Boletim Informativo - Faculdade de Mauá - Edição 2

Edição: 2   |   Data: 04/04/2023


A FACULDADE DE MAUÁ RECEPCIONA ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2022

Na segunda feira, dia 01/08, a Faculdade de Mauá - FAMA recepcionou os alunos veteranos do curso presencial de Enfermagem. Como já é de costume, houve uma aula inaugural proferida pelo Diretor, Prof. Ms. Paulo Henrique Ansaldi, seguido de uma palestra proferida pela Coordenadora do curso de Enfermagem, Profª Ms. Nadir Barbosa Silva. Na ocasião, o Diretor falou da importância da organização e da disciplina para que haja um bom aproveitamento acadêmico. Disse sobre os avanços que a Instituição vem tendo e da felicidade de ter autorizado o curso de Direito na Instituição com nota 5, a máxima possível dada a um curso pelo MEC. De olho no futuro, falou sobre os novos desafios que estão por vir, quais sejam, as autorizações dos cursos de Psicologia e de Odontologia. Já a Profª Nadir, tratou de questões acadêmicas específicas do curso de Enfermagem.

ALUNOS(AS) DE ENFERMAGEM DA FAMA VÃO À CAMPO PRESTAR ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM EVENTO

Aos vinte e nove dias de agosto de dois mil e vinte e dois, a Faculdade de Mauá – FAMA, participou da celebração dos treze anos de uma prestigiada Academia do Município, através de ação de divulgação dos Cursos (nos períodos matutino e noturno), juntamente com os alunos e a professora Andreia Grandini do Curso de Enfermagem, onde promoveram atividade de Estágio, com aferição de pressão arterial e saturação sanguínea dos clientes da Academia. A ação foi possível graças ao convite da gerente da academia da unidade de Mauá – Centro, Sra. Elaine. A parceria foi possível após uma visita de cortesia da FAMA ao estabelecimento, com intuito de estabelecer parcerias.

DOCENTES DA FAMA APRESENTAM CICLO DE PALESTRAS EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE RIO GRANDE DA SERRA.

A Faculdade de Mauá – FAMA, foi convidada a proferir palestras em quatro ocasiões no mês de setembro na Escola E. E. Profº Francisco Lourenço de Melo. Nossos docentes ficaram incumbidos na “missão” de criar novas perspectivas, que veio ao encontro das palavras da Coordenadora Edilaine “ A missão da Escola E. E. Profº Francisco Lourenço de Melo, é fazer com que seus alunos enxerguem novos horizontes e alcem voos maiores, além do local onde residem”. Os palestrantes convidados foram: Profª Msc. Delma Gonçalves, representando o Curso de Administração e Pedagogia, com o Tema “Empreendedorismo e Inovação” Prof Dra. Jessia Oliveira dos Santos Fernandes, Enfermeira e Dentista de formação, iniciou com a Tema “Saúde Bucal”, representando o Curso de Enfermagem e encerrou sua participação com a Palestra “A importância da Educação em Saúde com a Teleconsulta Realizado pelo Enfermeiro” Prof. Dr. Ronaldo Aparecido da Silva, com o Tema, “Atuação Do Campo Profissional Da Educação Física” representando o curso de Educação Física. Houve uma participação excepcional dos alunos daquela escola da periferia de Rio Grande da Serra e nosso sentimento foi de que pudemos ajudar a Escola e seus alunos com esclarecimentos mas sobretudo pudemos semear sonhos.

PROJETO DE EXTENSÃO COM VISITA TÉCNICA DOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM NO INSTITUTO MONSENHOR ANTUNES RESIDÊNCIAS INCLUSIVAS

No dia 20/10/22, foi realizada uma visita a unidade do INSTITUTO MONSENHOR, unidade matriz. A visita iniciou as 19:00 horas, com a recepção da técnica de enfermagem, Sr. Arlete, que mostrou para os alunos as dependências da unidade, e o contato com seus assistidos. Neste dia, havia oito assistidos, onde os alunos fizeram a entrega da doação de materiais de limpeza, higiene pessoal arrecadados dentro da FAMA em conjunto com outros semestres. Os alunos montaram um kit pessoal para cada assistido chamado de kit beleza. Houve uma interação muito positiva com alunos e assistidos, e, de uma maneira bem dinâmica e didática, puderam conversar, trocar informações, ideias, acolhimento, distração e interação, momento de troca de conhecimento e aprendizagem. Foi realizada uma anamnese, histórico de enfermagem para podermos em outro momento discorrer sobre cada assistido. O objetivo maior da atividade, que era proporcionar aos alunos um Projeto de Extensão que propiciasse a vivência do profissional de enfermagem com pessoas que estão sob os cuidados e necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais, e que vivem em Residências Inclusivas, foi amplamente contemplado. Lá, in loco, os alunos do curso de Enfermagem da FAMA experienciaram o desenvolvimento de atividades que colaboram no cuidado e nas questões oriundas a realidade de cada um dos moradores.

FAMA VAI À SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE RIO GRANDE DA SERRA PARA DIALOGAR E PROSPECTAR NOVAS PARCERIAS

No mês de novembro, em visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tivemos a grata satisfação de rever velhos e bons amigos, entre eles o Secretário da Pasta, Sr. Nilton e o Chefe de Setor, Sr Nilson. Conversa agradável, lembrança de bons tempos e perspectivas de projetos futuros. A FAMA agradece a calorosa acolhida e se prepara para as novidades, frutos desta importante parceria.

