Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 2

Edição: 2   |   Data: Março/2023


Formatura de concluintes 2022.2

É quase impossível falar sobre formatura sem falar da emoção que marca esse momento único na vida de milhares de formandos. Isso é bem percebido na fala da Enfermeira Tatiana Santana Silva Bessa " A formatura foi maravilhosa! Ser Enfermeira é o que eu sempre quis e nesse 5 anos pude realizar. Tivemos a pandemia e mesmo assim não desistimos." Colaram grau 126 estudantes dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. Usar a beca no grande dia, ouvir discurso emocionante e jogar o capelo para o alto são apenas alguns dos rituais que nossos estudantes experimentaram no dia 17/03 . A verdade é que essas tradições representam algo muito significativo para os estudantes. Elas marcam o rito de passagem do formando para uma nova fase da sua vida. "A formatura representa o encerramento de uma grande etapa que foi concluída com sucesso" disse Lorrayne da Silva Roxa - aluna do cirso de Enfermagem As cerimônias de formatura surgiram entre os séculos XI e XII, nas universidades medievais de Paris, criada em 1214, e de Bolonha, criada em 1150 e até hoje marcam esse momento e o tornam ainda mais significativo para milhares de pessoas, formandos, familiares e amigos. Naquela época, a oferta de cursos não era tão ampla quanto hoje. As principais áreas de estudo eram voltadas para a área da saúde e ciências humanas, com os cursos de Medicina, Direito e Teologia. Assim, após concluir a graduação, os alunos recebiam um “testemunho de habilidade” em uma cerimônia de entrega.

Acolhimento a novos alunos

No dia 13/03, acolhemos nossos calouros do curso de Direito com um Ciclo de Palestras e ambientação. Nessa ocasião, descobrimos que mais da metade da turma é composta por filhos de ex-alunos. Vários responsáveis trouxeram, pela primeira vez, seus filhos no primeiro dia de aula. Ao serem recebidos pelos coordenadores Prof. Rodrigo Plaza e Profª. Flâmer Tàvora, era nítida a emoção de retorno ao ambiente em que se formaram. " Gente! É mais que gratificante ver, hoje, minha filha no UNIRJ. Uma instituição em que passei os melhores cinco anos da minha vida,com excelentes professores! Não só professores, mas seres humanos que me ensinaram muito na vida. Parabéns a todos os envolvidos! Orgulho me define!" falou entusiasmada a ex aluna Fernanda Fonseca, que hoje tem sua filha Fabíola Fonseca no primeiro período do curso de Direito do UNIRJ. Matricular seus filhos na instituição em que se formou é o certificado da boa formação.

Parceria com Movimento Cultural de Jovens da Zona Oeste

O Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ sabedor das suas responsabilidades sociais e através da Coordenação de Extensão orgulha-se em receber o Movimento Cultural de jovens da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto tem o objetivo de alcançar a juventude periférica por meio da arte e da cultura, proporcionando emancipação popular. O coletivo teve sua construção com jovens da Zona Oeste indignados com a falta de aparatos culturais locais e encontrou no UNIRJ o apoio necessário para a promoção de ações de resgate daqueles que necessitam. O projeto é vinculado ao Conselho Municipal da Juventude Carioca e promete contribuir com o fim da desigualdade social por intermédio de de ações culturais. Teremos, em nosso espaço, rodas de conversa, palestras com a coordenadora do NAP, Prof Luisa Baroni, para o empoderamento dos jovens, cantinho da estimulação da leitura, teatro e outras atividades. Todos estão convidados .

Homenagem a mulher

A ideia de uma celebração dedicada às mulheres surgiu em 1908, quando cerca de 1500 mulheres nos EUA se uniram em uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Em 1909, o Partido Socialista dos EUA oficializou o Dia Nacional da Mulher em 28 de fevereiro. Somente em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, houve a aprovação para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. A ideia também era obter apoio para a aprovação do sufrágio universal, isto é, o direito de as mulheres também votarem. Até que se chegasse à data que conhecemos hoje, tiveram muitas outras manifestações. A Primeira Guerra Mundial, em 1914, fez com que eclodissem ainda mais protestos ao redor do globo, como o ocorrido em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II da Rússia. Essas mulheres lutaram contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. O levante ficou conhecido como o protesto “Pão e Paz”. Em 1921, bateu-se o martelo final para que essa data fosse o Dia Internacional das Mulheres. Mas somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional para a igualdade de gênero. Por isso, a demanda do Dia Internacional das Mulheres vai muito além de presenteá-las com flores ou maquiagens. É um dia de mobilização pelas mulheres que já lutaram, pelas que lutam e aquelas que lutarão pelos direitos de todas nós e pela igualdade de gênero.

