Boletim Informativo - Centro Universitário UNI-FAMA - Edição 13

Edição: 13   |   Data: 23/05/2025


BATATA-QUENTE DIFERENTE: MOVIMENTO, EMOÇÃO E APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Na disciplina Educação, Corpo e Movimento, ministrada pela professora Alaíde Palagano Ferreira, os alunos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia vivenciaram mais uma atividade prática: a Batata-Quente Diferente.
A proposta integra a metodologia da disciplina, que valoriza a experiência corporal como elemento essencial para a formação dos futuros professores, conectando teoria e prática pedagógica.
Como foi a atividade?
Organizados em círculo, com uma cadeira incluída na roda, os estudantes passaram entre si uma almofada em formato de abacaxi, representando a "batata-quente". Quem estivesse com o "abacaxi" deveria rapidamente contornar todo o círculo por fora e tentar sentar-se na cadeira antes que a almofada fosse novamente colocada sobre o assento.
Diferente da tradicional batata-quente, nesta dinâmica não houve eliminação. Todos continuavam participando do jogo, promovendo integração, cooperação e estímulo constante.
O que a brincadeira desenvolve?

  • Coordenação motora geral (correr, sentar, manipular objetos)
  • Agilidade e velocidade de reação
  • Atenção e percepção espacial
  • Planejamento motor
  • Trabalho em equipe e respeito ao tempo do outro
  • Controle emocional diante do desafio
Reflexão pedagógica: trabalhar com e sem eliminação
Durante a formação infantil, é importante que as crianças vivenciem tanto brincadeiras com eliminação quanto sem eliminação.
Brincadeiras sem eliminação, como esta proposta, reforçam valores de inclusão, persistência e oportunidade de melhoria contínua, permitindo que todos participem até o final, sem gerar exclusão ou frustração precoce.

Por outro lado, atividades com eliminação — conduzidas de forma ética e respeitosa — também são necessárias, pois ensinam a lidar com perdas, frustrações, respeito às regras e a importância do recomeço, competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade.
Integração com a Neurociência do Movimento
Esta vivência também foi articulada à aula de Neurociência do Movimento, abordando os hormônios liberados durante a prática corporal:
  • A brincadeira ativa a liberação de adrenalina e noradrenalina, hormônios que preparam o corpo para a ação rápida (a chamada “resposta de luta ou fuga”), aumentando o estado de alerta, a frequência cardíaca e a concentração.
  • A participação ativa e a diversão também favorecem a liberação de dopamina, relacionada à sensação de prazer e motivação, e de endorfina, que gera bem-estar e alívio do estresse.
Esses hormônios são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças, mostrando que o movimento lúdico vai muito além do gasto de energia: ele é parte essencial da formação integral.
Vivência, reflexão e prática consciente
Ao vivenciar a “Batata-Quente Diferente”, os alunos do curso de Pedagogia compreenderam, na prática, como o corpo, a emoção e a aprendizagem estão profundamente conectados, e como o professor pode utilizar o brincar de maneira estratégica para potencializar o desenvolvimento infantil.

Prof.ª Alaíde Palagano Ferreira

 

UNI-FAMA PROMOVE PALESTRA SOBRE AUTISMO

Com grande entusiasmo, o Centro Universitário de Mauá, UNI-FAMA, recebeu, no dia 28 de abril, o renomado Sr. Thiago Almeida para uma palestra impactante em nosso auditório. Abordando a temática da inclusão social, sua apresentação, intitulada “Autismo para além do Diagnóstico”, proporcionou reflexões valiosas e um olhar mais profundo sobre o universo do autismo.
Ao final de sua brilhante fala, o autodenominado “pai atípico”, foi incansável em responder pontualmente a cada indagação dos alunos dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Administração, que em suas falas, abrilhantaram tudo o que havia sido dito com suas próprias experiências. Aliás, o clima do evento foi tão intimista, apesar do enorme público, que todos se sentiram à vontade para exporem em suas experiências, suas inquietações, medos e ansiedades.
Ao final, já com o horário bastante adiantado e sem ninguém arredar o pé do auditório, o palestrante, Thiago Almeida foi homenageado pela UNI-FAMA por seu trabalho e ovacionado por todo o auditório.
De fato, foi uma experiência incrível e inesquecível para toda a comunidade acadêmica do UNI-FAMA.

