Boletim Informativo - Faculdade de Mauá - Edição 4

Edição: 4   |   Data: 12/06/2023


Parceria com a Escola Técnica Estadual de Mauá – ETEC

Numa parceria entre a FAMA e a Etec de Mauá, alunos daquela escola poderão usufruir da infraestrutura da Faculdade de Mauá – FAMA para atender as necessidades técnicas e didáticas dos seus cursos. Neste primeiro semestre de 2023, a Etec vem fazendo uso dos laboratórios do curso de Enfermagem e a troca de experiências entre os docentes da Etec e FAMA, bem como dos alunos de Enfermagem desta e daquela instituição tem sido altamente salutar para todos. Para nós, é um prazer receber a Etec na FAMA, porque além das vivências e arejamento intelectual que esta troca propicia, há também o fator da divulgação da nossa Faculdade perante a Comunidade Externa, o que para nós é extremamente importante.

Caixa de Sugestões digital promete agilizar e melhorar a comunicação interna na FAMA

No dia 15/05 a FAMA inaugurou mais um importante instrumento que visa facilitar a comunicação interna da IES. Trata-se de uma caixa de sugestões digital. Até há pouco, e ainda hoje, não é incomum encontrarmos em estabelecimentos diversos uma caixa física onde se depositam cupons com sugestões e avaliações sobre uma Instituição. A FAMA, atenta aos resultados encontrados no Relatório Parcial da Comissão Própria de avaliação - CPA, implantou um Formulário através do qual, a comunidade acadêmica pode contribuir com sugestões, elogios, reclamações e apontamentos diversos de maneira opcionalmente anônima e que tem por objetivo municiar a gestão com informações que lhe permitam tomadas de decisão com maior qualidade e lastro na realidade. O Formulário, constituído de local para identificação opcional e espaço para a sugestão é facilmente acessado através de QR-Code espalhado por todo Campus e na primeira noite de estreia, já tivemos bons resultados.

“Semana” Acadêmica de Enfermagem acontece dando Ênfase à multidisciplinaridade

Em mais uma “Semana Acadêmica”, o curso de Enfermagem da Faculdade de Mauá – FAMA fez bonito e recebeu importantes personalidades dos mais diversos segmentos, o que deu ao evento um caráter multidisciplinar, tratando na primeira noite, do tema “A importância dos órgãos reguladores da profissão do Enfermeiro”, proferido pelas Conselheiras e Coordenadoras da Câmara Técnica do COREN, Dra Heloísa Helena Ciqueto Peres e Dra. Maria Madalena Januário Leite. Estiveram presentes também o Presidente da Câmera dos Vereadores, o Vereador Geovane Corrêa de Souza e a Gerente da Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Mauá, Dra. Amanda Santos, além dos nossos queridos alunos, muitos egressos da FAMA, que inclusive puderam fazer um relato pessoal de sua trajetória profissional desde o início de formação na Faculdade de Mauá, e também e naturalmente, os Professores e Supervisores de Estágio da Faculdade, entre outras personalidades. Já na segunda noite, o tema tratado foi o “Empreendedorismo da telenfermagem” apresentado brilhantemente pela Dra. Janaína Reis. Em seguida, houve a apresentação de uma peça teatral apresentada por alunos do curso de Enfermagem da FAMA. Também tratou-se do tema “Autismo” pela aluna Evelyn, que tem se dedicado ao tema em suas pesquisas. Mais uma vez, os espaços da Faculdade se encheram de alegria e motivação.

Primeira Dama de Mauá visita a FAMA

No início do mês de maio, tivemos o prazer de receber na FAMA a visita da primeira dama da cidade de Mauá, Sra. Fernanda Oliveira. No encontro, muito se falou a respeito da inserção regional da FAMA e de sua importância para o município. Também foi objeto de análise o cenário econômico e social da cidade e suas influências no dia a dia da Faculdade e o quanto há por se fazer quando abraçados, a FAMA e a Prefeitura do Município, concentram energias e esforços para o bem comum. E foi ancorado neste pressuposto que se passou a observar a possibilidade de juntas, Prefeitura de Mauá e FAMA encamparem um Projeto que visa jogar luz sobre as mulheres empreendedoras de Mauá. É certo que durante a pandemia, surgiram muitas mulheres que por necessidade, jogaram-se no mundo do pequeno empreendimento para suprir necessidades básicas de casa e que agora vislumbram expandir seus negócios. Este movimento fez surgir talentos que antes estavam escondidos e que agora, com alguma ajuda, estão prontos para alçar voos que nunca sonharem alçar. A FAMA é uma instituição que tem desenhado em seu DNA a atenção às causas sociais e por isto encampará o Projeto que tem tudo para ser um sucesso.

