Boletim Informativo - Centro Universitário Bauruense - Edição 24

Edição: 24   |   Data: 17/06/2025


UNIESB suspende atividades presenciais entre os dias 19 e 23 de maio para ação de combate à dengue

Com a situação preocupante da dengue em Bauru, que virou destaque em vários portais de notícias e se tornou o epicentro da doença no estado, a UNIESB vai suspender todas as atividades presenciais entre os dias 19 e 23 de maio de 2025.
Confira algumas matérias que explicam melhor esse cenário:

Pensando na saúde e segurança de toda a comunidade acadêmica, a UNIESB programou um grande processo de desinsetização e desratização da unidade, que será realizado por uma empresa especializada. Serão feitas pulverizações com produto líquido e a colocação de porta-iscas em locais estratégicos, tudo para garantir um ambiente mais seguro para todos.
Mas calma! Ninguém vai ficar sem aula!
Durante esse período, as aulas acontecerão normalmente, só que de forma remota e ao vivo, via plataforma Teams.
Além disso, os alunos irão participar de Projeto de Extensão: Combate à Dengue, contribuindo com informações importantes para a população de Bauru.
Aproveite e fique por dentro de algumas dicas importantes sobre a dengue:
  • Onde o mosquito se multiplica?
Em qualquer lugar com água parada: calhas, caixas d’agua, vasos de planta, bromélias, badejas de geladeira, ralos, garrafas, pneus, piscinas...
  • Como a doença é transmitida?
A fêmea do Aedes Aegypti precisa de sangue para amadurecer seus ovos. Se ela picar alguém infectado, passa a carregar o vírus e pode transmiti-lo para outras pessoas.
  • Sintomas comuns:
Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dores musculares e nas articulações. Em casos graves, a doença pode causar complicações sérias.
  • Como se proteger?
Elimine todos os focos de água parada. Essa é a forma mais eficaz de evitar que o mosquito se reproduza.
Cuidar da saúde é responsabilidade de todos. Vamos juntos nesse combate!

Depoimento de Egresso sobre Grupo de Pesquisa Democracia, Justiça, Igualdade e Proteção de Direitos

Pra mim, Rodrigo Cabello da Silva, foi uma grande honra ter sido convidado como egresso do curso de direito e ter a oportunidade de participar de algo tão importante e valioso como esse grupo sobre DEMOCRACIA, JUSTIÇA, IGUALDADE e PROTEÇÃO DE DIREITOS.
Considero tal iniciativa fundamental, nesse momento de resgate dos valores democráticos e defesa da constituição e da democracia, após sucessivos ataques que a democracia, às instituições democráticas e de defesa dos direitos humanos. A pesquisa proposta vem de encontro com a necessidade de uma sociedade mais colaborativa, igualitária, justa e fortalecida pelas instituições que a constituem ideais e pilares fundamentais constantes da lei mais importante da nação, a Constituição.
Portanto, acredito e espero firmemente como cidadão, egresso e ex-aluno do curso de direito do UNIESB, que será uma experiência incrível. Demonstra o compromisso do UNIESB para com nossa sociedade regional e nacional. Estou muito orgulhoso de reavivar minha vida acadêmica junto à esta instituição de ensino de grande valor para a comunidade de Bauru e Região.

Professor João Luiz doa exemplar de obra jurídica à biblioteca da UNIESB

No dia 21 de maio de 2025, a biblioteca do Centro Universitário Bauruense – UNIESB recebeu a doação de um exemplar da obra “Crítica da Dialética do Valor Social do Trabalho e da Livra Iniciativa”, de autoria do Prof. Me. João Luiz Martins Teixeira Soares.
A publicação, que é a versão comercial de sua dissertação de mestrado, apresenta uma análise crítica sobre os fundamentos constitucionais e o conteúdo jurídico da dialética entre dois princípios fundamentais: o valor social do trabalho e a livre iniciativa.
O livro já está disponível para consulta dos alunos e representa uma relevante contribuição acadêmica ao acervo da instituição, fortalecendo o compromisso da UNIESB com a formação crítica e a produção do conhecimento.
A UNIESB agradece ao Prof. João Luiz pela valiosa doação e por sua dedicação ao ambiente acadêmico.

Livro será lançado na Capital Paulista

No dia 26/05/2025 a partir das 18h00, na Livraria da Vila da Unidade de Lorena na cidade de São Paulo/SP, haverá o lançamento do Livro "Crítica da Dialética do Valor Social do Trabalho e da Livre Iniciativa" do Professor Me João Luiz Martins Teixeira Soares.
Trata-se da versão comercial da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário de Bauru (ITE) na área de concentração em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos na linha de pesquisa em direitos fundamentais e inclusão social. O escopo central do livro é apresentar uma crítica a dialética existente entre o valor social do trabalho e da livre iniciativa, estabelecidos como fundamentos da república, mas também como fundamentos da ordem econômica constitucional, e, assim, são apresentados ambos os conceitos, desde a sua base de pensamento e o seu conteúdo jurídico, além de refletir sobre a finalidade central da ordem econômica constitucional que é assegurar uma existência digna com base nos ditames da justiça social, apresentando-se, essa finalidade por intermédio de uma análise dos Direitos Sociais, positivados no texto constitucional.
O Professor João Luiz é mestre e doutorando em sistema constitucional de garantia de direitos pelo CEUB - ITE, especialista em Direito Público Aplicado pela Escola Brasileira de Direito - EBRADI, membro do Conselho Editorial da Editora Spessotto, atualmente coordenador de intercambio entre a Escola da Jovem Advocacia e a Escola Superior da Advocacia da OAB Bauru, pesquisador e professor do Centro Universitário Bauruense - UNIESB mantido pela UNIESP S/A.