FACULDADE DE MAUÁ SEDIA EVENTO “EMPREENDEDORISMO AFRO E O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MAUÁ

A Prefeitura do Município de Mauá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae e a Faculdade de Mauá – FAMA realizou o evento “Empreenda Afro”, que foi realizado no dia 17/11/22 das 9hs às 17hs. O objetivo do evento foi fomentar o empreendedorismo dos afrodescendentes, por meio de parcerias, que os orientem na gestão de seus negócios, e os estimulem a criar ou ampliar empresas nos seus diversos seguimentos, além de criar um networking de relacionamento e exposições de seus serviços e produtos. O evento contou com diversas palestras, exposições, oficinas e atrações culturais. É a FAMA mais uma vez abrindo suas portas ao entorno, consolidando-se como polo cultural e científico, estimulador de debates e ideias.

FAMA RECEBE ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARA O “TURISMO PEDAGÓGICO”

No dia 17 de novembro, aconteceu na Faculdade de Mauá- FAMA, O evento Turismo Pedagógico, em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Escola Estadual Professora Therezinha Sartori. Na ocasião, tivemos a honra de receber o Diretor da Escola, Prof. Walber Monteiro. Este evento faz parte deum Projeto da FAMA cuja proposta visa dar robustez à inserção regional da FAMA na cidade de Mauá e região, visando trazer aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, nas cidades de Rio grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, atividades extensionistas na forma de Palestras in-loco, proferidas por nossos alunos sob a supervisão de nossos Professores, inclusive com temas encomendados pela própria escola, a depender das necessidades e realidades locais, que contribuam com os discentes, dando-lhes oportunidades de aprendizagem e orientações naquilo que anseiam. Importante destacar que há certificações aos participantes para que possam começar a ir construindo seus currículos. Também oferecemos a estes alunos a oportunidade de conhecerem nossos espaços, através de um “Turismo Pedagógico”, onde o aluno tem a condição de estar na Faculdade conhecendo sua estrutura, laboratórios, etc, tendo também a oportunidade de fazer um teste educacional com uma profissional da área da Psicologia e ainda participar de uma oficina cujo objetivo é de que ele saia do passeio com seu Currículo construído através da orientação de professores do ramo. Por último, oferecemos aos alunos da Rede Pública Estadual, concluintes do 3º ano do Ensino Médio, um curso para o ENEM (https://www.youtube.com/watch?v=pq8TNmkF4iM), intitulado “Trilhas do ENEM”, constituído de vídeos com dicas sobre todos os temas abrangidos neste exame, além de disponibilizar um simulado para que ele possa ir se preparando para a prova! Com estas ações, pretendemos extrapolar os muros das Faculdades e levar conhecimento e orientações a quem deles necessita, cumprindo nosso papel social e prospectando nossas marcas e nossos cursos para a comunidade à qual elas, as instituições, fazem parte. Este Projeto nasceu para sanar uma lacuna observada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da FAMA, que indicava fragilidades da Faculdade em se comunicar com o entorno onde está inserida, em boa medida, como consequência dos tempos da Pandemia de Covid-19. Com ele, FAMA cumpre um papel social importante, de levar às Escolas de Educação Básica, conhecimento e informação. Mais que isto, o Projeto aproxima aquilo que se produz internamente nas Instituições à sociedade que carece de orientações sobre as mais diversas áreas. Com isto, a FAMA pretende também constituir-se, no município de Mauá onde está sediada há décadas, como referência de Ensino de Qualidade, com acesso aos bancos universitários facilitados pela prática de valores mensais baixos para os mais diversos cursos, além do oferecimento de Bolsas de estudo de 100%, 75% e 60%, contando ainda com programas como o FIES e PROUNI.

FACULDADE DE MAUÁ AUXILIA ALUNOS NA PROVA DO ENEM

No dia 20 de novembro a “galera” da Faculdade de Mauá - FAMA, incluindo alunos, professores e pessoal administrativo e operacional, esteve presente nas escolas de Ribeirão Pires e Mauá, auxiliando os alunos no ENEM e celebrando o dia da consciência negra. Percorreu-se mais de 20 escolas para dar aos candidatos aquele último apoio, com oferecimento de kits que incluíam água, barra de cereais e a tão importante caneta preta. Mais que um dia de trabalho, foi uma festa onde toda a comunidade acadêmica confraternizou-se entre si e com os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. A alegria foi registrada na foto ao lado.

FAMA SEDIA O 1º ENCONTRO DE INOVAÇÃO TURÍSTICA DE MAUÁ

A Faculdade de Mauá - FAMA, sediou no dia 28 de novembro o 1º encontro de Inovação Turística de Mauá, Juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mauá, Sra Vera Scudeiro, o Presidente da Câmara dos vereadores, Vereador Geovane Corrêa, entre outras importantes personalidades e Empresários da Região do Grande ABC. A ocasião reuniu Iniciativa Pública e Privada para juntos debaterem sobre o Projeto de tornar Mauá uma cidade de Intenção Turística, com ênfase ao turismo comercial. A FAMA parabeniza todos os envolvidos na organização do Evento que foi um sucesso e o pontapé inicial para outros encontros que oportunizem o diálogo entre os vários setores da sociedade em busca do Desenvolvimento Econômico de Mauá e região.

COMEÇAM AS APRESENTAÇÕES DO SEGUNDO SEMESTRE DOS TCCS NA FAMA

No dia 12 de dezembro iniciou-se na Faculdade de Mauá - FAMA, as apresentações dos TCCs produzidos pelos alunos do curso de Enfermagem. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória no curso de Enfermagem que proporciona aos alunos uma aproximação muito grande com a pesquisa. O primeiro grupo de alunas apresentou o Tema: “O Papel Dos Profissionais De Enfermagem Atuantes Na Atenção Primária No Tratamento De Gestantes Vítimas De Violência Doméstica”. Serão duas semanas de apresentações com temas em diversas áreas da Enfermagem. Parabéns aos alunos concluintes e aos Professores Orientadores.