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Com a intensificação das atividades acadêmicas e profissionais no último trimestre do ano, observa-se um aumento significativo nos níveis de estresse entre estudantes e trabalhadores. Esse estresse, muitas vezes subestimado, pode se manifestar por meio de sintomas físicos, incluindo o apertamento dentário (bruxismo) e suas consequências diretas, como fraturas dentárias, desgaste de estruturas orais e dor orofacial.
Disfunção Temporomandibular (DTM): Definição e Relevância Clínica
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é caracterizada por um conjunto de alterações funcionais que acometem a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e estruturas adjacentes. Segundo a American Academy of Orofacial Pain (AAOP), os principais sinais e sintomas incluem:
A extensão universitária ocupa papel estratégico na formação integral dos estudantes, ao conectar o saber acadêmico às demandas reais da sociedade. Por meio dela, o conhecimento produzido na universidade ganha sentido prático, transformando-se em ações que promovem desenvolvimento humano, social e econômico.
No UNI-FAMA, os projetos de extensão do curso de Administração envolvem ativamente alunos do 1º e 2º semestre, que já participam de iniciativas práticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2 — Erradicação da Pobreza e Fome Zero. Essa experiência permite que os estudantes, desde os primeiros semestres, contribuam com ações sociais e se preparem para a apresentação dos resultados prevista para novembro, desenvolvendo competências acadêmicas, sociais e cidadãs.
Ao atuar como ponte entre a academia e a sociedade, a extensão fortalece o papel da universidade como agente de transformação. Formar profissionais éticos, críticos e comprometidos com o bem comum é, sem dúvida, um dos maiores legados dessa prática essencial.
“UNI-FAMA – formando profissionais éticos, críticos e preparados para transformar a sociedade.”
Prof.ª Ma. Delma Gonçalves
ÀS EQUIPES DE SAÚDE
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) divulgou um importante alerta sobre o aumento de casos de intoxicação por metanol, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Essa condição representa uma emergência médica grave, capaz de provocar cegueira permanente, falência orgânica e até o óbito. O reconhecimento precoce e o atendimento imediato são fundamentais para reduzir complicações e salvar vidas.
O PAPEL DA ENFERMAGEM
Os profissionais de enfermagem desempenham papel essencial no enfrentamento desses casos, atuando em diversas etapas do cuidado:
Identificação precoce dos sinais e sintomas de intoxicação;
Estabilização inicial do paciente em ambiente de urgência/emergência;
Registro e notificação obrigatória aos órgãos de vigilância em saúde;
Educação em saúde, orientando a população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa.
O Coren-SP reforça que a atuação segura e ética dos profissionais está diretamente ligada ao conhecimento técnico-científico e ao compromisso com a segurança do paciente.
UNI FAMA NA DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
O Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Mauá – UNI-FAMA, alinhado às orientações do Coren-SP e do Ministério da Saúde, participa ativamente na divulgação de informações sobre intoxicação por metanol, incentivando seus discentes a manterem-se atualizados e preparados para atuar frente a emergências toxicológicas
REFERÊNCIA
Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente – Nota nº 360/2025 – DVSAT/SVSA/MS.
Informações oficiais: www.coren-sp.gov.br
CorenSP #EnfermagemPaulista #SaúdeSegura #VigilânciaEmSaúde IntoxicaçãoPorMetanol #AtuaçãoDaEnfermagem #SegurançaDoPaciente
Prof. Me. Luiz Carlos Ferreira
Em sintonia com a Resolução (CNE/CES) nº 7/2018, que orienta as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, o Centro Universitário de Mauá (UNI-FAMA) tem fortalecido seu compromisso com a comunidade e ampliado sua presença regional por meio de ações voltadas à educação e à transformação social.