Centro Universitario do Rio de Janeiro e sua responsabilidade Social - Taekwondo

O Centro universitário do Rio de Janeiro, expandido suas ações sociais, oferece, gratuitamente, aulas de Taekwondo. O Taekwondo traz vários benefícios , tanto físicos como sociais. Os benefícios da luta taekwondo são:1 - Desenvolve a coordenação motora. 2 - Trabalha a memória. 3 - Ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito. 4 - Desenvolve o espírito de luta, a autoconfiança, a vontade de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade. Trazer o Taekwondo para dentro do UNIRJ representa um resgate aos jovens em vulnerabilidade social ou emocional. No futuro, pretendemos expandir a oferta para trabalharmos a inclusão.

Recebendo o autor Rafael Sanzio Amaral

No dia 29/03 (quarta feira) recebemos o autor Rafael Sanzio Amaral, brasileiro residente em Córdoba - Argentina , estudioso das questões de gênero e diversidade, lançou o livro Ideologia de Gênero e a Ilusão do corpo equivocado" no Centro Universitário do Rio de Janeiro com a presença dos estudantes de Direito e Enfermagem. A iniciativa partiu da Comissão de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos - CAID coordenada pela Prof. Flâmer Távora. " Foi ótima a palestra. Os alunos Adoraram.Eu já o convidei para a Semana Jurídica em uma vídeo conferência" Falou a Professora, atestando a importância do tema e a brilhante palestra do autor. O editor da Letra Capital, Sr João Batista Pinto também declarou :" É um tema polêmico, mas traz muita informação importante para todos, principalmente para pais e educadores" O livro propõe um reflexão de o que leva uma adolescente de 16 anos a remover cirurgicamente seus seios, inviabilizando a amamentação de seus futuros filhos, se engajando na modelagem cirúrgica de um pênis para fins estéticos sem utilidade fisiológica? O que está por trás da decisão de uma jovem ou pré-adolescente na busca de uma identidade de gênero imaginário através de um mercado de clínicas estéticas com lucros anuais gigantescos?” Estão todos convidados a essa leitura!

Ambulatório de prática em enfermagem e sua ação para a comunidade

O curso de Enfermagem, coordenado pelo prof Eduardo Silva, tem em seu Ambulatório Escola, coordenado pelo Prof Mauro Ferreira Cabral, o programa de Educação e Saúde que oferta três projetos: Controle da glicose, Orientação da gestante menor e Incentivo à amamentação. Esse programa está aberto à comunidade e atende gratuitamente a grupos de pessoas que buscam orientação e acompanhamento para melhoria da qualidade de vida. No projeto de controlo da Glicose, os participantes são atendidos mensalmente, verificam sua taxa de açúcar no sangue e são orientados para educação alimentar, exercícios e enviados para acompanhamento médico. Cada vitória na redução da taxa de glicose é comemorada pelos envolvidos. O Projeto de acompanhamento de menores gravidas, visa, antes de qualquer coisa, ao apoio a essa futura mãe e a família. |É um programa educativo que enaltece a importância do pré natal e acompanha se essas visitas estão acontecendo. Busca orientar as futuras mamães no tocante à higiene e desenvolver habilidades necessárias ao cuidado do bebê. O projeto de amamentação oferece um espaço destinado a esse fim, assim como auxilia na posição e orienta todo o processo de amamentar da mãe Os cursos oferecidos pelo UNIRJ não se prendem à formação profissional clássica, mas sim fazer dessa formação sujeitos melhores e mais humanos. Assim, em todos os cursos ofertados pelo UNIRJ e principalmente, no curso de Enfermagem, preparamos pessoas para cuidar de outras pessoas. A preocupação com saúde coletiva e educação para mais saúde norteiam os programas expansionistas do curso.