![]() |
Com a situação preocupante da dengue em Bauru, que virou destaque em vários portais de notícias e se tornou o epicentro da doença no estado, a UNIESB vai suspender todas as atividades presenciais entre os dias 19 e 23 de maio de 2025.
Confira algumas matérias que explicam melhor esse cenário:
Pra mim, Rodrigo Cabello da Silva, foi uma grande honra ter sido convidado como egresso do curso de direito e ter a oportunidade de participar de algo tão importante e valioso como esse grupo sobre DEMOCRACIA, JUSTIÇA, IGUALDADE e PROTEÇÃO DE DIREITOS.
Considero tal iniciativa fundamental, nesse momento de resgate dos valores democráticos e defesa da constituição e da democracia, após sucessivos ataques que a democracia, às instituições democráticas e de defesa dos direitos humanos. A pesquisa proposta vem de encontro com a necessidade de uma sociedade mais colaborativa, igualitária, justa e fortalecida pelas instituições que a constituem ideais e pilares fundamentais constantes da lei mais importante da nação, a Constituição.
Portanto, acredito e espero firmemente como cidadão, egresso e ex-aluno do curso de direito do UNIESB, que será uma experiência incrível. Demonstra o compromisso do UNIESB para com nossa sociedade regional e nacional. Estou muito orgulhoso de reavivar minha vida acadêmica junto à esta instituição de ensino de grande valor para a comunidade de Bauru e Região.
No dia 21 de maio de 2025, a biblioteca do Centro Universitário Bauruense – UNIESB recebeu a doação de um exemplar da obra “Crítica da Dialética do Valor Social do Trabalho e da Livra Iniciativa”, de autoria do Prof. Me. João Luiz Martins Teixeira Soares.
A publicação, que é a versão comercial de sua dissertação de mestrado, apresenta uma análise crítica sobre os fundamentos constitucionais e o conteúdo jurídico da dialética entre dois princípios fundamentais: o valor social do trabalho e a livre iniciativa.
O livro já está disponível para consulta dos alunos e representa uma relevante contribuição acadêmica ao acervo da instituição, fortalecendo o compromisso da UNIESB com a formação crítica e a produção do conhecimento.
A UNIESB agradece ao Prof. João Luiz pela valiosa doação e por sua dedicação ao ambiente acadêmico.
No dia 26/05/2025 a partir das 18h00, na Livraria da Vila da Unidade de Lorena na cidade de São Paulo/SP, haverá o lançamento do Livro "Crítica da Dialética do Valor Social do Trabalho e da Livre Iniciativa" do Professor Me João Luiz Martins Teixeira Soares.
Trata-se da versão comercial da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário de Bauru (ITE) na área de concentração em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos na linha de pesquisa em direitos fundamentais e inclusão social. O escopo central do livro é apresentar uma crítica a dialética existente entre o valor social do trabalho e da livre iniciativa, estabelecidos como fundamentos da república, mas também como fundamentos da ordem econômica constitucional, e, assim, são apresentados ambos os conceitos, desde a sua base de pensamento e o seu conteúdo jurídico, além de refletir sobre a finalidade central da ordem econômica constitucional que é assegurar uma existência digna com base nos ditames da justiça social, apresentando-se, essa finalidade por intermédio de uma análise dos Direitos Sociais, positivados no texto constitucional.
O Professor João Luiz é mestre e doutorando em sistema constitucional de garantia de direitos pelo CEUB - ITE, especialista em Direito Público Aplicado pela Escola Brasileira de Direito - EBRADI, membro do Conselho Editorial da Editora Spessotto, atualmente coordenador de intercambio entre a Escola da Jovem Advocacia e a Escola Superior da Advocacia da OAB Bauru, pesquisador e professor do Centro Universitário Bauruense - UNIESB mantido pela UNIESP S/A.
O Centro Universitário Bauruense – UNIESB parabeniza a professora e coordenadora do curso de Enfermagem Amanda Vitória Zorzi Segalla por mais uma publicação científica na área da saúde, totalizando 07 artigos nos últimos 3 anos.
O estudo intitulado “The influence of the practice environment on nursing care in critical care units: an integrative review”, publicada na revista Texto e Contexto Enfermagem Internacional, analisa a influência do ambiente de prática na qualidade da assistência de enfermagem prestada em unidades de terapia intensiva e emergências hospitalares. Os resultados revelam que ambientes de trabalho desfavoráveis comprometem o bem-estar dos profissionais de enfermagem e a segurança dos pacientes, aumentando o risco de eventos adversos e impactando as taxas de mortalidade. A pesquisa destaca a necessidade de políticas institucionais que promovam condições favoráveis para a atuação dos enfermeiros, com infraestrutura adequada e suporte institucional.
A pesquisa conta com a coleta de dados de Isabella Sabadin, aluna do curso de enfermagem da Universidade Paulista de São Paulo – UNESP campus Botucatu e orientada pela Prof.ª Me. Amanda Segalla apresentou o trabalho como conclusão de curso.
A revista Texto e Contexto Enfermagem é um periódico de circulação internacional e publica artigos técnico-científicos relacionados à área da Saúde e, em especial, da Enfermagem, no formato livre acesso em português, inglês ou espanhol, sendo uma das versões do artigo obrigatoriamente em inglês. É filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e International Academy of Nursing Editors (INANE).
Contudo, o Centro Universitário Bauruense – UNIESB parabeniza todos os envolvidos nesse estudo e agradece aos pesquisadores por proporcionarem qualidade na prestação de serviços e ensino de excelência à comunidade acadêmica.
Link da publicação:
https://www.scielo.br/j/tce/a/xgPKZhbZx5Cd8RjyBxRcLTm/?lang=en
Com a aproximação das férias escolares do mês de julho, a UNIESB busca incentivar um momento de descanso produtivo e enriquecedor aos seus graduandos do curso de direito. A rotina acadêmica do primeiro semestre foi intensa, especialmente em um curso tão desafiador quanto o Bacharelado em Direito. Por isso, nossa equipe acadêmica sugere que aproveitem esta pausa para expandir seus horizontes por meio da sétima arte, assistindo a filmes que abordam questões jurídicas, éticas e sociais relevantes para a nossa formação.
O cinema é uma poderosa ferramenta para despertar reflexões profundas, permitindo aos alunos compreender melhor os dilemas enfrentados pela Justiça, pelo Direito e pela sociedade. Para inspirá-los, a coordenação do curso de Direito e sua equipe acadêmica elaborou uma lista com 10 filmes que tratam, de diferentes formas, de temas jurídicos. Cada obra oferece olhares distintos sobre o Direito e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento crítico e ético de cada um de vocês: