Boletim Informativo - Centro Universitário UNI-FAMA - Edição 12

Edição: 12   |   Data: 24/04/2025


AÇÃO DE CIDADANIA DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM DA UNI-FAMA

No dia 31 de março de 2025, os discentes do primeiro semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Mauá, UNI-FAMA, realizaram uma ação comunitária voltada para a promoção da saúde e bem-estar da população local. O evento ocorreu na Sociedade Amigos do Jardim Cerqueira Leite, onde a associação realiza entrega de leite, sopa, dança de salão à comunidade e teve como objetivo principal oferecer apoio à comunidade por meio de orientações sobre saúde e nutrição.
Os alunos prepararam um delicioso café da manhã para os participantes, promovendo um momento de confraternização e acolhimento. Além da alimentação, a equipe de discentes ofereceu orientações sobre dois temas importantes: hipertensão arterial e diabetes. Os moradores puderam aprender mais sobre esses assuntos e como convivem com essas condições de saúde.
Durante o evento, foram realizados também procedimentos de aferição de sinais vitais, permitindo que os participantes acompanhassem sua saúde de perto. Os alunos deram dicas valiosas sobre qualidade de vida, enfatizando a importância de hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada.
A ação foi um sucesso, proporcionando conhecimentos essenciais e promovendo a interação entre a comunidade e os futuros profissionais de saúde.

A UNI-FAMA reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e engajados, sempre prontos a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao seu redor.

Agradecemos a todos que participaram e apoiaram essa iniciativa! Juntos, fazemos a diferença!

 

"SISTEMAS DE SAÚDE PELO MUNDO: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL, ALEMANHA, SUÍÇA E REINO UNIDO"

Os sistemas de saúde ao redor do mundo refletem diferentes modelos de organização, financiamento e acesso aos serviços de saúde. Entre os exemplos mais contrastantes e interessantes estão os sistemas de Brasil, Alemanha, Suíça e Reino Unido. Cada um desses países adota abordagens distintas que envolvem tanto o setor público quanto o privado, variando entre cobertura universal, financiamento estatal e seguros privados obrigatórios.
Brasil: Sistema Único de Saúde (SUS)
O Brasil adota um modelo de saúde pública universal e gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição de 1988. Financiado por impostos, o SUS garante acesso a todos os cidadãos, independentemente de contribuição prévia. O sistema oferece desde atendimentos básicos até procedimentos complexos, como transplantes e tratamentos de alta complexidade. Apesar da proposta ampla, o SUS enfrenta desafios como subfinanciamento, desigualdades regionais, longas filas de espera e infraestrutura deficiente em algumas áreas. Ainda assim, é reconhecido internacionalmente por sua capilaridade e cobertura abrangente.
Alemanha: Sistema de Seguro Social de Saúde (Bismarckiano)
Na Alemanha, o sistema de saúde é baseado no modelo Bismarckiano, com financiamento por meio de seguros de saúde obrigatórios. Empregadores e empregados contribuem para fundos conhecidos como "caixas de seguro de saúde", que são organizações sem fins lucrativos. O governo regula o sistema, garantindo acesso universal e equidade. Além dos seguros públicos, há opção de seguros privados para pessoas com renda mais alta. A qualidade dos serviços é elevada, e a competição entre as caixas estimula a eficiência. O modelo é considerado um dos mais bem organizados e sustentáveis do mundo.
Suíça: Sistema de Seguro de Saúde Obrigatório com Gestão Privada
A Suíça tem um sistema de saúde baseado na obrigatoriedade de contratação de seguros de saúde privados, com forte regulação estatal. Todos os cidadãos são obrigados a adquirir um plano básico de saúde de uma das várias seguradoras privadas, que não podem recusar clientes e devem oferecer a mesma cobertura mínima definida por lei. O governo subsidia os custos para famílias de baixa renda, tornando o acesso mais equitativo. A concorrência entre seguradoras e prestadores de serviço estimula a qualidade, mas o custo dos serviços e dos prêmios dos seguros pode ser alto.
Reino Unido: Sistema Nacional de Saúde (NHS)
O Reino Unido adota um modelo de saúde pública financiado por impostos gerais, conhecido como National Health Service (NHS). Criado em 1948, o NHS oferece atendimento gratuito no ponto de uso para todos os residentes. O sistema é centralizado e amplamente estatal, com hospitais públicos e profissionais contratados pelo governo. Apesar da gratuidade e do acesso universal, o NHS enfrenta atualmente desafios como subfinanciamento, escassez de profissionais e longos tempos de espera, especialmente para consultas especializadas e cirurgias eletivas. Ainda assim, o NHS é amplamente valorizado pela população e visto como um dos pilares do bem-estar social britânico.

