Boletim Informativo - Faculdade de Osasco - Edição 8

Edição: 8   |   Data: 30/06/2024


Faculdade de Osasco promove Ação Social em prol a Comunidade sobre a Declaração de Imposto de Renda, ano base 2023


No dia 23/03/2024, a Faculdade de Osasco em parceria com o Professor e Contador Claudinei Mariano de Sousa, realizou a Ação Social em prol a Comunidade sobre a Declaração de Imposto de Renda, ano base 2023 – Exercício 2024.
O objetivo dessa ação social, foi é ajudar a comunidade gratuitamente com a Declaração, informando sobre todos os processos e realizando o preenchimento e envio da Declaração do Imposto de Renda – IRPF 2024 – Pessoa Física, via sistema da Receita Federal.
Além disso, houve também o esclarecimento de dúvidas dos contribuintes locais.
 

A Consultoria Brazil Escola Segura em parceria com a Faculdade de Osasco realiza Treinamento Emergencial Escolar

No dia 27/04/2024 a Consultoria Brazil Escola Segura em parceria com a Faculdade de Osasco, realizou um Treinamento Emergencial Escolar, cujo objetivo foi de simular ações de ataque e quais procedimentos a serem adotados.
O treinamento contou com dinâmica de Liderança com Psicóloga, Instrução de Primeiros Socorros com a Equipe do SAMU, Instrução de Defesa Pessoal e Aulas Teóricas de Invasão e Tática Escolar.
Esse projeto é idealizado pela Consultoria Brazil Escola Segura, cujo responsável é o GCM Claudio José Vieira, em parceria com outros Guardas Civis Municipais – GCM e com a Ronda Municipal – ROMU. Esse projeto visa a preparação dos alunos, dos professores e diretores de várias escolas, além da preparação dos policiais para uma situação de emergência contra-ataques terroristas, que geram violência escolar.
A consultoria Brazil Escola Segura é especializada em treinamentos voltados para a segurança no ambiente escolar, direcionados a jovens e adultos, incluindo alunos, professores e ao policiamento escolar. A abordagem do treinamento consiste em dinâmicas práticas e instrutivas que preparam os participantes para lidar com situações emergenciais envolvendo invasões por indivíduos armados com facas ou armas de fogo.
De maneira geral, alunos e professores são convidados a explorarem o ambiente escolar, e usar algumas técnicas ao seu favor. Como:
Fuga: Ensina-se a identificar e executar rotas de fuga seguras, capacitando os participantes a evacuar o local de maneira rápida e organizada ao perceberem uma ameaça.

Abrigo: Os treinamentos incluem como identificar e utilizar abrigos ou esconderijos eficazes dentro das instalações escolares, proporcionando proteção até que seja seguro sair ou até que ajuda externa chegue.
Defesa: Como medida de último recurso, instruímos sobre técnicas básicas de autodefesa para incapacitar temporariamente um agressor, enfatizando sempre que esta ação só deve ser tomada quando as outras opções não estão disponíveis.
Adicionalmente, o treinamento aborda como os participantes devem se comportar durante a ”chegada da polícia”, garantindo que as ações dos socorristas sejam eficazes e que incidentes adicionais sejam evitados. Esse aspecto é crucial para assegurar que a resposta policial seja rápida e segura, evitando mal-entendido.
A Brazil Escola Segura também se dedica a treinar o policiamento escolar, assegurando que estes profissionais possam atuar de forma sinérgica com a comunidade escolar durante emergências, melhorando assim a resposta a incidentes e fortalecendo o ambiente seguro para todos os envolvidos
No treinamento do dia 27/04, contamos com a participação dos alunos do Ensino Médio que participam do Projeto da JUCO (Juventude Cívica de Osasco) e da Associação dos Anjos Mirins, além dos Guardas Civis das cidades de Embu das Artes, Cotia, Santana de Parnaíba, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra que tiveram um treinamento específico com situação de uma simulação real.
Para a realização dessa Treinamento contamos com o apoio de algumas pessoas, como a da Sra Aline, assessora do Prefeito Rogério Lins e do Vereador Ribamar Silva, do Vereador Ralfi Silva.
Ao final todos os alunos e policiais receberam o Certificado pela realização desse treinamento, e tivemos um feedback positivo sobre esse dia tão importante.

