Boletim Informativo - Centro Universitário UNI-FAMA - Edição 15

Edição: 15   |   Data: 02/10/2025


UNI-FAMA & ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ: UMA PARCERIA QUE DESPERTA VOCAÇÕES E INSPIRA ESCOLHAS

A Escola Estadual Visconde de Mauá realizou com entusiasmo sua Feira das Profissões, no último sábado, dia 23/08, reunindo estudantes, professores, empresas e instituições de ensino em um evento que celebrou o conhecimento, a inovação e o compromisso com o futuro.
Durante a feira, os visitantes puderam explorar artigos científicos produzidos pelos alunos, participar de ações de prestação de serviços à comunidade, e conhecer de perto as oportunidades oferecidas por diversas empresas e instituições parceiras. A proposta foi clara: despertar vocações e inspirar escolhas conscientes para a vida profissional dos jovens.
UNI-FAMA: Educação que Transforma
O Centro Universitário de Mauá - UNI-FAMA foi um dos destaques do evento, com palestras voltadas para os cursos do Núcleo de Negócios e da área da Saúde. A professora Delma Gonçalves, após explanação dos cursos oferecidos pela IES e panorama dos referidos mercados de trabalho,  apresentou o tema Empreendedorismo e Inovação, trazendo reflexões sobre o curso de Administração e os desafios do mundo corporativo. Já a professora Daniela Teixeira conduziu uma palestra envolvente sobre os cursos da área da saúde, com ênfase especial no curso de Odontologia, despertando o interesse dos alunos pela atuação profissional voltada ao cuidado e à transformação social.
Impacto e Engajamento
Os participantes se mostraram bastante envolvidos com as atividades e demonstraram entusiasmo pelos temas abordados. O evento cumpriu seu objetivo de informar, inspirar e orientar os estudantes, deixando claro que a educação é o caminho para escolhas mais conscientes e transformadoras.
A parceria entre a Escola Visconde de Mauá e o Centro Universitário de Mauá -  UNI-FAMA foi um exemplo de como a união entre ensino médio e superior pode ampliar horizontes e fortalecer sonhos. Que venham as próximas edições!

Profª. Ma. Delma Gonçalves

 

INTEGRANDO PRÁTICA, TEORIA E HUMANIZAÇÃO

O Centro Universitário de Mauá vem formando profissionais em diversas áreas do conhecimento há mais de 20 anos. Nesse período, tem contribuído com o município de Mauá e região por meio da formação integral do aluno.
Para o UNI-FAMA, o egresso deve possuir não apenas excelência no conhecimento técnico, mas também uma formação holística, que o capacite com habilidades e competências diversas — inclusive, e talvez sobretudo, aquelas ligadas à humanidade: ao “ser” humano, tanto nos momentos mais simples quanto, principalmente, nas situações que exigem maior preparo.
Nessa perspectiva, consideramos indissociável a união entre conhecimento teórico e prático, assim como a integração do ensino, da pesquisa e da extensão, trabalhados de forma conjunta e complementar.
Exemplo disso foi a aula prática da disciplina de Urgência e Emergência — Simulação Realística de Atendimento Pré-hospitalar (APH) — realizada em paralelo a reflexões teóricas, não apenas do ponto de vista técnico, mas também com foco na humanização, sob a perspectiva do paciente. Na simulação, esse papel foi desempenhado por um dos alunos da Prof.ª Regina Helena Marinho.
Essa proposta possibilita que a aula se desdobre em múltiplos olhares e perspectivas, oferecendo aos estudantes uma compreensão ampla das diferentes facetas envolvidas em um atendimento.
Parabéns aos alunos e ao corpo docente do UNI-FAMA pela dedicação e comprometimento.

Prof. Me. Paulo Henrique Ansaldi
 

TRÊS DIAS DE INSPIRAÇÃO: PALESTRAS E PODCAST MARCAM A SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO. SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO UNIU PALESTRAS E PODCAST PARA DISCUTIR INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS GLOBAIS DOS ODS 1 E 2.