Considerações Finais
A comparação entre os sistemas de saúde do Brasil, Alemanha, Suíça e Reino Unido revela diferentes caminhos para alcançar a cobertura universal. Enquanto Brasil e Reino Unido apostam em modelos públicos e gratuitos, Alemanha e Suíça adotam esquemas com participação obrigatória de seguros, sendo mais descentralizados e com maior presença do setor privado. Cada sistema tem seus pontos fortes e desafios, refletindo as prioridades, a cultura política e a capacidade econômica de cada país. O estudo dessas experiências oferece lições valiosas para a construção de sistemas de saúde mais equitativos, eficientes e sustentáveis.

Referências:
Ministério da Saúdehttps://www.gov.br/saude. Acesso em 24/03/25
Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) –  SUS: https://portal.fiocruz.br/. Acesso em 24/03/25.
Organização Mundial da Saúde (OMS / WHO): Site: https://www.who.int. Acesso em 24/03/25.

Texto desenvolvido pelas alunas do 1º semestre de Enfermagem noturno e orientado por prof. Msc. Delma Gonçalves, na disciplina POLITICAS PÚBLICAS EM SAÚDE.
Ariane Santos Oliveira
Daniela Mendes de Melo Silva
Júlia Aguiar dos Santos Oliveira
Severina Justino da Silva

Orientadora, Prof. Msc. Delma Gonçalves

 

NORMAS DE BIOSSEGURANÇA, EM ESPECIAL A NR-32

Alunos do curso de Enfermagem sob a tutela da Profª. Ma. Regina Helena Marinho, que ministra a disciplina de Farmacologia, realizaram aula prática em Laboratório.
Na ocasião, foi reforçado a importância das Normas de Biossegurança, em especial a NR-32, que  tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral,
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.
Após exposição teórica, os alunos colocaram em prática a aula de cálculo e preparo de medicamentos.

 

UNI-FAMA INTENSIFICA PROJETOS À LUZ DOS INDICADORES DE QUALIDADE APRESENTADOS PELO INEP

Na sexta-feira, dia 11 de abril, depois de um forte atraso, finalmente o INEP divulgou o resultado do ENADE 2023.
Diante dos dados, a equipe de Coordenação e Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNI-FAMA se inteirou dos resultados e discutiu os números, numa análise comparativa à luz do tempo.
O que se levantou, encheu a equipe de orgulho pois há uma crescente evolução nas notas de curso e nos conceitos institucionais.
Hoje, a Enfermagem da UNI-FAMA, por exemplo, é um curso que possui Conceito Preliminar de curso “3” e conceito de curso “4”. Já a instituição como um todo, possui  Índice Geral de Cursos “3” e Conceito Institucional, “4”.
Diante destes números, restou a percepção  de que o caminho trilhado até aqui vem trazendo bons frutos, e que a busca pela excelência é um objetivo constante para a nossa IES.
Disto, resultará discussões internas aos Núcleos Docentes Estruturantes - NDEs e nos Colegiados de Cursos para que novos Projetos sejam alçados no novo ciclo que se inicia a partir da análise dos dados apresentados.
De certo, é que a UNI-FAMA vem crescendo muito, tanto do ponto de vista estrutural, como do ponto de vista acadêmico e não à toa, se transformou em Centro Universitário, além de conquistar a autorização para os novos cursos, Direito e Odontologia.
Trabalho sério, incrementado pelas mãos da Mantenedora da UNI-FAMA, a UNIESP tem dado todo apoio ao corpo diretivo, apostando no ensino presencial e de qualidade.