Prof. Paulo Henrique Ansaldi

 

EM ATIVIDADE EXTENSIONISTA, ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DO UNI-FAMA LEVAM INFORMAÇÕES E AÇÕES DE PREVENÇÃO À SAÚDE AOS MUNÍCIPES DE MAUÁ, NO SUPERMERCADO E ATACADISTA SPANI

O Centro Universitário de Mauá, através do curso de Enfermagem e sob a batuta do seu coordenador, Prof. Luiz Ferreira, aproveitou o movimento do dia das mães para promover uma ação no estacionamento de um dos maiores supermercados do município de Mauá.
A ação consistiu em levar informações básicas de saúde, além de fazer aferições de pressão arterial e nível de glicose nas pessoas que passavam pelo local.
Estas pessoas, em sua maioria, são moradores do município de Mauá, que em geral têm acesso restrito à informação de qualidade e aos serviços de saúde.
Ações como estas são muito importantes na formação de nossos alunos, porque, para além de todas as questões da formação técnica, proporcionam momentos de vivências e experiências, que permitem desenvolver no discente uma visão humana e holística sobre o seu fazer profissional.
Parabéns aos alunos e ao coordenador do curso de Enfermagem por mais esta importante ação.

Prof. Paulo Henrique Ansaldi


 

SEMANA DA ENFERMAGEM NO UNI-FAMA DÁ NOVO TOM AOS EVENTOS ACADÊMICOS

Por mais um ano, o curso de Enfermagem do UNI-FAMA se mobilizou e protagonizou um evento digno de aplausos.
Com início no dia 14/05 e término em 23/05, alunos do curso, nos períodos matutino e noturno, puderam experimentar um amplo leque de atividades, hora como expectadores, hora como protagonistas.
As atividades encaminhadas durante o período foram bastante diversificadas e deram conta da tríade máxima esperada em uma Instituição de Ensino Superior, ou seja, o ensino-pesquisa-extensão.
O trabalho em sala de aula dos docentes do curso de Enfermagem já previa, desde o início do semestre, a abordagem da extensão disciplinar e da pesquisa. Portanto, o que se viu durante a “Semana da Enfermagem”, foi o resultado de um trabalho que se iniciou em fevereiro e que culminou com apresentações de Banners, resultado das pesquisas desenvolvidas nas diversas disciplinas que cada turma vem cursando no semestre, além de trabalho de pesquisa, resultado das Atividades Práticas Supervisionadas. Em ambos os casos, as apresentações foram feitas internamente, no Campus do UNI-FAMA até o dia 16/05. Na semana seguinte, que compreendeu o período de 19 a 23/05, os alunos, juntamente com seus professores, foram a campo, levarem à comunidade externa, o resultado das pesquisas que produziram. Assim, em grupos acompanhados de seus Mestres, puderam apresentar seus trabalhos na Escola Estadual Therezinha Sartori, a alunos que cursam o Ensino Médio e Técnico em Enfermagem e em UPAS e UBS, nestes casos, apresentando aos pacientes que aguardavam suas respectivas consultas.
Para abrilhantar ainda mais a Semana de Enfermagem, também houve a apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão do curso de Administração, que deram um toque maravilhoso ao evento, garantindo a pluralidade de temas abordados promovendo a  multidisciplinaridade latente no ambiente, vez que todos os trabalhos tiveram o viés da COP 30, sob o “guarda-chuvas” da Agenda 2030.
Para além dos trabalhos de Pesquisa e Extensão, houve, pontualmente, duas palestras que prenderam os estudantes nas cadeiras do auditório do UNI-FAMA. A primeira, feita no dia 14/05 foi proferida pelo Enfermeiro Anderson Leite de Oliveira, Tripulante de resgate aeromédico do Águia, que trouxe suas experiências de atendimentos feitos em casos de extrema gravidade através da aeronave da Polícia Militar. Na noite do dia 16, a Palestra foi sobre a experiência da palestrante Géssia Jordão como membro da Equipe Multidisciplinar em Atenção Perinatal. Ambas as palestras lotaram o auditório e promoveram, momentos em que os puderam interagir com os palestrantes.
Para além de todas as atividades acadêmicas, sobrou tempo para muita brincadeira e descontração, através de exercícios e atividades lúdicas que abrilhantaram por demais o evento.
Em meio a estas atividades de descontração, apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão, palestras, ainda houve tempo para que os alunos apreciassem as guloseimas que foram servidas durante todo o período de atividades, que superou em verdade, uma semana.
O resultado não poderia ser melhor. Os semblantes de alegria e satisfação nos rostos de nossos discentes e docentes, falaram por si. Na opinião modesta deste que escreve, o UNI-FAMA deu um salto qualitativo imenso em seu fazer acadêmico e o fruto de um trabalho que foi pensado, planejado e executado ao longo de todo o semestre, resultou espontaneamente, na melhor “Semana de Enfermagem” que a UNI-FAMA jamais viu.
Parabéns, Prof. Luiz Ferreira, Profª Regina, Profª Clarissa, Prof. Antônio, Profª Delma, Prof. Roosevelt, Profª Alaíde e Profª Elza, Equipe administrativa e operacional, e claro, parabéns alunos da Enfermagem e da Administração da UNI-FAMA!

