Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 6

Edição: 6   |   Data: agosto/23


Inicio do semestre 2023.2

O semestre letivo de 2023.2 começou. E com muitas novidades!

É hora de voltar a nos encontrarmos! E é com grande entusiasmo que damos as boas-vindas ao segundo semestre! Esperamos que tenham desfrutado do período de descanso e estejam prontos para embarcar em uma jornada de novos conhecimentos e conquistas. Estamos empenhados em continuar a oferecer um ambiente educacional que estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos nossos alunos. Acreditamos no potencial de cada um deles e estamos aqui para apoiá-los em sua jornada de aprendizado. À medida que iniciamos este segundo semestre, queremos lembrar a todos que a educação vai além das salas de aula. Estamos empenhados em atingir nossos objetivos para uma formação completa para o seu filho. Para isso, preparamos um cronograma de atividades enriquecedoras, projetos colaborativos e momentos de integração que tornarão a jornada educacional ainda mais memorável. Estamos ansiosos para explorar novos horizontes, aprender coisas novas juntos e celebrar as conquistas ao longo do caminho. A segurança e o bem-estar de nossos alunos são de extrema importância. Implementamos medidas rigorosas de segurança para garantir um ambiente saudável e acolhedor. Além disso, estamos comprometidos em promover o cuidado físico e emocional de cada aluno. Queremos que se sintam seguros, amados e apoiados durante toda a sua jornada na escola. Você sabe que valorizamos a parceria entre a escola e as famílias e seguimos nesse novo semestre com a nossa comunicação aberta e transparente. Estamos sempre prontos para ouvir suas preocupações, sugestões e ideias, pois juntos construímos uma comunidade educacional forte. Bem-vindos de volta e bom início de aula! Tenho certeza que, juntos, faremos deste um semestre repleto de aprendizados todos os dias!

Atenciosamente, diretora(o).

Nossa nova turma de Direito

Chegaram 40 novos alunos em Direito .

Sobre o curso de DIREITO

O curso de Direito é uma das graduações mais tradicionais do Brasil, e uma das opções de curso superior que mais atrai estudantes. Não é novidade que para trilhar carreira na área não basta apenas concluir os estudos universitários, o formando precisa ainda passar pelo desafio do Exame da Ordem, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para obter a permissão para advogar.

O que faz o profissional de Direito?

O profissional da área de Direito atua em diversas funções relacionadas à advocacia. Vale destacar que apenas o título de bacharel em Direito não garante ao profissional a permissão para atuar como advogado, no entanto, o bacharel encontra boas oportunidades de emprego, tanto nos setores público e privado, como no trabalho autônomo. No setor público, os bacharéis em Direito podem prestar concursos públicos específicos, que acontecem todos os anos.

Como é a faculdade de Direito?

A faculdade de Direito visa dar aos futuros profissionais os alicerces necessários para que possam atuar na área jurídica de acordo com a aplicação das normas vigentes em diferentes setores sociais, promovendo a organização das relações entre indivíduos e grupos da sociedade. A graduação desperta bastante interesse em pessoas que almejam dar início a uma tem titulação de bacharelado.

Assim, sejam todos bem-vindos!

Colação de grau de formandos 2023.1

A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. Mas no Centro Universitario do Rio de Janeiro - UNIRJ , a Colação de Grau tem mais outros sentidos.
Representa a vitoria, a conquista e o sucesso, como a mensagem recebida pela formanda, em Direito, Adriana Cristina Alves dos Santos de Paula Vicente "Oi, boa tarde. Eu gostria de agradecre por toda a paciência e carinho que voces tiveram comigo. Foi um momento simples, mas de uma grandeza sem tamanho. À familia UNIRJ, o meu muito obrigada por cada momento vivido com voces. Sonho realizado".
Essa gratidão, sem dúvia, é devida a muitos, principalmente ao corpo docente, competente e comprometido com a formação academica de cada aluno.  Nos, familia UNIRJ, desejamos muito sucesso a todos os formandos de 2023.1 e um agradecimento muito especial a você, Adriana. Sucesso!

