do material.
Em parceria com a Prefeitura de Osasco, a empresa Nutre Norte realiza coleta em toda a cidade, esse Projeto visa a retirada de óleo de cozinha usado, nas residências, condomínios, escolas, restaurantes, empresas, entre outros locais que utilizam óleo de cozinha, para que o mesmo não seja jogado no esgoto, nas pias ou no lixo.
O óleo de cozinha é um dos resíduos gerado pelo homem de qualquer lugar da humanidade que possui contaminhação para o meio ambiente.
Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da atmosfera, dessa forma, reciclar o óleo é uma atitude de cidadania e de respeito ao meio ambiente.