Nos últimos meses, a instituição vem estreitando o diálogo com escolas das cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, levando atividades extensionistas que aproximam o conhecimento acadêmico da realidade dos estudantes do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto da privada. As ações incluem palestras presenciais e remotas, com temas que despertam reflexão, ampliam horizontes e oferecem novas perspectivas de aprendizado.
Como parte dessa iniciativa, o UNI-FAMA esteve recentemente na Escola Estadual Odila Bento Mirarchi, em Mauá, para conversar com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A palestra, ministrada pelo Pró-Reitor Prof. Paulo Henrique Ansaldi, abordou o tema “Projeto de Vida e Empreendedorismo em Ambientes Disruptivos”, convidando os participantes a refletirem sobre seus planos pessoais e profissionais diante das constantes transformações do mundo contemporâneo.
O encontro foi marcado por momentos de inspiração, troca de experiências e incentivo ao protagonismo, reforçando o papel da extensão universitária como ponte entre a universidade e a comunidade.
Agradecemos à coordenadora Maria Denise e à vice-diretora Cidinha Odila pela recepção e parceria, e a todos os alunos pela participação e entusiasmo!
UNI-FAMA
O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa foi adotado como símbolo da luta contra o câncer de mama. Desde então, a campanha se espalhou mundialmente, tornando-se um marco anual de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento. No Brasil, a iniciativa começou a ganhar força nos anos 2000 e hoje é uma das principais mobilizações em prol da saúde da mulher.
A adesão à campanha é fundamental, pois o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo. Quando diagnosticado em fases iniciais, as chances de sucesso no tratamento aumentam consideravelmente. Por isso, o Outubro Rosa reforça a necessidade de exames preventivos, como a mamografia, além do autocuidado e do acompanhamento médico regular.
O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Mauá participa ativamente desta campanha, desenvolvendo atividades de orientação, conscientização e acolhimento à comunidade. Sob a coordenação e dedicação dos professores Luiz Carlos Ferreira e Regina Helena Marinho, são promovidas ações educativas, rodas de conversa, palestras e distribuição de materiais informativos, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população e incentivar a prevenção.
Essas ações fortalecem o compromisso social da instituição de ensino e o papel fundamental da enfermagem na promoção da saúde. Além de informar, o trabalho busca gerar apoio e solidariedade às mulheres que enfrentam a doença, mostrando que a luta contra o câncer de mama é coletiva e que o cuidado humanizado é essencial em todas as etapas do processo.
O Outubro Rosa é, portanto, mais do que uma campanha: é um movimento de esperança, união e conscientização. O Centro Universitário de Mauá e seu curso de Enfermagem reafirmam seu empenho em contribuir para uma sociedade mais informada, saudável e solidária.
Referências Bibliográficas
Nos dias 11 e 18 de outubro, os acadêmicos do 6º semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Mauá (UNI-FAMA) participaram de aulas práticas de Anatomia que ampliaram a compreensão sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano. As atividades integraram o cronograma da disciplina e reforçaram o compromisso da instituição com um ensino de qualidade, pautado na integração entre teoria e prática.
No primeiro encontro, realizado em 11 de outubro, a aula foi conduzida pela Profa. Regina, que apresentou aos estudantes os fundamentos do Sistema Esquelético, com ênfase no Sistema Axial e no Sistema Apendicular. Durante a atividade, os alunos puderam observar, identificar e compreender a composição dos ossos, suas funções estruturais e a importância do esqueleto na sustentação e movimentação corporal. A experiência despertou a curiosidade científica e permitiu uma visão concreta dos conteúdos estudados em sala de aula.
Já no sábado seguinte, 18 de outubro, a turma retornou ao laboratório para aprofundar o estudo do Sistema Muscular, explorando a anatomia, a fisiologia e a interação dos músculos na realização dos movimentos do corpo humano. A atividade prática proporcionou um aprendizado vivencial e significativo, aproximando os estudantes da realidade profissional que os aguarda nos diversos campos da Enfermagem.
