Boletim Informativo - Faculdade de Osasco - Edição 1

Edição: 1   |   Data: 28/02/2023


Faculdade de Osasco apoia a Campanha do Mês de Fevereiro: roxo e laranja. Campanha conscientiza sobre a prevenção de quatro doenças.

No mês de fevereiro duas cores fortes são símbolos para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde.
A cor roxa foi escolhida para simbolizar o combate a Lúpus, Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, duas doenças autoimunes e uma degenerativa que têm muita relevância e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual.
A cor Laranja é marcada pelo combate à leucemia, e tem como principal missão alertar a população sobre a doença e a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce.
As quatro doenças não têm hora para se manifestarem, e podem ser diagnosticadas precocemente. Por isso, a campanha foi criada para disseminar informações sobre essas doenças.

LÚPUS
O que é?
Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas.

Quais os sintomas?

Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga.

MAL DE ALZHEIMER
O que é?
Doença degenerativa que destrói as células cerebrais.

Quais os sintomas?
Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia a dia.

FIBROMIALGIA
O que é?

Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo.

Quais os sintomas?
Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória.

LEUCEMIA
A leucemia, um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções.
Com causas desconhecidas, a doença costuma se manifestar de forma repentina e agressiva. No entanto, as perspectivas de cura são boas — as chances de se recuperar chegam a 90%, caso seja diagnosticada nos estágios iniciais. Para que isso seja possível, é necessário ficar atento a alguns sinais de alerta.
Os principais sintomas de leucemia são:
• Dores nas articulações e nos ossos;
• Febre persistente, sem razão aparente;
• Infecções frequentes;
• Sangramento nasal e na gengiva;
• Perda de peso involuntária;
• Surgimento repentino de hematomas no corpo;
• Tontura frequente
 

Faculdade de Osasco realiza Ação Social

No dia 11/02/2023 foi realizada a 1ª Ação Social de 2023 da Faculdade de Osasco, o objetivo da ação foi de mostrar a comunidade que retomamos as atividades presencias e realizamos atendimento a comunidade através de serviços, palestras, atividades esportivas e atividades relacionadas a saúde e bem-estar.
Contamos com a palestra ministrada pela professora Luciane Cavaretto sobre “Aprendizagem Infantil na Pós-Pandemia” e sobre “Aposentadoria” com a advogada Emilene B. Mendes.
Além das palestras, tivemos Orientação Jurídica, orientação para pais e educadores sobre Adaptação Escolar, contamos também com cuidados com a Saúde, como aferição de pressão e exame de destro e Oficina Pedagógica, onde pudemos contar com a participação das alunas egressas dos cursos de Enfermagem, de Administração e de Pedagogia.
Para abrilhantar ainda mais a nossa Ação, contamos com a presença do Mestre Gerson Teófilo, treinador de Kickboxing da Seleção Brasileira e da Seleção de Osasco e das crianças que fazem parte do Projeto Social Gigantes de Osasco, que realizaram uma aula de Kickboxing e todos puderam participar.
A realização dessa Ação Social para a comunidade foi muito importante, pois sabemos que trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos.
 

Gigantes de Osasco fazem a diferença na cidade de Osasco.

O projeto social Gigantes de Osasco nasceu em Novembro de 2020 em meio a Pandemia do Covid 19 e conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Osasco.
Os fundadores perceberam que a pandemia privou nossas crianças de estar em sociedade fazendo com que ficassem cada vez mais reféns dos aparelhos eletrônicos.
Nosso principal objetivo é mudar a vida dessas crianças através da prática de kickboxing, que é uma arte marcial.
Queremos formar campeões dentro e fora dos tatames.
Atualmente, ministram aulas gratuitas para 40 crianças na academia A2F Arena Osasco e nossa principal fonte de renda para arcar com os custos vem através de apoiadores do nosso projeto.
Maiores informações: @gigantesdeosasco
 

Faculdade de Osasco firma parceria com a UNASCO, para campo de Estágio de Enfermagem e Parceria Educacional.