Faculdade de Osasco comemora o Dia do Enfermeiro com Palestra sobre “Saúde Mental na Enfermagem e Laboratório de Sensibilidade – Mandalaterapia”

No dia 13/05/2024 foi iniciado a Semana de Enfermagem os alunos do 1º semestre do curso.
Iniciamos as atividades com uma Palestra sobre Saúde e Bem-estar, ministrada pelo Prof. Elias Miguel de Oliveira Santos, onde foram abordados temas importantes para os alunos.
Após a Palestra sobre Saúde e Bem-estar, a Prof.ª Luciane Cavaretto abordou o tema “Saúde Mental na Enfermagem e Laboratório de Sensibilidade – Mandalaterapia”.
Nessa palestra os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a Saúde Mental e como cuidar da sua Saúde Mental para atendimento aos pacientes.
Logo após a Palestra, houve o Laboratório de Sensibilidade – Mandalaterapia, A Mandalaterapia é uma arteterapia usada como prática terapêutica por meio da arte e suas vantagens são inúmeras. Dentre elas, a qualidade de vida e melhoria da saúde mental e por esse motivo, quando pensamos em profissionais da saúde, tal cuidado se torna imprescindível.
No contexto arteterapêutico, a mandala é utilizada como uma ferramenta para autoconhecimento, pois ajuda a integrar o inconsciente ao consciente, buscando a totalidade. A mandala, então, mostra-se uma forma de expressão do que está no interior, consciente ou não, por meio de uma linguagem simbólica.
A mandala por si só já é integradora, trazendo a totalidade ao permitir integrar os conteúdos do inconsciente com o consciente. Além disso, há um aspecto organizacional na mandala terapêutica, pois ela organiza os sentimentos e os pensamentos. Com isso, a mandala promove transformações de uma forma delicada ao trazer à tona algo que muitas vezes pode ser traumático. Trata-se de uma ótima ferramenta para que um paciente com conteúdo muito difícil de ser abordado possa se expressar de maneira tranquila. 
Na mandala terapêutica, é possível expressar diversas sensações pelo contato com a energia psíquica interior. Essa expressão acontece por meio de formas, cores e símbolos que são colocados no papel após serem resgatados dentro do indivíduo.
Por isso, a mandala não pode ser interpretada como uma linguagem concreta. É preciso buscar significados plurais e entender como os símbolos expressos na mandala ressoam no indivíduo.
 

Faculdade de Osasco realiza Palestra sobre “Curiosidades sobre a Prática da Enfermagem”

No dia 15 de maio de 2024, a Enfermeira Pós-graduada em Gestão Hospitalar, UTI, CCIH e outras pós-graduações, prestigiou os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Osasco, apresentou uma palestra de forma descontraída sobre o tema “Curiosidades Sobre a Prática da Enfermagem”
Nessa Palestras, ela falou sobre suas vivências, trazendo ao público mais realidade sobre o que é ser enfermeiro e suas responsabilidades projetou vídeos do enfermeiro Diego Bessou, que após ser enfermeiro tornou-se ator e atualmente conta de forma hilária a vivência no setor de saúde.
Após a palestra, houve uma Roda de Conversa onde os alunos puderam fazer mais perguntas e tirar dúvidas sobre o dia a dia.
Ao final, a enfermeira Patricia desejou uma maravilhosa semana de enfermagem, parabenizando a todos pela escolha de uma profissão tão honrosa que é a enfermagem, desejou muito sucesso e engajamento de todos na futura jornada que irão enfrentar.
 

Faculdade de Osasco realiza Palestra sobre a “Neurodiversidade no Ambiente da Saúde: Desafios e Oportunidades” em comemoração ao Dia do Enfermeiro

