Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 5

Edição: 5   |   Data: junho/2023


Projeto Nan.VIVIDO

O Projeto NAM. VIVIDO (Núcleo de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica) do UNIRJ surgiu primariamente como cumprimento de normas curriculares do Curso de Direito, porém seu alcance tem ido além das grades curriculares, sua expansão vem alcançando outras frentes. Nosso projeto, em primeira linha, visava à orientação jurídica das mulheres vítimas de violência doméstica, contudo com o andejar do nosso trabalho, observamos que era possível ultrapassarmos a linha da “orientação” e levarmos também outras formas de amparo, que não somente o jurídico, promovendo, por exemplo, dinâmicas de empoderamento a essas mulheres, bem como o movimento de uma rede de ajuda da comunidade discente na arrecadação de alimentos. Nessa esteira, hoje, nosso Projeto vem alargando seu foco, os alunos que fazem parte dele, participam também de encontros e de reuniões, como a última que aconteceu aqui, no Bairro de Campo Grande com a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher do Município do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, no objetivo de traçarmos redes eficazes de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.

A Prof.ª. Flamer Távora, coordenadora do NPJ e do projeto, relata-nos como tudo começou. "O Projeto NAM.VIVIDO nasceu como um Projeto Integrador Extensionista com propósitos limitados ao apoio de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da nossa Comunidade, contudo, hoje, com um pouco mais de 1 ano e, já havendo o período necessário para a conclusão e finalização das horas extensionistas, o alcance que o Projeto tomou fez com que novos propósitos fossem lançados.

Hodiernamente, nosso Projeto tem tomado "corpo próprio" e nossas parcerias têm alcançado muito mais que orientação jurídica a mulheres vítimas de violência doméstica, nosso projeto tem alcançado mudanças de paradigmas e amostragem do empoderamento e de participação feminina em nossa Comunidade.

Engenharia Mecanica é 4

O Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ recebeu, no final do mês de junho, a comissão avaliadora do MEC para a renovação de reconhecimento do curso de Engenharia Civil. Para isso, promoveu reforma na infraestrutura de seus laboratórios tornando-os mais modernos e eficazes. O MEC constatou que nosso curso considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade de carga horária e evidencia a articulação da teoria com a prática,

O Prof. Hélio França, Coordenador do Curso, acompanhou toda a visita e disse; " Apresentamos tudo que sabemos fazer. Acredito que a avaliação seja favorável, pois nenhum questionamento do MEC ficou sem resposta".

Diante da realidade de nossos cursos e do permanente empenho de nossa equipe, ao final, os avaliadores do MEC atribuíram 4 ao curso. Excelente resultado, Prof. Hélio, parabéns!

O Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ, agora também é Educação a distância - EaD

Foi no mês de junho de 2023 que o Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ recebeu a comissão do MEC para credenciamento da oferta de cursos na modalidade a distância. Foram 03 (três) dias de sabatina, visitas às instalações e conferência de documentos. Foram dias de muito trabalho para todos do UNIRJ, mas no final valeu a pena! Fomos credenciados com nota 4. "Vamos fazer uma educação a distância diferenciada, onde a distância se dará apenas pelo aspecto geográfico" disse a Prof.ª Luísa Baroni, coordenadora da tutoria.

A educação a distância é uma realidade. Nela, as interações comuns e necessárias para o ensino (ou a maior parte delas) acontecem de forma online, e o aluno tem atividades e avaliações a cumprir, como nos cursos presenciais tradicionais.

Porém, por se tratar de um modelo online, o aluno pode organizar sua própria rotina e turnos de estudo, sem precisar cumprir horários estabelecidos de aula.Para a diretora da Unidade, a conquista da Educação a Distância "é uma conversa que tem tudo a ver com a democratização do ensino e com o aumento das oportunidades para obter a formação, e isso não reduz a qualidade do aprendizado", completou a Prof.ª. Lucia Baroni.

Ação Social UNIRJ

No dia 30 de junho, o Centro Universitário do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Cidade Histórica de Itaguaí e a Catedral São Francisco Xavier, participou de uma Ação Social com diversos atendimentos gratuitos à comunidade. Nessa ação social, o UNIRJ envolveu os cursos de Direito e de Enfermagem. Participaram 15 acadêmicos, 05 professores e 03 colaboradores administrativos.

O curso de Enfermagem auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde com a vacinação, aferiu pressão e fez teste de glicemia. O Curso de Direito fez orientação jurídica nas áreas de consumidor, família e empresarial. No total, foram mais de 160 (cento e sessenta) atendimentos.

O UNIRJ entende que uma ação social está também ligada ao outro, ou seja, ela tem como objetivo uma intenção que é orientada para o outro. Ela envolve ações e reações. Sendo assim, somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando, dessa forma, seu comportamento. Dessa maneira, as Instituições de Ensino Superior precisam estabelecer este contato com a sociedade e impactar, na prática os benefícios oriundos de sua formação

Festa Junina - encerramento do semestre

O Centro Universitário do Rio de Janeiro encerrou seu semestre no dia 07.7 (sexta-feira) com a festa Junina Universitária.

A festa foi um grande momento de interação entre alunos, professores e colaboradores com muita dança, música, brincadeiras, comida e bebidas gostosas.

A noite teve início com a acolhida da Pró-reitora, Prof.ª Lucia Baroni, que aproveitou o momento para falar sobre a importância do resgate das festas culturais independe das crenças religiosas. Logo em seguida, começou a apresentação da

quadrilha do grupo de Cultura da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após as danças, foi a vez do DJ animar o pessoal cantando muito sertanejo universitário.

A Festa contou com as barracas de pastel, coxinha, cachorro-quente, caldo de mandioca, espetinho, doces, bebidas geladas e as tradicionais, pinga no bambu, quentão e vinho quente. Além disso, as brincadeiras da cadeia, correio elegante e cabine de fotos alegraram a noite.

Agradecemos o empenho de todos os alunos, professores e colaboradores, desde a organização, trabalho e diversão em conjunto, que reforçaram o espirito UNIRJ. Esperamos que todos tenham gostado,

Encerramos, assim, nosso semestre.

Boas férias a todos!

Encerramento do semestre letivo 2023.1

O Jornal UNIRJ foi um desafio... Ao mesmo tempo que nos instigava, mantinha-nos ávidos por poder contar nossa história, o que fazemos e no que acreditamos. Aos colaboradores, por essa experiência única, toda nossa gratidão. Em especial agradecemos ao Prof. Ewerton Visotto, nosso grande incentivador, à Prof.ª Lia Martins que, incansavelmente, revisou todas as publicações e aos estimados professores que forneceram as experiências as quais foram relatadas aqui. Pararemos para um breve recesso e voltaremos às publicações em agosto, com o início do segundo semestre de 2023. Até lá, leitores.