Faculdade de Osasco realizou no dia 03/02/2023, uma reunião com o Dr. Washigton Luís Correia a fim de firmar Parceria Educacional e de Campo de Estágio Obrigatório para o curso de Enfermagem.
A UNASCO é uma Unidade de Nefrologia de Osasco com mais de 30 anos de experiência e tradição quando o assunto é saúde, o atendimento preza pelo cuidado e pelo respeito aos pacientes, por meio de um corpo clínico altamente capacitado, promovendo a saúde e qualidade de vida aos pacientes. 
A unidade dispõe de equipamentos modernos e de alto padrão, além de uma estrutura composta por salas de hemodiálise, sala de emergência, sala de repouso, consultórios médicos e um moderno e exclusivo sistema de farmácia de manipulação de concentrados.
 

Faculdade de Osasco recebe mantenedor do Colégio Tesla de Osasco para firmar Parceria Educacional.

Faculdade de Osasco realizou no dia 16/02/2023, uma reunião com o Mantenedor Prof. Wagner e o Sr. Felipe Bonifácio, Diretor Administrativo, a fim de firmar Parceria Educacional para os alunos do Colégio e seus familiares. Além da parceria, iremos realizar alguns eventos para que os alunos do Ensino Médio participem.
O Colégio Tesla Digital School  é uma Escola de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, cuja missão é promover uma educação transformadora, que possibilite a formação de cidadãos críticos, guiados pelos valores da diversidade e do desenvolvimento de todos e todas. Além disso, fornecem um ensino de alta qualidade a um preço social, afinal, o desempenho educacional precisa estar acessível à todas as classes sociais. Tendo como referência o prestígio e imagem de qualidade conquistados pelos nossos mantenedores, professores, parceiros e colaboradores externos, queremos que nossos alunos atinjam um grau de excelência que lhes permitam a plena integração no meio profissional.
 

Faculdade de Osasco parabeniza a cidade de Osasco, pelos 61 anos de Emancipação.