No dia 16 de maio de 2024, o Prof. Ms. Wagner Pereira, neuro psicopedagogo, prestigiou os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Osasco, apresentando uma palestra sobre a “Neurodiversidade no Ambiente da Saúde: Desafios e Oportunidades.”
Nessa Palestras, ela falou sobre suas vivências, trazendo aos alunos o que é a Neurodiversidade, que se refere a variações no funcionamento cerebral que podem afetar a forma como as pessoas processam informações, interagem com o mundo e se comportam.
Além disso, explicou que Indivíduos neurodivergentes podem apresentar diferentes condições, como: Transtorno do Espectro Autista (TEA) -Dificuldades na comunicação social e interação, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Dificuldades com atenção, foco e controle do impulso. Dislexia - Dificuldade com a leitura e escrita. Dispraxia - Dificuldades com a coordenação motora. Transtornos de Processamento Sensorial - Sensibilidade aumentada ou diminuída a estímulos.
Após uma explanação sobre esses assuntos, apresentou aos alunos, como são utilizados os símbolos que representam as pessoas com neurodivergências.
Dando continuidade à palestra, ele abordou sobre os Desafios de Atendimento aos Pacientes Neurodivergentes, pois eles possuem dificuldades em expressar suas necessidades, não gostam de lugares com barulho alto, luz forte, e outros eventos que possam gerar uma crise.
Após a palestra, houve uma Roda de Conversa onde os alunos puderam fazer mais perguntas e tirar dúvidas sobre as oportunidades de melhoria na área da saúde para esses pacientes.

Faculdade de Osasco realiza Palestra sobre “A Enfermagem na Nova Política da Atenção Básica” para os alunos de Enfermagem.

No dia 22 de maio de 2024, o Prof. Ms. Alexandre Bernardini Vieira, Mestre em Atenção Primária da Saúde, prestigiou os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Osasco, apresentando uma palestra sobre a “A Enfermagem na Nova Política da Atenção Básica”
Nessa Palestra, ela falou sobre como a enfermagem desempenha um papel crucial na Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) no Brasil, que foi atualizada em 2017, estabelecendo diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB) no Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir um atendimento integral, equitativo e contínuo à população
Explicou também, que os enfermeiros na Atenção Básica têm diversas responsabilidades, que incluem: Coordenação do cuidado: enfermeiros assume a gestão dos cuidados aos pacientes, organizando e coordenando o atendimento junto com outros profissionais da saúde. Realização de consultas e procedimentos: enfermeiros podem realizar consultas de enfermagem, procedimentos como curativos, administração de medicamentos e coleta de exames laboratoriais. Educação em saúde: os enfermeiros realizam atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, através de palestras, grupos educativos e campanhas de vacinação. Supervisão e capacitação: enfermeiros também atuam na supervisão e capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem.
Dando continuidade à palestra, ele explicou que na enfermagem a Nova Política da Atenção Básica é essencial para a promoção da saúde e o cuidado integral da população. O reconhecimento e o fortalecimento dessa profissão são fundamentais para o sucesso das políticas de saúde e para a efetiva implementação do SUS.
Após a palestra, houve uma Roda de Conversa onde os alunos puderam fazer mais perguntas e tirar dúvidas sobre as oportunidades de melhoria na área da saúde para esses pacientes.         
 

Faculdade de Osasco realiza Pedágio Solidário em prol ao Rio Grande do Sul.

No dia 25/05/2024 foi realizada o Pedágio Solidário – SOS Rio Grande do Sul envolvendo todos os alunos, professores e colaboradores da Faculdade.
O evento foi divulgado pelas redes sociais da Faculdade, dos alunos e dos apoiadores.
O objetivo era a arrecadação de Alimentos não perecíveis; cesta básica de alimentos; Produtos de higiene e limpeza; roupas.
Foi solicitado apoio as empresas e a população em geral.
O Pedágio contou a colaboração da entidade CPF Lanceiros da Liberdade, essa entidade é um Centro de Pesquisas Folclóricas que divulga e cultua a tradição gaúcha, além de participantes do MTG – SP (Movimento Tradicionalista Gaúcho de São Paulo)
Também, tivemos apoio de alguns vereadores da Região.
A ação arrecadou sacos de arroz; óleos; pacotes de macarrão; molhos de tomate; sacos de feijão; sacos de açúcar; sacos de fubá; sacos de sal; sacos de café, latas de achocolatado; misturas de bolo; farofa; saco de milho de pipoca; pacotes de bolacha água e sal; lata de leite Nam; cestas básicas completas; sacos de farinha de trigo; creme dental; sabonetes; detergentes; absorventes; galões de álcool em gel, além de roupas de uso pessoal e de cama.
Os alunos ajudaram na separação das roupas para que já chegassem lá em sacos pré identificados.
Toda doação foi encaminhada através da parceira com um dono de uma empresa de caminhão.