Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 7

Edição: 7   |   Data: setembro/23


Convênio com a Prefeitura de Itaguai

A busca por cooperação, traduzidas pelos convênios firmados entre órgãos públicos e privados, tem-se a caracterização de uma nova configuração para prestação dos serviços públicos, que leva em consideração a modalidade de regulamentação do estágio.
O estágio supervisionado, parte integrante da maioria dos projetos pedagógicos de cursos de graduação, é tido como fundamental para a formação acadêmica, pois visa aprimorar os campos de conhecimento e dar a possibilidade para que o estudante aplique na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sua graduação.

Assim o Centro Universitario do Rio de Janeiro, no dia 08/09 às 11 hiras, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Itaguai, cidade vizinha, para a oferta de campo de estagio nas diversas áreas de formação.
Acreditamos que "Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho,  oportuniza melhor preparo dos futuros profissionai. Se esse espaço for público, a diversidade é mais vivenciada" disse a Profª Lucia Baroni - Pós reitora do UNIRJ
 

Live - Aprendendo a Aprender

 No dia 14 de setembro às 18h, a Prof Luisa Baroni, Coodenadora dio Núclei de Apoio Psicopedagogigo promoveu juma live para todos os estudantes dos diferentes cursos do Centro Universitario do Rio de Janeiro - UNIRJ
O tema foi " Aprender a Aprender", que objetivou  motivar os estudante  e sugerir técnicas para melhorar a aprendizagem.

O conceito de “aprender a aprenderé hoje considerado um objetivo educativo muito importante, sobretudo quando existe a necessidade de enfrentar as constantes exigências da rápida evolução do século 21.
Na live, a prof Luisa Baroni estimulou o desenvolvimento de habilidades necessarias ao processo de aquisição de novos conhecimento, reestuturação cognifiva e desmistificação do processo de ensino-aprendizagem.
 

Nucleo de Práticas Jurídicas - NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica é equipamento colocado à disposição do corpo discente, sendo fundamental para o currículo do curso de Direito. Viabiliza a formação prática do aluno ao unir a teoria aprendida no decorrer dos oito primeiros semestres da faculdade com o estudo e resolução de casos concretos.
No Centro Universityario do Rio de Janeiro, O NPJ é coordenado pela prof Flamer Távora e desenviolvido pelo Advogado. Dr. Victor Augusto Rebolhedo da Silva e atende, diariamente, a comunidade.
Aqui o estudante dos periodos finais do curso de Direito exercita sua prática jurídica que, em sua essência, é  o exercício de atividades exclusivas do Bacharel em Direito.
Estar com os estudantes nesse espaço, oprtuniza o professor a percepção das habilidade dos acadêmicos, além de, também, ser um momento de reflexão de sua propria prática enquanto docente.
Os resultados para a comunidade são imensuraveis, pois encontram aqui a orientação que necesessitam
 

Ação Social UNIRJ

Nossos estudantes, periodicamente, por meio do projeto extensionista, participa das ações sociais da comunidade.
As Instituiççoes de Ensino Superior além do  de ensino, ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias através da pesquisa. Além disso, por meio da extensão, esse saber chega à sociedade na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas.
Por possuir um grande potencial de transformação social e pode ser compreendida como um ambiente de formação de profissionais cidadãos, com capacidade de construir atividades voltadas para melhorias da qualidade de vida da sociedade, o Centro Universitário do Rio de Janeiro, fomenta a participação sistematica e planejada dos estudantes em ações voltadas ao bem estar social e promoção da cidadania..

Celular em sala de aula: pode ou não pode?

De acordo com um relatório da ONU com a Unesco, smartphones devem ser proibidos nas escolas para lidar com a interrupção em sala de aula, a fim de melhorar o aprendizado e ajudar a proteger as crianças contra o cyberbullying. Contudo, no Ensino superior, isso difere um pouco, por considerar a autonomia, a maturidade e o direito de escolha do cidadão.
Aqui, no Centro Universitario do Rio de Janeiro, em reunião de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, discutiu-se regras para  que o uso de celular possa ser um aliado do ensino.
7 dicas de como aproveitar o celular par o ensino
Buscar informações instantaneamente. ...
Registrar cenas do mundo para discutir em sala. ...
Fazer pequenos testes. ...
Acessar notícias. ...
Ver vídeos e ouvir músicas. ...
Usar recursos múltiplos sem complicação. ...
Comunicar-se fora do horário de aula.

O Nucleo de Apoio Psicopedagogigo - NAP, recebeu as orientações do CONSEPE e vai promover a conscientização do uso adequado e respeitoso do celular no UNIRJ

Curso de Suporte Básico em Urgências e Emergências Clinicas e Traumaticas

No dia 09 de setembro das 9h. às 15h, O centro Universitario do Rio de Janeiro - UNIRJ em parceria com O Centro de Formação em APH e Resgate, promoveu atividades práticas, motivacionais, de trabalho em equipe, tecnicas de sobrevivencia, ação rápida e resposta a vitima entre ouyras atividades de resgate em áreas urbanas.

O curso teve como objetivo  preparar pessoas para as ações de busca e salvamento nos centros urbanos. O curso foi realizado nas dependências do UNIRJ, de forma a proporcionar ao aluno uma imersão em simulações de situações de emergência e resgate. Para que aprenda e coloque em prática as diversas técnicas utilizadas nessas ações. Um curso que proporcionou ao leigo ou ao profissional de resgate uma incrível experiência.