 

PROJETO DE PESQUISA NA UNI-FAMA COLOCA LUZ SOBRE A “LEI LUCAS”

Em um trabalho espetacular capitaneado pelo Coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Luiz Ferreira, a discente Rafaela Teixeira vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e extensão relacionado à Lei nº 13.722 de 2018, ou Lei Lucas, que é uma legislação brasileira que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e estabelecimentos de recreação infantil, tanto públicos quanto privados. 
Esta lei foi inspirada na história de Lucas Begalli Zamori de Souza, que faleceu após um engasgo durante uma excursão escolar. O objetivo principal da Lei Lucas é garantir maior segurança para as crianças e adolescentes em ambientes educacionais, preparando os profissionais para lidar com emergências e prestar socorro até a chegada de ajuda especializada. 
Esta pesquisa já possibilitou uma primeira empreitada da UNI-FAMA através do Professor Luiz e da aluna Rafaela, e o local escolhido foi o Recanto Tia Célia em Mauá, que é uma instituição sem fins lucrativos que cuida de crianças e jovens de baixa renda em situação de vulnerabilidade social / financeira
Através de um minicurso, que durou uma tarde inteira, a abordagem da "Lei Lucas" trouxe conhecimentos práticos em primeiros socorros aos professores e colaboradores do “Recanto Tia Célia”, vindo ao encontro das expectativas propostas pelo UNI-FAMA, de levar o conhecimento produzido internamente para fora dos muros da IES, discutindo temas de relevância e espalhando o bem comum.
O evento foi de tamanha proporção, que acabou por ser divulgado em um importante meio de comunicação regional, o “Portal Opinião Pública”.
https://www.portalopiniaopublica.com.br/noticia/12800/em-pauta-lei-lucas-em-maua.html


 

PRIMEIRA TURMA DE ADMINISTRAÇÃO 2025/1 DA UNI-FAMA: O INÍCIO DE UMA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO

Em 2025, a UNI-FAMA iniciou uma trajetória que já se revela inspiradora: a formação da primeira turma do curso de Administração. Um grupo de alunos visionários e determinados, que decidiu não apenas estudar, mas fazer história.
Ser parte da primeira turma é um ato de coragem. É caminhar sem garantias prontas, construir com as próprias mãos as bases de um curso e confiar na força do coletivo. Esses estudantes estão vivendo uma experiência única: estão sendo preparados para liderar, inovar e transformar — dentro e fora do ambiente acadêmico.
Ao longo do percurso, a cada disciplina e desafio enfrentado, essa turma mostra que está pronta para muito mais do que o mercado de trabalho: está pronta para ser protagonista do seu tempo.
“É uma sensação de pertencimento e responsabilidade. Sabemos que estamos deixando uma marca para os que virão”, afirma uma das alunas com orgulho.
A UNI-FAMA se orgulha de acompanhar essa trajetória. Acreditamos que formar administradores é mais do que transmitir conhecimento: é inspirar, provocar mudanças e despertar talentos. E é exatamente isso que essa turma representa.
PALAVRA DA COORDENAÇÃO
"Ver a primeira turma ganhando forma é emocionante. Cada aluno representa um sonho em construção, uma história de superação e uma vontade genuína de transformar o mundo através da Administração. Nossa missão é guiar, apoiar e acreditar junto com eles — e isso nos enche de orgulho a cada passo. E tudo isso só é possível graças ao apoio constante da direção da UNI-FAMA, que acredita na força da educação e tem investido com seriedade e carinho na formação de nossos futuros administradores."
Delma Gonçalves, Coordenadora do Curso de Administração da UNI-FAMA.
VOCÊ PRECISA OUVIR ISSO!
Depoimentos que inspiram:
📌 “A escolha de estar aqui foi a melhor que fiz. Ver tudo se construindo e saber que faço parte disso é incrível.”
📌 “Cada aula é uma oportunidade de crescer e aprender com quem acredita na gente.”
📌 “A primeira turma é mais que pioneira: é uma família que está construindo o futuro.”
🎯 Fique de olho!
Nos próximos meses, a turma participará de eventos, palestras e ações integradoras. Quer saber mais? Siga a UNI-FAMA nas redes sociais e acompanhe tudo de perto.

