Boletim Informativo - Faculdade de Bauru - Edição 3

Edição: 3   |   Data: 27/07/2023


Por que estudar Direito no Brasil?

O Brasil é o país onde apenas 18% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior, e entre as pessoas com 25 anos ou mais, apenas 17,4% concluíram um curso.
O nosso país, apesar da Constituição, muito bem elaborada teoricamente no que tange às garantias fundamentais, infelizmente não consegue fazer com que todo cidadão tenha acesso aos seus direitos, e estes por sua vez, acabam ficando em uma espécie de “realidade paralela” se comparado com o que deveria ser de acordo com a Constituição Federal.
Entre 2021 e 2023 são cerca de 15 milhões de pessoas atingidas pela fome, e esse número sobe ainda mais quando consideramos as pessoas com algum nível de insegurança alimentar no país.
Imagino que devem estar se perguntando: “Ok, mas o que esses dados têm a ver com a pergunta sobre o motivo de se estudar Direito no Brasil?” Bem, esses dados foram trazidos apenas para que antes de responder essa pergunta, vocês compreendam no que estou embasando a minha resposta.
São milhões de brasileiros enfrentando a fome e várias outras vulnerabilidades sociais, sendo assim, é óbvio que a maior preocupação das pessoas no país é garantir a própria subsistência, portanto este é um dos fatores da baixa adesão e conclusão de cursos do ensino superior.
Mesmo com alguns programas governamentais de incentivo ao estudo e ingresso nos cursos de graduação, o número de jovens que de fato conseguem desfrutar disso, ainda é muito pequeno, se compararmos com a quantidade de pessoas que temos na faixa etária atendida por esses programas.
Não vou ser utópica em dizer que todo jovem brasileiro sonha e de fato quer ter acesso ao ensino superior, porque sabemos que não é essa a realidade, além dos possíveis motivos já citados aqui, não podemos deixar de falar sobre o fato de que alguns só não querem a vida acadêmica, por vários motivos, uns por não acreditarem no sucesso através do estudo, devido as suas vivencias familiares até mesmo aqueles que, preferiram empreender e já tem um objetivo claro em mente, mesmo sem muitos recursos.
Diante de tantas adversidades voltamos para a pergunta inicial: “Por que estudar Direito no Brasil?” Primeiro para que possamos conhecer e exercer de forma mais aprofundada nos deveres e obrigações, além disso o estudo do direito é excelente para ampliar nossa visão de mundo sobretudo ao nosso redor, e ter essa vivência acadêmica possibilita entre outras coisas, que o conhecimento adquirido seja útil para provocar o Estado de diversas maneiras, a fim de buscar a sua melhora, e os direitos fundamentais tenham abrangência ao maior número de pessoas, possível.
Fontes:
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-tem-33-milhoes-passando-fome-como-disse-lula-entenda-a-divergencias-de-numeros/
https://www.estadao.com.br/economia/fome-atinge-33-milhoes-pessoas-brasil-pesquisa/


Isabela Aparecida Martins dos Santos
Aluna do 1º Semestre de Direito da Faculdade IESB/BAURU

 

A Importância da Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica tem inúmeras e importantes atividades durante o dia a dia da Faculdade. Os colaboradores que estão envolvidos nesta rotina de atividades exercem funções e atribuições distintas e sempre estão empenhados em um único objetivo que é o de garantir o atendimento externo das demandas na Faculdade, e independente de quem seja ou qual a necessidade junto à Faculdade, todos nossos alunos e a comunidade em geral devem receber um atendimento de qualidade e cordialidade.
O bom atendimento na Secretaria Acadêmica da Faculdade deve acontecer com o envolvimento de todos, tanto no convívio em grupo e o respeito às diferenças culturais, sociais, religiosas, entre outras, pois os profissionais que nela atuam possuem um importante papel dentro da Faculdade e cada um na Secretaria Acadêmica exerce atividades e funções que necessitam um bom convívio harmonioso e muito estimo e zelo pelo atendimento da demanda interna e externa do setor.
É de extrema importância dos colaboradores da Secretaria Acadêmica corresponderem às solicitações e expectativas dos estudantes e de alguém da comunidade quando faz uma visita para conhecer a Faculdade num primeiro contato, e desta forma tornando-a nosso Cartão de Visita, pois é o primeiro local em que eles serão atendidos.
A Secretaria da Faculdade deve trabalhar em conjunto com os outros departamentos sejam eles, Direção, Coordenação, Biblioteca, etc., e sempre buscar novos instrumentos que possam melhorar e não dificultar o trabalho no ensino aprendizagem dos alunos e também na parte administrativa e possa facilitar a atuação de cada um dentro do setor e proporcionando um melhor serviço à Comunidade Acadêmica.