A Faculdade de Osasco parabeniza a emancipação da cidade de Osasco, pelos 61 anos de sua emancipação.
A emancipação de Osasco aconteceu em 19 de fevereiro de 1962. Mas, para entender o que levou os moradores de um então bairro da Capital a se unir e lutar para transformá-lo em uma cidade, é preciso conhecer Osasco desde sua formação e acompanhar cada passo de seu desenvolvimento.
E 1872, o imigrante italiano Antônio Agú adquiriu algumas terras nessa região e “plantou” a semente da cidade que vemos hoje. Antonio Agú nasceu no dia 25 de outubro de 1845 em Osasco, na Itália. Muitas foram as razões que trouxeram os italianos para as Américas e com a família Agú não foi diferente, entre um dos motivos, estavam a unificação da Itália e o esgotamento da terra.
Os negócios foram indo muito bem e, logo Agú fundou a primeira fábrica de papelão da América do Sul e, em seguida, uma fábrica de tecidos. Em 1895, com o aumento tanto da população quanto da produção, Agú quis que sua produção fosse comercializada em outras regiões e construiu uma estação ferroviária em suas terras e a doou à Sorocabana. Seu único pedido foi oficializá-la como "Estação Osasco", uma homenagem a sua cidade natal, na Itália.
O grande marco da história de Osasco aconteceu em 1918, quando a vila foi elevada à categoria de distrito da cidade de São Paulo, devido ao crescimento local da economia.
Em 1922, ganhou um serviço de balsa para travessia do Rio Tietê e o Exército brasileiro instalou uma unidade militar na região onde se localizava o antigo sítio de Antônio Raposo Tavares, promovendo a ocupação da área onde hoje é o bairro de Quitaúna. 
Em 1923, chega a luz elétrica e, no ano seguinte, é inaugurado o primeiro cemitério da cidade (Bela Vista).
Em 29 de março de 1931, foi inaugurada a Igreja Matriz de Santo Antônio de Osasco, hoje Catedral de Santo Antônio.
Por volta da década de 1940, a metalurgia pesada começou a se instalar na região, chegaram à região empresas de grande porte, sobretudo as de metalurgia pesada e que, no futuro, ajudaram a escrever o nome de Osasco como um dos principais polos industriais do país: em 1940 a Eternit; em 1944 a Cobrasma; em 1946 a CIMAF; em 1950 o Moinho Santista; em 1951 a Lonaflex; e em 1952 a Benzenex. Em 1953, foi fundada a Cidade de Deus (matriz do banco Bradesco) e a Rilsan. Em 1955, veio a Osram; em 1957 a Rockwell Braseixos, Brown Boveri e Ford do Brasil, e ainda em 1960, a White Martins, com o crescimento das empresas, Osasco ganhou fama de núcleo operário, quando superou os 40 mil habitantes. Razão que levou, anos mais tarde, a ser conhecida como "Cidade Trabalho".
Com todo esse crescimento, em 1944 Osasco passou de zona distrital para subdistrito da cidade de São Paulo. Mas, os problemas decorrentes do desenvolvimento econômico e população se acumulavam: faltavam serviços básicos, como transporte, hospitais e escolas para a população que crescia.
Foi então que surgiu a Sado (Sociedade Amigos do Distrito de Osasco), formada por moradores insatisfeitos com o papel de coadjuvante que o então distrito tinha junto à Capital e que, em 29 de julho, elegeu sua primeira diretoria, tendo à frente o dentista Reynaldo de Oliveira.
Foi na luta por melhores condições de vida que teve início o movimento emancipacionista. E, em 1952, ele se tornou mais atuante, inclusive com a vinda de deputados ao então distrito para falar sobre a questão da emancipação.
Em 1953, foi marcada uma consulta popular sobre o tema, na qual a população deveria votar no "sim" ou no "não" à emancipação. E, apesar de toda a campanha da Sado, o "não" venceu.
O movimento emancipacionista começou, então, a analisar as causas da derrota e sofreu outro duro golpe, com novas promessas do então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, de implantar uma linha de ônibus até o centro de São Paulo e de construir um Mercado Municipal, acalmando assim os mais insatisfeitos e fazendo cair a adesão ao "sim".
Passaram-se então cinco anos até que a luta fosse retomada. Pelas leis da época, para haver plebiscito era necessário que pelo menos um terço dos eleitores de Osasco se inscrevessem até o dia 30 de abril. A meta foi alcançada e a votação foi marcada para 21 de dezembro do mesmo ano.
No resultado, dos 24 mil eleitores de Osasco, 8 mil votaram e o “sim" ganhou com diferença de 1300 votos. Mas a votação aconteceu cercada de polêmicas. Dentre as denúncias, moradores de outros distritos teriam votado em Osasco, o que era proibido por lei. E até eleitores falecidos tiveram votos registrados. Com isso, vieram os entraves judiciais. O então prefeito de São Paulo, Adhemar de Barros, conseguiu um mandado de segurança contra as primeiras eleições municipais, que já contavam com 269 candidatos a vereador, 6 a prefeito e 7 a vice-prefeito.
Após muita briga, a disputa foi marcada para 7 de janeiro de 1962, pelo Tribunal Regional Eleitoral. Mas, um dia antes, o prefeito da Capital conseguiu um mandado no Supremo Tribunal Federal. Os osasquenses fizeram então uma marcha até São Paulo para reivindicar o direito de votar. Uma bandeira negra também foi hasteada no Largo da Estação de Osasco e, nos dias seguintes, o movimento chegou a parar o Vale do Anhangabaú. Os manifestantes foram ainda à Assembleia Legislativa e decidiram seguir até o Palácio do Governo, mas foram barrados pelo Pelotão de Choque. Apenas dois representantes foram recebidos pelo governador, virando notícia no jornal Times, de Londres.
As eleições finalmente ocorreram e Hirant Sanazar foi eleito o primeiro prefeito de Osasco em 4 fevereiro de 1962. Em 7 de fevereiro ocorreu sua diplomação, junto com os vereadores eleitos, e no dia 19 de fevereiro de 1962, o governo de São Paulo publicou um decreto oficializando a emancipação e, com isso, na mesma data, aconteceram as posses do prefeito e se 23 vereadores.