 

AMARELINHA AFRICANA: VIVÊNCIA CORPORAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Na disciplina Educação, Corpo e Movimento, ministrada pela professora Alaíde Palagano Ferreira, os alunos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia tiveram a oportunidade de experienciar uma prática lúdica e formativa: a Amarelinha Africana.
A atividade teve como objetivo principal proporcionar aos futuros pedagogos a vivência corporal necessária para, futuramente, aplicarem brincadeiras que estimulam o desenvolvimento motor, a coordenação, o raciocínio e a interação social das crianças na Educação Infantil.
O que é a Amarelinha Africana?
Diferente da tradicional amarelinha ocidental, a Amarelinha Africana é um jogo coletivo e dinâmico. A sequência de movimentos é feita pulando de uma forma ritmada, ao som de músicas ou cantigas — neste caso, a atividade foi acompanhada da canção popular "Borboletinha". A brincadeira favorece não apenas a destreza física, mas também a musicalidade, o ritmo, a percepção espacial e a colaboração entre os participantes.
A experiência prática
Inicialmente, a amarelinha africana foi realizada de maneira tradicional. Em seguida, a professora propôs um novo desafio: os alunos deveriam iniciar a brincadeira simultaneamente em duas pontas da amarelinha, exigindo mais atenção, sincronia e estratégias de organização coletiva.
Durante a vivência, os estudantes eram incentivados a sugerir soluções para que a dinâmica funcionasse. Muitas tentativas não deram certo — e isso fez parte fundamental do processo. Assim como ocorre no trabalho com as crianças, o importante era permitir que os alunos pensassem, experienciassem, testassem hipóteses e descobrissem, na prática, as estratégias adequadas.
Formação pela experiência
A atividade reforçou o conceito de que a construção do conhecimento motor, cognitivo e social se dá através da vivência, da tentativa e da interação. Experienciando a brincadeira, os alunos perceberam na prática a importância de dar espaço para que as crianças também experimentem, criem estratégias, enfrentem desafios e desenvolvam autonomia.
Educação, corpo e movimento caminham juntos, e vivências como essa mostram como o brincar é essencial para a aprendizagem integral, tanto para os pequenos quanto para os futuros educadores.

 

BRINCADEIRA DAS CORES: ATENÇÃO, MOVIMENTO E AGILIDADE EM CENA

Dentro da disciplina Educação, Corpo e Movimento, com a professora Alaíde Palagano Ferreira, os alunos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia vivenciaram mais uma proposta prática: a Brincadeira das Cores.
Como foi a atividade?
Sentados em duplas, os participantes deveriam acompanhar os comandos verbais da professora: “mão na cabeça”, “mão no ombro”, “mão no olho”, entre outros.
No meio das duplas, foram colocadas tiras coloridas.
Quando a professora dissesse o nome de uma cor, o objetivo era ser o mais rápido em pegar a tira correspondente. Para deixar o desafio ainda maior, foram escolhidas as cores amarelo e azul — ambas começando com a letra “A” — e, durante a atividade, palavras também iniciadas com "A" (como “arroz”) eram faladas com entonação semelhante, para provocar erro proposital e estimular a atenção.
A cada rodada, quem pegasse a cor correta primeiro pontuava.
 O que essa brincadeira desenvolve?

  • Atenção concentrada e seletiva (focar nas palavras-chave em meio a estímulos variados)
  • Velocidade de reação
  • Discriminação auditiva (diferenciar sons e palavras semelhantes)
  • Coordenação motora fina (movimentos rápidos e precisos)
  • Percepção visual
  • Agilidade de pensamento e tomada de decisão
Variações pedagógicas de acordo com a idade
Com crianças pequenas, a brincadeira pode começar de forma mais simples, com comandos mais claros e distinção maior entre as cores.
À medida que a faixa etária avança, o nível de dificuldade pode ser aumentado:
  • Inserir mais cores no centro;
  • Usar palavras semelhantes às cores (ex.: “arroz” para "amarelo", "abacaxi" para "azul");
  • Alterar o tom de voz (falar mais rápido, mais baixo, ou cantar);
  • Combinar comandos corporais mais complexos (ex.: "mão no nariz e pé na cadeira" antes da cor).
Importância da atividade no desenvolvimento infantil
Essa prática estimula o sistema nervoso central, favorecendo o desenvolvimento das funções executivas como memória de trabalho, atenção controlada e autocontrole — habilidades fundamentais para a aprendizagem formal na escola.
Além disso, a brincadeira trabalha emoções como excitação e desafio, promovendo a liberação de dopamina (prazer pela conquista) e de adrenalina (preparo para ação rápida), elementos que tornam o processo de aprender através do corpo mais significativo e divertido.

Brincar para aprender
Mais uma vez, os futuros pedagogos vivenciaram na prática como o movimento e o brincar são estratégias potentes de desenvolvimento infantil — e como a atividade motora pode e deve ser planejada intencionalmente para estimular aspectos físicos, cognitivos e emocionais.