![]() |
No Centro Universitário Bauruense – UNIESB, o compromisso com a formação crítica e social dos alunos é refletido em projetos acadêmicos que abordam temas de grande relevância. Um exemplo disso é mais um trabalho desenvolvido na disciplina TIID – Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito, ministrada pela Profa. Dra. Rita de Cássia Silva dos Santos.
Nesta edição, os alunos Andreia, Carlos Barreto e Valdemir Vigario, do 6° termo do Curso de Direito, realizaram um estudo aprofundado sobre a situação dos imigrantes no Brasil. Em sua análise, eles destacam os desafios enfrentados por essa população, especialmente no que se refere ao acesso ao mercado de trabalho e a políticas públicas efetivas.
Em seu trabalho, os estudantes ressaltam:
“Sem trabalho e políticas efetivas, imigrantes sobrevivem da solidariedade. Os imigrantes enfrentam dificuldades para acessar oportunidades de emprego e condições dignas de vida no Brasil. Sem o apoio necessário de políticas públicas inclusivas, muito menos da ajuda das comunidades e redes de solidariedade para sobreviver”.
Ao final, reforçam a importância da inclusão para a construção de uma sociedade mais justa:
“A inclusão no mercado de trabalho é um passo essencial para garantir direitos básicos e promover a integração entre as pessoas na sociedade”.
A UNIESB parabeniza os alunos pelo empenho e pela relevância do tema abordado, reafirmando seu compromisso em formar profissionais capacitados e socialmente responsáveis.
Os acadêmicos ingressantes do Curso de Direito do Centro Universitário Bauruense – UNIESB participaram de uma importante apresentação sobre as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), conduzida pelo Prof. Luís Augusto Mattiazzo Cardia, coordenador do NPJ.
Durante o encontro, o professor explicou o papel essencial do NPJ, destacando que se trata de um órgão obrigatório para todas as faculdades de Direito. O NPJ tem a missão de integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem habilidades jurídicas por meio de diversas atividades práticas. Além do Estágio Supervisionado, que é promovido pela instituição, os alunos também têm acesso à Clínica Jurídica, onde podem participar de projetos específicos e atender ao público que necessita de assistência jurídica gratuita.
O Prof. Luís ainda ressaltou a importância do NPJ para a formação dos futuros profissionais, explicando que ele não apenas possibilita a vivência prática no campo jurídico, mas também acompanha os estágios realizados em outros órgãos como o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias, bem como em departamentos jurídicos de empresas e escritórios de advocacia. Para o professor, a existência do NPJ representa um marco importante na educação do Direito no Brasil, pois prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho, especialmente em um contexto complexo, repleto de incertezas e mudanças constantes.
Com o apoio do NPJ, os alunos, desde o primeiro semestre, têm a chance de se preparar para a realidade da profissão e enfrentar os desafios de aplicar as teorias aprendidas, desenvolvendo uma visão crítica e prática do Direito.
No dia 22 de março de 2025, o Centro Universitário Bauruense – UNIESB cedeu seu espaço para a realização de um treinamento da Concilig voltado aos seus colaboradores. Com o tema “Inteligência Emocional”, o evento teve como objetivo capacitar os participantes a lidarem com emoções no ambiente de trabalho, fortalecendo habilidades essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal.
A parceria entre a UNIESB e a Concilig é um exemplo de como a integração entre instituições de ensino e empresas pode gerar oportunidades de crescimento e aprendizado. Ao abrir suas portas para eventos como esse, a UNIESB reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento da comunidade e o fortalecimento das relações institucionais.
Agradecemos à Concilig pela parceria e seguimos à disposição pera futuras colaborações que impulsionem a formação e a qualificação profissional.
No dia 27 de março de 2025, uma Equipe do Centro Universitário Bauruense – UNIESB esteve presente no Centro Universitário de Presidente Prudente – UNIPRUDENTE para um encontro voltado à troca de experiências e ao alinhamento de planejamentos estratégicos.
Representando a UNIESB, participaram do encontro o Pró-Reitor Henrique Barros, o Secretário Acadêmico Adalberto Batista, o Coordenador Comercial Alexandre Fernandes Gonçalves de Lima, a Coordenadora do Curso de Direito Prof.ª Fernanda Magalhães e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Amanda Segalla.
A equipe foi recebida pela Pró-Reitora da UNIPRUDENTE, Prof.ª Lilian Regina de Oliveira Moreira Gualda, acompanhada do Coordenador do Curso de Direito Prof. Júlio Marcos Pretti Bueno, da Coordenadora do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), Prof.ª Arlene Munuera Pereira, do Coordenador do Curso de Enfermagem, Prof. Mário Machado, do Secretário Acadêmico Yoshio Ussami Junior, além das colaboradoras do corpo administrativo, da responsável pelo setor de Projetos Sociais, Daniele Cano das Neves, e a representante do setor Comercial, Soellyn Macedo Neves.
O evento contou ainda com a presença do Diretor da Faculdade de Presidente Epitácio (FAPE), Prof. Heitor Oliveira Muller, que contribuiu para as discussões e troca de ideias entre as instituições.
O encontro fortaleceu a parceria entre as instituições, permitindo um intercâmbio enriquecedor de práticas acadêmicas, comerciais e administrativas, sempre com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino superior e oferecer uma formação cada vez mais qualificada aos estudantes.
Nos dias 02 e 03 de abril os alunos do Centro Universitário Bauruense – UNIESB acompanharam o Simpósio de Processo Civil – 10 anos do CPC promovido pela 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Bauru. Foram dois dias os quais diversos temas do Processo Civil sob a vigência do CPC/2015 vieram a mesa de discussões.
Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar as exposições e interagir com a comunidade jurídica local. A Professora de Processo Civil e Coordenadora do Curso de Direito do UNIESB, Fernanda Cabello da Silva Magalhães representou a instituição e falou sobre o tema “litigância abusiva”.
Os dois dias do simpósio poder ser revistos pelo canal do Youtube da OAB Bauru pelos links https://www.youtube.com/watch?v=m9MrCMVeyJw e https://www.youtube.com/watch?v=aDkRxlY0eAY&t=17s
Os alunos do 6° termo do Curso de Direito do Centro Universitário Bauruense – UNIESB desenvolveram mais um importante trabalho dentro da disciplina TIID – Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Silva dos Santos. O estudo, intitulado “Crianças Refugiadas e o Direito à Educação”, aborda um tema essencial para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
No trabalho, os estudantes destacam que “a educação para as crianças refugiadas é fundamental, pois é a chance que elas têm de recomeçar, aprender e se adaptar a uma nova vida, longe das dificuldades que enfrentaram em seus respectivos países”.
A pesquisa também reforça a importância da conscientização sobre o tema, apontando que “o aumento da visibilidade pode facilitar a contribuição da população e dos órgãos públicos para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, atingir a maior diversidade de idade e classe social, e superar a falta de informação, que torna mais difícil a abordagem e resolução do problema”.
A UNIESB parabeniza os alunos pelo comprometimento em trazer à tona questões relevantes para a sociedade e reforça seus compromissos com a formação de profissionais engajados na busca por um mundo mais inclusivo e igualitário.