De acordo com a coordenação do curso, a proposta dessas aulas é fortalecer o domínio das bases anatômicas indispensáveis ao exercício da profissão, estimulando a observação crítica, o raciocínio clínico e o desenvolvimento de habilidades essenciais ao cuidado em saúde.
Com iniciativas como essa, a UNI-FAMA reafirma seu compromisso com uma formação acadêmica sólida, humanizada e voltada à prática profissional, oferecendo aos alunos oportunidades concretas de aprendizado ativo e de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
UNI-FAMA
Os alunos do curso de Enfermagem do UNI-FAMA participaram recentemente de mais uma ação de extensão universitária no CREAS Matriz de Mauá, abordando o tema “A Horticultura como Terapia em Saúde Mental”.
Durante a atividade, os estudantes compartilharam conhecimentos sobre os benefícios do contato com a terra, do cultivo de plantas e da prática da horticultura para o bem-estar emocional e a promoção da saúde mental. A iniciativa proporcionou uma experiência prática e significativa, conectando a formação acadêmica com a atenção às necessidades da comunidade local.
Mais do que transmitir conteúdo, os alunos da UNI-FAMA demonstraram o compromisso social da instituição, aplicando seus aprendizados de forma concreta e impactando positivamente a vida das pessoas atendidas pelo CREAS.
UNI-FAMA
O Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, é muito mais do que uma data comemorativa: é um momento para refletir sobre a importância e os desafios da profissão docente.
Os professores são pilares essenciais na construção do conhecimento, na formação ética e cidadã, e no desenvolvimento crítico de cada estudante. Eles são maiores do que está estabelecido pelo senso comum, pois para muito além de transmitir conteúdos, inspiram e orientam seus alunos a buscar seu potencial máximo. No entanto, apesar de seu papel fundamental, a sociedade ainda reconhece pouco sua dedicação e impacto.
Nos últimos anos, a diminuição na procura por cursos de licenciatura acendeu um alerta para a escassez futura de professores. Este cenário aponta para um desafio crescente, vez que já sentimos a falta de profissionais qualificados em diversas áreas, e essa carência tende a se aprofundar nos próximos anos, comprometendo a qualidade da educação e a formação das futuras gerações, sobretudo dos indivíduos que mais dependem dela para romper com seu status-quo.
Além disso, embora muitos acreditem que o trabalho docente se inicia e termina nos 60 minutos da sala de aula — e, com a devida honestidade intelectual, é preciso reconhecer que alguns políticos e autoridades corroboram com esta malfadada impressão —, a realidade é muito mais ampla. Ser professor envolve preparação de aulas, elaboração de materiais de apoio, acompanhamento individual dos estudantes e reflexão constante sobre como aprimorar metodologias e estratégias pedagógicas. Cada dia é uma oportunidade de inovar, adaptar e buscar formas mais eficazes de ensinar, tornando a profissão um verdadeiro exercício contínuo de dedicação, criatividade e compromisso com o aprendizado.
Neste contexto, o Dia dos Professores é também uma oportunidade de valorizar, apoiar e incentivar aqueles que escolheram a nobre missão de ensinar. Cada aula, cada orientação e cada gesto de cuidado reverberam muito além das salas de aula, moldando cidadãos e fortalecendo a sociedade, de forma tal e com tamanha intangibilidade, que creio eu, nenhum professor consegue quantificar as vidas que transformou, muitas vezes com um gesto, uma fala de carinho.
Professor há mais de 35 anos e conhecedor das mazelas que afligem a nossa profissão, posto com firmeza minha voz em defesa da classe docente e dos estudantes de licenciatura. Rendo homenagens a todos os professores, reconhecendo seu compromisso, dedicação e paixão pelo ensino, e grito mais firmemente ainda para que ouçam a necessidade de que se estabeleçam políticas e iniciativas que incentivem a carreira docente, garantindo que a educação continue sendo um instrumento de transformação social.