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2025, o Curso de Administração do UNI-FAMA promoveu, no auditório da instituição, a tradicional Semana da Administração, reunindo alunos, professores e convidados em uma programação diversificada de palestras e experiências práticas. O evento teve como objetivo aprofundar debates atuais da área da Administração, aproximando a teoria acadêmica da prática profissional, além de estimular a reflexão crítica e o desenvolvimento dos futuros administradores. Uma novidade especial desta edição foi à participação dos cursos de Pedagogia e Enfermagem, fortalecendo o caráter multidisciplinar e ampliando as trocas de conhecimento entre as áreas. Todas as atividades estiveram alinhadas aos ODS 1 e 2 (Erradicação da Pobreza e Fome Zero e Agricultura Sustentável), reforçando o compromisso do UNI-FAMA com a Agenda 2030 da ONU.  A abertura contou com a palestra da Prof.ª Solange Silva, que abordou o tema “Diversidade Cultural: Associação Aweto e o Desenvolvimento Social”. Nesta noite, o destaque foi à participação dos alunos do curso de Pedagogia, que contribuíram com reflexões sobre educação, inclusão e respeito às diferentes identidades culturais como elementos estratégicos para o fortalecimento do tecido social. No segundo dia, o Prof. Altino Dias trouxe reflexões sobre o tema “Vá Além da Conta”, incentivando os estudantes a pensarem de forma inovadora sobre administração, gestão financeira, planejamento e protagonismo profissional. A atividade contou com o envolvimento do curso de Enfermagem, ampliando a visão sobre a importância da educação financeira e da gestão equilibrada também no campo da saúde. Durante a palestra, houve ainda o sorteio de um livro, promovendo aprendizado adicional e incentivando a leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Encerrando a programação, o Dj Mulinari apresentou a palestra “Administração em Movimento e Planejamento Estratégico: do Papel à Prática”, que uniu dinamismo, música e conceitos de gestão em uma experiência diferenciada. Além da palestra, o convidado também gravou um podcast com os alunos do curso, que foi ao ar no dia 13/09/2025, pela Rádio 87.5 - FM Mauá, ampliando ainda mais a interação entre academia e comunidade. A Semana da Administração 2025 mostrou que aprender, compartilhar e inovar caminham juntos. Ao integrar teoria, prática e debates sobre os ODS, o UNI-FAMA reafirma seu compromisso em formar profissionais capazes de transformar a realidade ao seu redor. Como gesto simbólico, plantinhas suculentas foram distribuídas aos participantes, lembrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos.

Profª. Ma. Delma Gonçalves
 

UNI-FAMA DÁ SUA CONTRIBUIÇÃO NA FEIRA DE PROFISSÕES DA E. E. PROFª THEREZINHA SARTORI

No dia 22/09, na Escola Estadual Professora Therezinha  Sartori, nossos alunos do 1º e 2º semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNI-FAMA, capitaneados pela Coordenadora do curso de Odontologia, Profª Daniela Teixeira, apresentaram os projetos e trabalhos de extensão, relacionando a disciplina de Patologia sob o foco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 1 e 2.
ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Foram três produções que uniram ciência, responsabilidade social e compromisso com a saúde coletiva: Má alimentação e desnutrição – destacando os impactos da carência nutricional no desenvolvimento humano. Horta comunitária e má alimentação e doenças da cavidade oral – mostrando como hábitos alimentares inadequados como ultraprocessados influenciam diretamente a saúde bucal. Para além destes temas, também se abordou a falta de saneamento básico e leptospirose – evidenciando a relação entre condições precárias de infraestrutura e a disseminação de doenças. Perda dá qualidade dá saúde .
A atividade reforça a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão,  despertando nos futuros profissionais da saúde a consciência crítica sobre problemas que afetam diretamente nossa comunidade.
Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas apresentações de grande relevância científica e social!

Profª. Esp. Daniela Teixeira de Queiroz Agostinho                             

 

A DANÇA CIRCULAR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIF-FAMA DURANTE O SETEMBRO AMARELO

No âmbito das ações desenvolvidas durante o Setembro Amarelo, campanha nacional voltada à prevenção do suicídio e à valorização da vida, os discentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIF-FAMA, localizado em Mauá (SP), participaram de uma atividade integrativa baseada na prática da dança circular. A proposta teve como objetivo principal promover o acolhimento emocional, fortalecer os vínculos interpessoais e estimular a consciência coletiva sobre a importância da saúde mental no ambiente acadêmico e profissional.
A dança circular, fundamentada em princípios de coletividade, cooperação e simbolismo, foi aplicada como uma ferramenta terapêutica e educativa. Ao se posicionarem em roda e realizarem movimentos coordenados ao som de música, os participantes vivenciaram experiências de pertencimento, escuta ativa e empatia. Tais elementos são essenciais na formação de profissionais da área da saúde, especialmente em contextos que exigem sensibilidade e cuidado com o sofrimento humano.
A atividade proporcionou um espaço seguro para a expressão emocional e reflexão sobre temas relacionados à prevenção do suicídio, contribuindo para a quebra de estigmas e o fortalecimento da rede de apoio entre os estudantes. Além disso, a vivência reforçou a importância das práticas integrativas e complementares como recursos válidos na promoção do bem-estar e na construção de ambientes acadêmicos mais saudáveis.
A inserção da dança circular como dinâmica no Setembro Amarelo revelou-se eficaz na sensibilização dos alunos quanto à relevância do cuidado com a saúde mental, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A experiência demonstrou que estratégias lúdicas e coletivas podem ser incorporadas ao currículo de forma interdisciplinar, promovendo não apenas o aprendizado técnico, mas também o desenvolvimento humano e emocional dos futuros enfermeiros.