Projeto "FAMA Recicla"

No dia 25 de maio de 2023, esteve presente na Faculdade de Mauá, o Prof. Reginaldo Santos Borges, que atua como docente na Prefeitura de Mauá. Na ocasião, tratou-se de questões ambientais de diversas naturezas, mas a ênfase se deu àquelas mais diretamente ligadas ao município de Mauá e região. Mauá padece das mesmas características ambientais de uma cidade tipicamente cosmopolita. Poucas ainda são as industrias com perfil de atenção às causas ambientais. A população, por sua vez, também necessita de programas e projetos que levem conscientização sobre a importância da atenção aos pequenos cuidados que podem melhorar em muito o ambiente em que vivem e por consequência, o seu entorno. Desta tratativa, a FAMA se comprometeu a criar um programa de capacitação de alunos através de programas extensionistas que deem fluxo a esta necessidade, de forma a levar informação ambiental aos lugares onde transitam. Acordou-se também que a FAMA ingressará no Programa “Mauá Recicla” da Prefeitura Municipal de Mauá, que se propõe a fazer efetivamente a captação de lixo reciclável, colocando coletores em locais estratégicos os begues para coleta. Com o tema: Colabore! Nosso Planeta Agradece!

Junho Vermelho na FAMA

Neste mês de março, a cidade de Mauá obteve uma conquista especial na área de Saúde, o primeiro posto de coleta de sangue da cidade. O intento é fruto de uma parceria com a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) e a Prefeitura de Mauá. Antes, os moradores Mauaense que se dispunham a participar da doação de sangue, tão necessária para a sobrevivência dos pacientes que deste sangue dependem, eram obrigados a deslocarem-se até outros municípios, o que evidentemente inibia sobremaneira que a doação se efetivasse. Sabendo da boa nova, a FAMA logo se mobilizou e, alunos e professores propuseram uma ação que crie visibilidade ao Posto de Coleta de sangue que consiste em uma caminhada, saindo do posto de Saúde da Vila Magine, chegando até o banco de coleta. A ideia é tratar a questão pelo caminho com os munícipes, conscientizando-os sobre a importância da doação de sangue e agora, com o Posto de coleta sediado na cidade, da facilidade em salvar uma vida. Com o Tema Junho Vermelho, a FAMA prepara outras iniciativas ainda para este mês.

Faculdade de Mauá recebe nota

Diferentemente das Escolas Privadas e Públicas de Educação Básica, que compreendem a educação infantil, o ensino fundamental – dividido em anos iniciais e finais – e o ensino médio, que são supervisionados diretamente por Diretorias Regionais de Ensino, as Instituições de Ensino Superior são supervisionadas e avaliadas diretamente pelo Ministério da Educação - MEC através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, instituído pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. que estabelece as regras para avaliações internas e externas que servirão de referencial para o credenciamento e a renovação de credenciamento (recredenciamento) de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Dito isto, desde 2022, a Faculdade de Mauá - FAMA vem passando por processos de avaliação que incluem a visita in-loco de comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP em processos de autorização de curso e Recredenciamento Institucional, além de processos de Renovação de reconhecimento dos cursos existentes na IES que tiveram suas portarias publicadas automaticamente, sem necessidade de avaliação in-loco pelo MEC, dado o bom desempenho no conjunto das avaliações. Quando das visitas in-loco, após o término da avaliação, o MEC, figurado na comissão de avaliação, emite uma nota que varia numa escala de 1 a 5 para o processo em análise. Em 2022 após a visita do INEP, o Curso de Direito da FAMA, obteve nota máxima, “5” pelo MEC. Em 2023, precisamente em março, a FAMA obteve nota “4” no processo de autorização do curso de Psicologia. Já agora, neste mês de junho, a Faculdade de Mauá passou por processo de Recredenciamento Institucional, que ocorre periodicamente a cada cinco anos, obtendo nota “4” pelo MEC. Em breve receberemos mais duas visitas, a primeira de autorização para o curso de Odontologia e a segunda, de Renovação de Reconhecimento do curso de Enfermagem, processo que ocorre a cada três anos. Os bons resultados listados não foram atingidos ao acaso. São fruto do trabalho de uma equipe competente (Mantenedora, Equipe Coorporativa, Professores(as), Supervisores(as) de Estágio, Corpo Técnico Administrativo, Corpo Operacional e Alunos(as)) que fazem da FAMA uma Faculdade diferenciada, que presta serviços de qualidade a alunos e comunidade, e que vem se destacando indiscutivelmente como a Faculdade mais importante da cidade de Mauá. É nesta toada que a FAMA reage no Pós Pandemia, mais viva e saudável que nunca, já anunciando as boas vindas dos novos cursos, que junto aos outros nove cursos da FAMA perfazerão o maior rol de cursos presenciais oferecidos na cidade de Mauá.