A Compaixão como ponte: refletindo sobre a saúde mental

“Em uma era de comunicação acelerada e relacionamentos muitas vezes líquidos, a compaixão parece uma força poderosa capaz de criar pontes. Se as interações muitas vezes se tornam superficiais e apressadas, ela surge como uma espécie de antídoto para a falta de conexão genuína. Uma troca de palavras, um tempo de qualidade passado junto ou mesmo o toque físico podem causar uma onda de bem-estar e afetar diretamente nossa saúde física e emocional.
A compaixão chega quase sempre acompanhada por uma empatia profunda e sincera e convida-nos a enxergar além das aparências. Na correria do dia a dia é fácil esquecermos que, por trás das telas e das mensagens apressadas, existem seres humanos com histórias, desafios e aspirações. O estado compassivo nos demanda para a importância de ouvir com o coração e responder às necessidades emocionais de quem está por perto.
A pressa pode criar uma barreira à compreensão profunda, fazendo-nos ouvir superficialmente e responder de forma rápida, sem considerar plenamente as emoções e necessidades do outro. A compaixão requer tempo e atenção dedicados, algo que muitas vezes nos falta em um mundo de tantas cobranças e afazeres.
Esse sentimento é um alerta à desaceleração, ao ouvir atento, a responder com cuidado e empatia. Através dela podemos estabelecer vínculos mais profundos e significativos, uma espécie de capacitação para construir pontes entre nós e aqueles com quem interagimos. Ela transcende as diferenças superficiais. Quando somos compassivos, reconhecemos a dor e as alegrias do outro como nossas próprias, desenvolvendo um senso de solidariedade e de colaboração” Leila – CVV – Brasília.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.
A Faculdade IESB Bauru, através do curso de Enfermagem, é parceiro do CVV com campanhas direcionadas ao público universitário do campus com o objetivo de promover o bem-estar das pessoas e prevenir o suicídio.
FONTE: https://www.cvv.org.br/
 

A Importância do Estágio na Formação Acadêmica

A abordagem do tema tem como especial objetivo e incentivar e mostrar a importância aos acadêmicos da realização do estágio.  
Buscamos demonstrar a fundamental importância do estágio na formação acadêmica, e para isso apontamos 2 (dois) objetivos: o geral e o específico, os quais definem-se das seguintes formas, quais sejam:  O primeiro deles, isto é, o geral, refere-se ao estágio, como uma espécie de “porta de entrada” para o, em todas as áreas de atuação, ofertando essa importante oportunidade àquele que nunca exerceu qualquer função profissional e cujas únicas experiências referem-se àquelas adquiridas em sua vida estudantil e familiar, espécie de instrumento de inserção profissional dos mesmos ao mercado de trabalho. Em  segundo lugar, isto é, em relação ao objetivo específico do estágio na formação acadêmica do estudante de DIREITO, é que através da atividade de estágio que o acadêmico acessará aos mais diversos conhecimentos, passando pelas matérias mais complexas e específicas, em suas diversas áreas de atuação, seja ela, civil, penal, empresarial, tributária, trabalhista, previdenciária, entre outras, onde além de adquirir conhecimentos estarão engajados na prática profissional, em suas diversas áreas de atuação como na advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público, Magistratura, Procuradoria do Estado, Delegacias, enfim, oportunidade de vivenciar a realidade prática na aplicação da teoria aos casos práticos e assim conhecer o mister de todas as searas do direito, inclusive auxiliado na condução de sua carreira profissional.
Além de componente curricular essa etapa tão fundamental na inserção do estudante em quaisquer das áreas jurídicas é imprescindível na vida daqueles que estão cursando ou virão a ingressar no curso de direito, sendo indispensável, inclusive, para fins de conclusão de sua formação.