Profª. Ma. Regina Helena Marinho

 

BRINCAR HEURÍSTICO E BRINQUEDOS COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS

No componente curricular Educação, Corpo e Movimento, do curso de Pedagogia, os estudantes tiveram aula teórica sobre o brincar heurístico e o uso de brinquedos confeccionados com materiais não estruturados, refletindo sobre sua relevância no desenvolvimento infantil.
Como atividade prática, os alunos confeccionaram em casa brinquedos utilizando materiais não estruturados, podendo optar também por propostas baseadas no brincar heurístico. Em seguida, apresentaram suas produções para a sala, socializando ideias, estratégias e possibilidades pedagógicas de utilização dos brinquedos na Educação Infantil.
A culminância da atividade ocorreu por meio de uma exposição no Centro Universitário, no qual os brinquedos confeccionados foram apresentados com suas respectivas fichas explicativas, destacando objetivos, faixa etária indicada e contribuições para o processo de aprendizagem.
A experiência promoveu o desenvolvimento da criatividade, da pesquisa e da articulação entre teoria e prática, evidenciando a importância de recursos pedagógicos simples, acessíveis e significativos na formação docente.

Profª. Ma. Alaide Palagano
 

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM VIVENCIAM EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM PROFISSIONAL DO HELICÓPTERO ÁGUIA DA PM

Os estudantes do 4º semestre do curso de Enfermagem da Uni-Fama, período da manhã, participaram nesta semana de uma atividade prática diferenciada, que contou com a presença do enfermeiro Anderson, integrante da equipe de resgate do Helicóptero Águia da Polícia Militar.
A iniciativa proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de conhecer de perto a rotina de atendimentos pré-hospitalares em situações críticas, como as que envolvem resgate aéreo. Durante a aula, os alunos aplicaram conhecimentos teóricos adquiridos em sala e compreenderam a importância da atuação rápida, eficiente e tecnicamente qualificada no atendimento a vítimas em ambientes não controlados.
De acordo com a coordenação do curso, Prof. Luiz Ferreira, experiências como esta são fundamentais para aproximar a formação acadêmica da prática profissional, ampliando a visão dos futuros enfermeiros sobre os desafios da área de urgência e emergência. A atividade também contribuiu para despertar maior interesse e engajamento dos estudantes, fortalecendo o compromisso da Uni-Fama em oferecer uma educação de excelência.

Profª. Esp. Clarissa de Almeida Trapella                       
 

UNI-FAMA PRESTIGIA O ARTISTA PLÁSTICO FRANCISCO WANDERLEI ROHRER

Hoje, o Pró-Reitor Acadêmico/Administrativo, Prof. Paulo Henrique Ansaldi, do Centro Universitário de Mauá – UNI-FAMA, acompanhado de Renata Ramos e Lilian Polo, esteve na Pinacoteca de Ribeirão Pires para prestigiar as obras do artista plástico brasileiro Francisco Wanderlei Rohrer.
Francisco, que já foi Diretor da unidade de Caieiras, do grupo UNIESP S.A., foi quem recebeu a comissão do UNI-FAMA e apresentou pessoalmente cada uma das obras expostas.
Vê-se em suas obras um estilo próprio fortemente marcado pelo uso de cores vibrantes, por temas alegres, algumas vezes com forte apelo emocional.
Suas obras dialogam com influências de cubismo e neo pop art. Isso sugere formas geométricas, fragmentações visuais, assim como uma estética moderna que valoriza cores fortes, contrastes e elementos visuais impactantes.
Nos temas, Rohrer costuma abordar: identidade, ancestralidade, memória, introspecção, esperança. Ele propõe que suas obras sejam mais do que ornamentais — são convites à reflexão, à sensibilidade, ao sentimento.
Após a visita, foi a vez do Prof. Paulo receber o artista no Campus do UNI-FAMA para um bate-papo sobre os mais variados temas, coisa fácil para quem como Rohrer trafega nas diversas áreas do conhecimento, graças a sua formação ampla, tanto horizontalmente como verticalmente.
O encontro foi marcado por uma experiência enriquecedora que reforça a importância da arte e da cultura na formação acadêmica e humana e que em breve trará surpresas ao Centro Universitário de Mauá.