Coordenadora Amanda Segalla acaba de publicar artigo na revista: Texto e Contexto Enfermagem Internacional

O Centro Universitário Bauruense – UNIESB parabeniza a professora e coordenadora do curso de Enfermagem Amanda Vitória Zorzi Segalla por mais uma publicação científica na área da saúde, totalizando 07 artigos nos últimos 3 anos.
O estudo intitulado “The influence of the practice environment on nursing care in critical care units: an integrative review”, publicada na revista Texto e Contexto Enfermagem Internacional, analisa a influência do ambiente de prática na qualidade da assistência de enfermagem prestada em unidades de terapia intensiva e emergências hospitalares. Os resultados revelam que ambientes de trabalho desfavoráveis comprometem o bem-estar dos profissionais de enfermagem e a segurança dos pacientes, aumentando o risco de eventos adversos e impactando as taxas de mortalidade. A pesquisa destaca a necessidade de políticas institucionais que promovam condições favoráveis para a atuação dos enfermeiros, com infraestrutura adequada e suporte institucional.
A pesquisa conta com a coleta de dados de Isabella Sabadin, aluna do curso de enfermagem da Universidade Paulista de São Paulo – UNESP campus Botucatu e orientada pela Prof.ª Me. Amanda Segalla apresentou o trabalho como conclusão de curso.
A revista Texto e Contexto Enfermagem é um periódico de circulação internacional e publica artigos técnico-científicos relacionados à área da Saúde e, em especial, da Enfermagem, no formato livre acesso em português, inglês ou espanhol, sendo uma das versões do artigo obrigatoriamente em inglês. É filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e International Academy of Nursing Editors (INANE).
Contudo, o Centro Universitário Bauruense – UNIESB parabeniza todos os envolvidos nesse estudo e agradece aos pesquisadores por proporcionarem qualidade na prestação de serviços e ensino de excelência à comunidade acadêmica.
Link da publicação:
https://www.scielo.br/j/tce/a/xgPKZhbZx5Cd8RjyBxRcLTm/?lang=en
 

Férias de Graduandos em Direito pede descanso qualificado!

Com a aproximação das férias escolares do mês de julho, a UNIESB busca incentivar um momento de descanso produtivo e enriquecedor aos seus graduandos do curso de direito. A rotina acadêmica do primeiro semestre foi intensa, especialmente em um curso tão desafiador quanto o Bacharelado em Direito. Por isso, nossa equipe acadêmica sugere que aproveitem esta pausa para expandir seus horizontes por meio da sétima arte, assistindo a filmes que abordam questões jurídicas, éticas e sociais relevantes para a nossa formação.
O cinema é uma poderosa ferramenta para despertar reflexões profundas, permitindo aos alunos compreender melhor os dilemas enfrentados pela Justiça, pelo Direito e pela sociedade. Para inspirá-los, a coordenação do curso de Direito e sua equipe acadêmica elaborou uma lista com 10 filmes que tratam, de diferentes formas, de temas jurídicos. Cada obra oferece olhares distintos sobre o Direito e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento crítico e ético de cada um de vocês:

  1. Doze Homens e uma Sentença (1957) – Um jurado tenta convencer os demais, em um julgamento de homicídio, sobre a necessidade de se avaliar as evidências com imparcialidade e responsabilidade.
  2. Tempo de Matar (1996) – Um advogado luta por justiça ao defender um pai acusado de matar os homens que violentaram sua filha, em um caso marcado pelo racismo no sul dos Estados Unidos.
  3. Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000) – Baseado em fatos reais, mostra uma assistente jurídica que enfrenta uma poderosa empresa acusada de contaminar águas e prejudicar uma comunidade.
  4. Philadelphia (1993) – Aborda o preconceito e a luta de um advogado demitido após revelar que tem AIDS, levando seu antigo empregador à Justiça por discriminação.
  5. O Veredito (1982) – Um advogado desacreditado busca redenção ao assumir um caso contra um hospital, em busca de justiça para uma vítima de erro médico.
  6. O Julgamento de Nuremberg (1961) – Retrata os julgamentos de juízes nazistas após a Segunda Guerra, debatendo responsabilidade moral e legal.
  7. Questão de Honra (1992) – Uma corte marcial militar e discussões sobre ética, lealdade e obediência são o cerne desta trama intrigante.
  8. O Informante (1999) – Mostra um cientista denunciando práticas ilegais da indústria do tabaco, enfrentando pressões e ameaças.
  9. Um Sonho de Liberdade (1994) – Apesar de ser essencialmente uma história de resiliência, traz reflexões sobre os limites e as falhas do sistema prisional.
  10. Os Suspeitos (2013) – O desaparecimento de duas crianças coloca pais, polícia e Justiça diante de questões éticas e morais complexas.
Os alunos que se sentirem motivados para além do desfrute dessas obras, poderá compartilhar suas impressões entre os colegas de forma a engrandecer a troca de experiências.
Importante destacar que, para o estudante de Direito, todos os conflitos da sociedade é sempre uma fonte de aprendizado e interpretação, assim, aproveite o descanso merecido, mas amplie seus horizontes. O Direito vai além dos livros; está presente na vida, nos conflitos e na busca constante pela justiça. Boas férias e ótimos filmes!