Prof. Paulo Henrique Ansaldi


 

CURSO DE DIREITO DO UNI-FAMA PROMOVE PALESTRA AOS AGENTES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Numa parceria entre o UNI-FAMA e a GCM da cidade de Mauá, os agentes da Guarda Civil Municipal tiveram um curso de formação, promovida pela Secretaria de Segurança Pública de Mauá, de forma a qualificar os serviços prestados à população Mauaense. Durante a formação, o Centro Universitário de Mauá deu sua contribuição, através da fala da Coordenadora do curso de Direito da UNI-FAMA, Prof. Vandrea Pereira da Costa Canelhas, que tratou da importância do conhecimento e atualização da legislação para os guardas civis, durante o seu trabalho.
Esta parceria foi possível graças a um encontro muito produtivo entre o Secretário de Segurança Pública, Dr. Matheus Ferreira, da Coordenadora do curso de Direito, Dra. Vandrea e do Pró-reitor Acadêmico do UNI-FAMA, Prof. Paulo Henrique Ansaldi, que discutiram diversos assuntos afeitos ao município, as contribuições que cada instituição pode promover para a melhoria dos serviços prestados pelo setor público e a importância na interlocução dos diversos atores da comunidade em busca de dias melhores.
Nós, do UNI-FAMA nos sentimos honrados com a parceria e saudamos todos os profissionais da Secretaria de Segurança Pública da cidade de Mauá, em especial ao Dr. Matheus e Dr. Mário.

Prof. Paulo Henrique Ansaldi


 

PROJETO DE EXTENSÃO “ESG – O AMIGO DO MEIO AMBIENTE” É DESTAQUE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO UNI-FAMA