UNI-FAMA

 

MEMBROS DA CPA DO UNI-FAMA REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL JUNTO À COMUNIDADE ACADÊMICA

O Centro Universitário de Mauá – Uni-Fama realizará, de 14 a 30 de outubro, a Avaliação Institucional promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Criada pela Lei nº 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a CPA deve ser composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica — alunos, docentes, técnicos-administrativos — e da sociedade civil organizada.
A CPA do Uni-Fama é formada de maneira equilibrada por sua presidente, Profª. Elza da Silva Carlos; a representante docente, Profª Regina Helena Marinho; a representante discente, aluna do curso de Enfermagem, Sra. Julia Marins Sensato Reis; a representante técnico-administrativa, Sra. Renata Souza Santos de Souza Ramos; e a representante da comunidade externa, Sra. Renata dos Santos Souza Evangelista.
Durante o mês de setembro, esta comissão intensificou ações de mobilização para coletar informações e opiniões da comunidade acadêmica interna e externa sobre a qualidade dos cursos, serviços e infraestrutura da instituição.
A Profª Elza tem capitaneado uma campanha de sensibilização destacando a importância da participação de todos. Segundo ela, a avaliação é uma ferramenta estratégica para aprimorar os processos institucionais, fortalecer a transparência e consolidar a excelência acadêmica do Uni-Fama.
A campanha, ilustrada por materiais informativos recentemente divulgados, incentiva alunos, docentes, técnicos e membros da comunidade externa a registrarem suas opiniões de forma consciente e colaborativa. A participação ampla é fundamental para que a avaliação reflita a realidade da instituição e contribua efetivamente para a melhoria contínua.
Todos os membros da comunidade acadêmica estão convidados a participar, reforçando o compromisso do Uni-Fama com a qualidade e a responsabilidade social em sua atuação educacional.

Prof. Me. Paulo Henrique Ansaldi
 

ATIVIDADE SOBRE AS ODS 1 E 2 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES EM MAUÁ/SP

No encontro realizado na Escola Municipal Florestan Fernandes, em Mauá, estudantes do curso de Pedagogia desenvolveram uma ação de extensão disciplinar voltada ao grupo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 – Erradicação da Pobreza e ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.
A atividade foi organizada em três grupo abordando temáticas que dialogam diretamente com a alimentação saudável, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida:

  • Alimentação equilibrada: os alunos apresentaram a importância da montagem de um prato balanceado, com a proporção adequada de cada grupo alimentar. Também destacaram o consumo de alimentos da estação, que além de serem mais acessíveis economicamente, favorecem a saúde. Foram discutidas pequenas mudanças no dia a dia, como reduzir o consumo de embutidos.
  • Reaproveitamento e conservação dos alimentos: este grupo trouxe orientações sobre o uso de cascas, talos e folhas na culinária, além de dicas sobre higienização, validade e conservação dos alimentos, utilizando a regra PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai). Como prática, prepararam um bolo de banana com casca e entregaram aos participantes uma apostila com receitas de reaproveitamento.
  • Sustentabilidade e hortas caseiras: o terceiro grupo apresentou os conceitos de ODS e de sustentabilidade, mostrando aos alunos da EJA como é possível cultivar hortas em pequenos espaços. Para exemplificar, levaram uma horta vertical com mudas de coentro, hortelã e tomate-cereja, demonstrando como práticas simples podem contribuir para a autonomia alimentar e para o cuidado com o meio ambiente.
O encontro foi marcado por trocas de saberes e experiências. Alguns estudantes da Pedagogia, que já foram alunos da EJA, compartilharam depoimentos inspiradores sobre sua trajetória educacional, mostrando que a educação é um caminho de transformação pessoal e coletiva.
Essa atividade reafirma o compromisso do centro universitárioe em promover aprendizagem significativa, cidadania e impacto social, articulando teoria e prática em consonância com a Agenda 2030 da ONU.

Prof. Ma. Alaíde Palagano