![]() |
O semestre letivo de 2023.2 começou. E com muitas novidades!
Chegaram 40 novos alunos em Direito .
A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. Mas no Centro Universitario do Rio de Janeiro - UNIRJ , a Colação de Grau tem mais outros sentidos.
Representa a vitoria, a conquista e o sucesso, como a mensagem recebida pela formanda, em Direito, Adriana Cristina Alves dos Santos de Paula Vicente "Oi, boa tarde. Eu gostria de agradecre por toda a paciência e carinho que voces tiveram comigo. Foi um momento simples, mas de uma grandeza sem tamanho. À familia UNIRJ, o meu muito obrigada por cada momento vivido com voces. Sonho realizado".
Essa gratidão, sem dúvia, é devida a muitos, principalmente ao corpo docente, competente e comprometido com a formação academica de cada aluno. Nos, familia UNIRJ, desejamos muito sucesso a todos os formandos de 2023.1 e um agradecimento muito especial a você, Adriana. Sucesso!
Violência deve ser discutido sim!
Em meio a tanta violência, nenhuma Institruição de Ensino pode ficar isente de descutir esse fenomeno.
O Centro Universitário do Rio de Janeiro, traz essa discussão e reflexão para sala de aula , como tema norteador para todos os cursos.
A violência é um tipo de comportamento que provoca danos a outras pessoas por meio de forças verbais, físicas ou com a utilização de armamentos (incluindo qualquer artigo cortante que fere o corpo). Na jurisdição, a violência é vista como prática contra outra pessoa, ou seja, “constrangimento moral ou físico praticado por uma pessoa contra outra a fim de que seja feita a vontade daquele que usa a violência.”
Dentre as diversas reflexões sobre pontos que podemos atribuir como origem da violência, os mais discutidos foi o uso do álcool e de entorpecentes que contribui para esse “mal do século”. No século XVIII as pessoas que cometiam crimes em estado de embriaguez eram consideradas inocentes ou pegavam penas leves, uma vez que nessas condições era considerado que a pessoa estava fora de si. Os crimes em sua grande maioria quando provocados pelo agressor bêbado era consumado com a utilização de armas de fogo, facas, porretes e outros. Ainda no século XVIII, foi proibida a utilização de armas pelos escravos, mas se restringia apenas para armas de fogo. No século XIX houve um grande movimento para desarmar a população iniciado por confisco de armas, criminalização dos duelos, controle de produção e distribuição das armas.
Essas discussões vai se refletir no Simposiio que acontecerá em novembro, promovedido pelo Nucleo de Praticas Juridicas- NPJ e com apoio da Comissão Acessibilidade, Direitos Humano e Inclusão - CADI no Centro Universitário do Ruii de Janeiro
Ele consiste em uma avaliação escrita realizada anualmente para acompanhar a qualidade dos cursos de ensino superior no país. O exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.
Os estudantes são obrigados a fazer o exame. A instituição de ensino superior faz a escolha dos que vão representá-la para tentar uma boa nota. Fazem o teste os alunos que estão começando o curso ou encerrando a graduação.
Nem todos os cursos participam da avaliação, que tem caráter anual. O intervalo para uma graduação ser analisada pode chegar a 3 anos. Fazer a prova é um registro importante para o histórico escolar, porque ajuda o aluno a cumprir os requisitos para receber o diploma e estar regularizado junto ao Inep.
Esse ano, o Centro Universotário do Rio de Janeiro apresentará seus estudantes concluintes dos cursos das Engenharias e de Enfermagem. Para esses desejamos sucesso, e reiteramos a confiança no trabalho academico realizado.
O cotidiano como docente no curso Enfermagem do Centro Universitaruo do Rio de Janeiro- UNIRJ demonstrou a necessidade de repensar a prática do aluno, e oferecer a oportunidade de desenvolver as práticas de enfermagem em outro local que não fosse os de campos de estágio já conhecidos. Tal afirmação está fundamentada no reconhecimento de que podem ser ofertadas novas possibilidades para o aluno desenvolver sua prática; em situações diversas daquelas encontradas
Para auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas de ensino, estágios supervisionados e treinamento em serviço O centro Universitário do Rio de Janeiro possui, desde 2021, serviço ambulatorial para pequenos atendimentos
Entre nossos serviços estão:
Controle da glicemis
Controle da pressão arterial
Orientação e promoção da amamentação
Pequenos curativos
Aplicação de injeção, mediante receita médica