Os alunos do curso de Administração do UNI-FAMA apresentaram, com grande entusiasmo e engajamento, o projeto de extensão “ESG – O Amigo do Meio Ambiente”, iniciativa que integra práticas sustentáveis à formação acadêmica e promove a conscientização ambiental dentro e fora do ambiente universitário.
Desenvolvido sob a perspectiva do conceito ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – o projeto tem como principal objetivo incentivar ações responsáveis e sustentáveis, promovendo a educação ambiental, a redução de impactos ecológicos e o fortalecimento de uma cultura de responsabilidade socioambiental entre os acadêmicos e a comunidade.
A culminância do projeto aconteceu com a apresentação para a comunidade durante a Semana da Enfermagem, realizada no dia 15 de maio de 2025, a partir das 19h, no campus da UNI-FAMA. Na ocasião, os alunos compartilharam os principais conceitos trabalhados, bem como iniciativas e soluções voltadas à sustentabilidade empresarial, mostrando como o ESG pode ser aplicado na prática em diferentes contextos.
A coordenadora do curso, prof. Delma Gonçalves, destaca a importância da iniciativa: “O projeto contribui não apenas para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também para a formação de profissionais mais conscientes, comprometidos com os desafios ambientais e preparados para implementar práticas ESG no ambiente corporativo. ”
O projeto “ESG – O Amigo do Meio Ambiente” reforça o compromisso da UNI-FAMA com a educação de qualidade, a cidadania e a construção de um futuro mais sustentável. Parabéns aos alunos de Administração pelo empenho e dedicação!

Profª Delma Gonçalves

 

CORPO DOCENTE DO UNI-FAMA SE REÚNE PARA AVALIAR O SEMESTRE, PROSPECTAR PROJETOS FUTUROS E DISCUTIR OS RESULTADOS DO ENADE 2023 E O DECRETO Nº 12.456, DE 19 DE MAIO DE 2025 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO SUPERIOR.

No dia 21/05, o Corpo Docente do UNI-FAMA, juntamente com as coordenações de curso e com seu dirigente, reuniu-se para uma avaliação dos trabalhos realizados, dado a proximidade das Provas P2 e do final do semestre letivo. Aproveitou-se para apresentar ao corpo docente os resultados do ENADE 2023, já que até então, o tema foi tratado apenas entre o corpo diretivo e as coordenações de curso. Por último, tratou-se de conversar sobre o recém publicado Decreto Nº 12.456, que representa uma significativa atualização do marco regulatório da educação a distância (EaD) no ensino superior brasileiro.
Em meio à conversa descontraída e nem por isto menos séria, o grupo foi muito elogiado pelo Pró-reitor acadêmico/administrativo da IES que frisou os avanços conquistados à custa de muito trabalho pela equipe. Trata-se de um salto qualitativo importante dado pelo UNI-FAMA no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos, graças ao planejamento, execução e entrosamento da equipe e, sobretudo, do esforço de todos em fazer cada vez melhor o que já se vinha fazendo.
O Centro Universitário de Mauá vem se preparando desde 2021, num projeto audacioso, e hoje podemos dizer exitoso, de sua Mantenedora, na figura de sua Reitora, Prof. Cláudia Aparecida Pereira, buscando a autorização de cursos regulados, como é o caso do curso de Odontologia, Direito e Psicologia, além do já tradicional curso de Enfermagem. Também da transformação da Faculdade de Mauá em Centro Universitário de Mauá.
Este projeto, nasceu da necessidade de apresentar respostas ao problemático cenário em que o Ensino Superior Brasileiro se encontra, sobretudo, depois da Epidemia de Covid 19, que acentuou os já existentes impasses.
Os movimentos do MEC, sobretudo o Decreto Nº 12.456 vem ao encontro do que o UNI-FAMA vem propondo ao longo dos tempos e daquilo que ela se pôs a fazer, qual seja, oferecer ensino superior, presencial, de qualidade à população do município de Mauá e adjacências. Hoje, na cidade de Mauá, não há paralelo no Ensino Superior ao UNI-FAMA, haja vista o espectro de cursos presenciais oferecidos, a qualidade de ensino praticada e a infraestrutura existente.
Trata-se de uma conquista coletiva, que se iniciou com o olhar visionário da UNIESP S.A.

Prof. Paulo Henrique Ansaldi