![]() |
No dia 05/07/2024 a Faculdade de Osasco foi convidada pelo Fundo de Solidariedade de Osasco a participar do Arraiá do Servidô.
O Arraiá do Servidô é uma tradicional festa junina para os servidores públicos de Osasco e aberto ao público em geral, tendo como principal objetivo arrecadar fundos para o Fundo Social de Solidariedade.
A Faculdade de Osasco foi um dos patrocinadores desse evento e em contrapartida, pode montar seu stand e fazer panfletagem, divulgando assim, o nome da Faculdade.
A realização dessa Ação para a comunidade foi muito importante para eles conhecerem melhor nossa Instituição.
A Faculdade de Osasco em parceria com a ONG Tampinhas que Curam, se tornou Ponto de Coleta para arrecadação de tampinhas e de lacres, que abrange tanto o aspecto social quanto o ambiental.
Além de ser ponto de coleta, há mutirões na Faculdade para a realização de triagem das tampinhas para envio as empresas.
O Tampinhas que Curam é um projeto socioambiental sem fins lucrativos, guiado por um duplo objetivo: ajudar crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e promover a sustentabilidade através da reciclagem. A iniciativa é totalmente voluntária e se dedica à coleta de tampinhas plásticas e lacres de latinhas, que são enviados para reciclagem. Os recursos obtidos com a venda dos materiais são investidos no tratamento dessas crianças.
No Tampinhas que Curam, vemos cada tampinha como uma oportunidade de fazer a diferença. Ao promover a reciclagem, ajudamos a reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos plásticos. Ao mesmo tempo, os recursos gerados oferecem esperança e suporte a crianças que lutam contra o câncer, proporcionando melhores condições de tratamento e bem-estar para elas e suas famílias. Através da dedicação contínua de nossos voluntários e do apoio de nossos parceiros, trabalhamos incansavelmente para criar um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na vida das crianças que ajudamos, unindo sustentabilidade e solidariedade em uma causa única e transformadora.
Quer conhecer mais o projeto acesse o site: https://tampinhasquecuram.com.br/
No dia 05/08/2024 foi realizada a Ação de Boas-Vindas aos Calouros, organizada pelos professores e Direção da Faculdade de Osasco.
Em um primeiro momento, os alunos foram recebidos com um Café da tarde, com bolos, lanches e sucos.
Após o café, os alunos foram encaminhados a Sala de Aula, onde foi apresentado o Calendário Acadêmico, Portal do Aluno, Regimento Geral e Manual do Aluno.
Ao final, as coordenadoras dos cursos fizeram uma dinâmica para que houvesse uma maior interação com os alunos e todos receberam uma caneca sustentável da Faculdade de Osasco
No dia 19/10/2024 foi realizada a “Festa Dia das Crianças” no Centro Comunitário do Jardim Veloso.
Nas semanas anteriores foram feitas as arrecadações e triagem de doces e brinquedos na Faculdade.
No dia do evento foi feito os lanches e distribuídos para as crianças e familiares atingindo o total de 980 pessoas, no total foram distribuídos 450 kits de presentes. Contou também com pula-pula e apresentação do grupo artístico Ärte na Lata
No dia 19/12/2024 foi realizada a “Ação Social de Natal” no Instituto Vivereh em Osasco. Foram coletados, triados e entregues 60 kits de presentes para as crianças atendidas pelo Instituto.
O Instituto Vivereh tem atuado no Assessoramento das Políticas Públicas de Assistencial Social e Defesa de Direitos Humanos nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Esporte com relevância pública e social em Osasco.
Objetivo do Instituto Vivereh é contribuir para a melhoria das condições de vida dos assistidos. Coube à IES receber, triar e entregar os presentes, o Professor da Faculdade atuou como Papai Noel no Instituto.¨
No dia 30/11/2024 foi realizada ação social “Ação de Saúde Comunitária” onde foram abordados temas importantes como o Câncer de Mama, Diabete, HIV/AIDS, Hipertensão e Pressão Arterial. O objetivo da realização desse evento, foi atender à comunidade em torno da Faculdade e mostrar a importância do autoexame de cuidarmos da nossa saúde constantemente. Os discentes explanaram cada tema mencionado falando da importância de cada um.
O câncer de mama é um grave problema de saúde pública. A curva da mortalidade pela doença vem aumentando cada ano no Brasil em relação a países mais desenvolvidos.
Sobre a diabete, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são peças-chave para manter o diabete controlado. Estes cuidados ajudam a evitar maiores complicações a longo prazo, incluindo internações e óbitos pelo agravamento da doença.
O dezembro vermelho foi escolhido para uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação. O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids.
Como é importante as pessoas observarem a sua saúde. Quase metade das pessoas com hipertensão hoje em todo o mundo não tem conhecimento de sua condição. Esta condição pode causar AVC, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, danos renais e muitos outros problemas de saúde.
Além dos atendimentos, tivemos a feira do livro para estimular a leitura, massagem.
A realização dessa Ação para à comunidade foi de extrema importância, pois sabemos que a saúde pública está cada vez mais impossível. A maioria das pessoas não tem acesso as informações.
Além da participação dos discentes, tivemos a presença ilustre do Vereador Ralfi Silva, uma das pessoas que apoiam nossas ações.