Aos professores, em especial do grupo UNIESP S.A., e mais do que especialmente aos professores do Centro Universitário de Mauá, minha gratidão, meu respeito, consideração e incentivo para que continuem inspirando nossos alunos.
Prof. Me. Paulo Henrique Ansaldi
O Centro Universitário UNI FAMA, integrante do grupo UNIESP, comprometido com a excelência acadêmica e em consonância com os princípios estabelecidos pela Lei do SINAES, investe de forma consciente e responsável em mecanismos que asseguram o cumprimento de sua missão institucional. Embora a referida lei não integre o corpo da Constituição Federal, ela se relaciona diretamente ao artigo 209 da Carta Magna, que estabelece que o ensino é livre à iniciativa privada, cabendo ao poder público avaliar sua qualidade.
Entre os mecanismos de aferição da qualidade institucional, destaca-se a autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) — órgão autônomo e representativo, composto por membros dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e da comunidade externa.
Os representantes da CPA do Centro Universitário UNI FAMA, cientes da magnitude de sua responsabilidade, atuaram de maneira decisiva na elaboração e consolidação desse instrumento essencial ao processo avaliativo.
É importante ressaltar que o empenho de toda a comunidade acadêmica foi crucial para o alcance de 100% de participação nos questionários aplicados, resultado que demonstra o comprometimento coletivo e o êxito em mais uma etapa do processo de autoavaliação institucional.
Ainda há, contudo, muito trabalho a ser desenvolvido até o envio do relatório final aos órgãos competentes — o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A gestão institucional, em conjunto com toda a comunidade acadêmica, mantém-se empenhada em unir esforços para enfrentar desafios e avançar na consolidação de uma educação superior de qualidade, pautada nos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e cidadã.
Imbuído desses valores, o Centro Universitário UNI-FAMA, por intermédio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), reafirma seu compromisso inalienável com a excelência da educação nacional, expressando reconhecimento e gratidão aos discentes, docentes e colaboradores pela confiança e pela dedicação a uma tarefa de tamanha relevância social e institucional.
Profª. Ma. Elza da Silva Carlos
De 13 a 16 de outubro, o Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário de Mauá – UNI-FAMA, em parceria com a APROMAM (Associação dos Profissionais do Magistério de Mauá), promoveu a Semana Conexões da Educação – Semana da Pedagogia 2025, realizada no auditório da instituição.
O evento teve como objetivo integrar alunos, professores, familiares e profissionais da educação, fortalecendo a formação acadêmica e valorizando o protagonismo estudantil. Durante os quatro dias de atividades, os estudantes estiveram à frente da recepção do público, credenciamento, apresentação dos convidados e organização das palestras, demonstrando comprometimento, responsabilidade e espírito colaborativo.
A programação contou com palestras, debates e vivências práticas que abordaram temas essenciais à formação docente contemporânea, como Educação Especial e Inclusiva, Formação Docente, Competências Socioemocionais, Arte-educação, Igualdade Racial e Protagonismo Estudantil.
Entre os convidados estiveram os professores João Wagner Martins, Wagner Cipriano Araújo, Renata Souza Santos Evangelista, Janete Jacinto Bonfim e Jaqueline Aparecida da Silva Corrêa, que trouxeram reflexões relevantes sobre os desafios e possibilidades da educação atual.
O encerramento da semana foi marcado pela apresentação dos alunos de Pedagogia, que realizaram uma mostra de Contação de Histórias Infantis, utilizando diferentes recursos, técnicas e expressões artísticas. A atividade reforçou a importância da ludicidade e da criatividade na prática docente, evidenciando o compromisso do curso com uma formação humanizada e transformadora.
A Semana da Pedagogia reafirmou o papel do UNI-FAMA como espaço de diálogo, troca de saberes e valorização da educação, destacando o engajamento dos estudantes como protagonistas de sua própria trajetória formativa.
Profª. Ma. Alaide Palagano