Refletindo sobre violencia

Violência deve ser discutido sim!

Em meio a tanta violência, nenhuma Institruição de Ensino pode ficar isente de descutir esse fenomeno.
O Centro Universitário do Rio de Janeiro, traz essa discussão e reflexão para sala de aula , como tema norteador para todos os cursos.

A violência é um tipo de comportamento que provoca danos a outras pessoas por meio de forças verbais, físicas ou com a utilização de armamentos (incluindo qualquer artigo cortante que fere o corpo). Na jurisdição, a violência é vista como prática contra outra pessoa, ou seja, “constrangimento moral ou físico praticado por uma pessoa contra outra a fim de que seja feita a vontade daquele que usa a violência.”

Dentre as diversas reflexões sobre pontos que podemos atribuir como origem da violência, os mais discutidos foi o uso do álcool e de entorpecentes que contribui para esse “mal do século”. No século XVIII as pessoas que cometiam crimes em estado de embriaguez eram consideradas inocentes ou pegavam penas leves, uma vez que nessas condições era considerado que a pessoa estava fora de si. Os crimes em sua grande maioria quando provocados pelo agressor bêbado era consumado com a utilização de armas de fogo, facas, porretes e outros. Ainda no século XVIII, foi proibida a utilização de armas pelos escravos, mas se restringia apenas para armas de fogo. No século XIX houve um grande movimento para desarmar a população iniciado por confisco de armas, criminalização dos duelos, controle de produção e distribuição das armas.

Essas discussões vai se refletir no Simposiio que acontecerá em novembro, promovedido pelo Nucleo de Praticas Juridicas- NPJ e com apoio da Comissão Acessibilidade, Direitos Humano e Inclusão - CADI no Centro Universitário do Ruii de Janeiro

ENADE, o que é? Para que serve?

Saiba o que é o Enade

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Foi criado, juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação Superior, pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Desde a sua criação, é um “componente curricular obrigatório”.

Ele consiste em uma avaliação escrita realizada anualmente para acompanhar a qualidade dos cursos de ensino superior no país. O exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.

Veja se o Enade é obrigatório?

Os estudantes são obrigados a fazer o exame. A instituição de ensino superior faz a escolha dos que vão representá-la para tentar uma boa nota. Fazem o teste os alunos que estão começando o curso ou encerrando a graduação.

Nem todos os cursos participam da avaliação, que tem caráter anual. O intervalo para uma graduação ser analisada pode chegar a 3 anos. Fazer a prova é um registro importante para o histórico escolar, porque ajuda o aluno a cumprir os requisitos para receber o diploma e estar regularizado junto ao Inep.
Esse ano, o Centro Universotário do Rio de Janeiro apresentará seus estudantes concluintes dos cursos das Engenharias e de Enfermagem. Para esses desejamos sucesso, e reiteramos a confiança no trabalho academico realizado.

Nosso Ambulatorio escola de Enfermagem

O cotidiano como docente no curso  Enfermagem do Centro Universitaruo do Rio de Janeiro- UNIRJ demonstrou a necessidade de repensar a prática do aluno, e oferecer a oportunidade de desenvolver as práticas de enfermagem em outro local que não fosse os de campos de estágio já conhecidos. Tal afirmação está fundamentada no reconhecimento de que podem ser ofertadas novas possibilidades para o aluno desenvolver sua prática; em situações diversas daquelas encontradas

Para auxiliar no  desenvolvimento de atividades práticas de ensino, estágios supervisionados e treinamento em serviço O centro Universitário do Rio de Janeiro  possui, desde 2021, serviço ambulatorial para pequenos atendimentos

Entre nossos serviços estão:
Controle da glicemis
Controle da pressão arterial
Orientação e promoção da amamentação
Pequenos curativos
Aplicação de injeção, mediante receita médica