PROFA.ME. CRISTIANE MARIA DA COSTA CANELLAS
Coordenadora do Curso de Direito – IESB Bauru

RODRIGO CABELO DA SILVA
Bacharel em Direito

Pesquisa de Doutorado Profª Rita de Cássia

Capacitação Docente: Pesquisa de doutorado (doutorado sanduíche) em Portugal, Ciência da Informação.
A Prof.ª Me. Rita de Cássia, da Faculdade IESB de Bauru, em cooperação com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), está desenvolvendo sua pesquisa de doutorado na Universidade Aberta de Portugal, na cidade de Lisboa.
A Faculdade IESB juntamente com a UNIESP apoia as iniciativas de desenvolvimento de carreira acadêmica, pois entende que é primordial na formação do corpo docente, resultando em benefícios tanto para os profissionais quanto para os discentes.
O objetivo geral da pesquisa é observar a gestão da informação em serviços informáticos no trabalho da universidade, apontando os procedimentos, ações e mudanças advindas do isolamento social provocado pela pandemia de COVID 19, incluindo os serviços informáticos internos, especialmente os voltados a gestão do trabalho administrativo. 
A gestão da informação nas instituições de ensino faz parte de um processo organizado e gerenciado, normalmente por sistemas de informação (plataformas ou portais eletrônicos) que viabilizam e disseminam informações aos seus colaboradores, seja para apoiar e otimizar os processos cotidianos, para padronizar as tarefas e ações, ou para socializar as experiências, materiais didáticos e de consulta entre os envolvidos.
No contexto do presente trabalho, faz-se necessário observar a mediação da informação exercida pelos especialistas que gerenciam e trabalham nesses sistemas, com relação a orientações, envio de manuais, materiais de consulta, atendimento às necessidades de informação dos usuários quanto ao uso dos sistemas.
Pode-se dizer que os fluxos informacionais fazem parte de tudo o que se faz dentro de uma empresa. 
Neste sentido a visão sistêmica, nos auxilia, à medida que, nas palavras de Chiavenato (2014, p. 367), “o conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total. A análise sistêmica – ou análise de sistemas – das organizações permite revelar o geral no particular, indicando as propriedades gerais das organizações de uma maneira global e totalizante”.
No que se refere aos processos de tomada de decisão, a informação é fator importante para que se possa identificar as questões relevantes (riscos e oportunidades), por meio da análise de cada situação. Para esse processo organizacional a informação é crucial, pois propicia avaliar o peso e a viabilidade das distintas possibilidades que se apresentam para uma determinada situação (CHOO, 2003 apud VALENTIM, 2010, p. 281).
Desta forma, "a gestão da informação requer o estabelecimento de processos, etapas sistematizadas, organizadas e estruturadas das quais os fluxos informacionais são responsáveis" (VITAL, 2010, p. 85).
Pretende-se com esse estudo cooperar com a gestão da informação das universidades auxiliando na construção do conhecimento para o alcance da missão dessas organizações em relação ao tripé: ensino, pesquisa e extensão.

Parcerias com Instituições Públicas e Forças de Segurança

Com foco na captação de alunos ingressantes e ex-alunos que querem retornar aos estudos e, consequentemente consolidar as turmas de ingressantes e veteranos da Faculdade IESB o departamento comercial por meio de seu Coordenador Comercial Alexandre Lima, tem realizado diversas visitas em Instituições Públicas apresentando detalhadamente os novos e atrativos valores com desconto de 60% na mensalidade + 15% de desconto na pontualidade de pagamento.
A visitas vem acontecendo desde o mês de junho e estenderão até o mês de agosto. Já foram visitados: Escola de Gestão Pública Municipal de Bauru – EGPM; Secretaria do Meio Ambiente – SEMMA; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda – SEDECOM; Departamento de Água e Esgoto de Bauru – DAE; Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio, nas cidades de Bauru, Agudos e Piratininga, assim como as Forças de Segurança. Nesta semana foi visitado o 4º Batalhão da Polícia Militar do Interior. Na oportunidade apresentou-se ao efetivo, por meio de palestra no auditório da corporação (foto), as condições diferenciadas nos valores que podem obter também para seus cônjuges e dependentes com a simples comprovação de Servidor Público, sem a necessidade da formalização de convênios.
Continuando a campanha de captação 2023/2, já temos agendados visitas na Secretaria Municipal de Educação de Bauru, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Sindicato dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de Bauru e Região (Araçatuba, Botucatu, Presidente Prudente e Sorocaba) – SINDECTEB.
“Desta forma, cultivamos um vínculo sólido no oferecimento de ensino de qualidade com valores acessíveis aos nossos parceiros”, finaliza o Coordenador Comercial Alexandre Lima.