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Muitas mulheres fizeram e fazem a diferença no Direito, advogadas, juízas, promotoras, ministras e ativistas.
O curso de Direto do Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ reverenciou as grande mulheres que fizeram diferença no mundo e no meio jurídico, apresentando um painel que ficou exposto durante todo o mês de março. Entre tantas mulheres renomadas, algumas foram escolhidas para simbolizar a força e as conquistas femininas.
1. ESPERANÇA GARCIA -
Ganhou o título simbólico de primeira advogada do Piauí, 247 anos depois. Aos 19 anos, em 1770, na condição de escrava, enviou uma carta ao Governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando as violências que sofria e testemunhou, clamando por justiça. Essa carta era um tipo de texto que hoje poderia ser considerado uma petição.
2. MARIA AUGUSTA SARA -
Foi a primeira mulher a ingressar em um Curso de Direito, sendo na Faculdade do Largo São Francisco, em 1897. Maria Augusta Saraiva, que nasceu em 31 de janeiro de 1879, foi também a primeira figura feminina a atuar no Tribunal do Júri e a receber o cargo de Consultora Jurídica do Estado, uma espécie de cargo de honra.
3. MYRTHES GOMES DE CAMPOS -
A primeira mulher a efetivamente exercer a profissão de advogada. Nascida em 1875, bacharelou-se na Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1898 e começou a advogar depois de 7 anos de formada, quando se filiou ao IAB. Sua primeira audiência chamou a atenção de curiosos, que se reuniram em frente ao edifício para acompanhá-la. Myrthes saiu vitoriosa.
4. ZULEIKA SUCUPIRA KENWORTHY -
Foi a primeira mulher a ingressar no Ministério Público da América Latina. Zuleika formou-se pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1942 e tornou-se promotora de Justiça em 1946. Sua atuação na proteção de menores, relacionada a crimes e prevenção da delinquência, rendeu-lhe a participação em Congressos temáticos da ONU.
5. THEREZA GRISÓLIA TANG -
Foi a primeira mulher juíza da história do Brasil. Após ser aprovada no concurso, em 1954, foi designada juíza substituta da 12ª circunscrição judiciária, sediada em Criciúma, Santa Catarina. Em 1975, Tang tornou-se desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e ocupou os cargos de Corregedora Geral de Justiça, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Vice-Presidente do Tribunal. Em dezembro de 1989, assumiu a Presidência do TJ-SC.
6. ELLEN GRACIE NORTHFLEET -
Reconhecida por ser a primeira mulher a ocupar uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal, nomeada ministra pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2000. Elen também atuou no Tribunal Superior Eleitoral, e foi eleita, em 2006, presidente do STF.
Parabéns a todas as Mulheres, hoje e sempre!
O curso de Administração do Centro Universitario do Rio de Janeiro fez um bela apresntação sobre empreendedorismo em épocas tão desafiadoras. Nesta ocasião os alunos do curso apresentaram os desafios e conquistas de emprernder. Alguns dados muito relevantes como 47% do empreendedores brasileiros são mulheres pardas ou pretas e que o Rio de Janeiro é o Estado com maior percentual de empreendedoras mulheres, chegando 38,4%, foram levantados e debatidos pelos estudantes.O empreendedorismo tem se destacado como uma força transformadora no Brasil e no mundo. Pessoas, antes sem emprego formal, estão superando desafios e conquistando espaços, demonstrando grande inovação e liderança. Embora ainda haja obstáculos, políticas públicas e programas de capacitação têm contribuído para criar novas oportunidades
Ao incentivar o empreendedorismo , impulsionamos não apenas a economia, mas também uma sociedade mais justa. O futuro do empreendedorismo é promissor, e é essencial continuar a apoiar essas pessoass que transformam ideias em negócios de sucess
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O Curso de Pedagogia do UNIRJ tem um papel fundamental na transformação da sociedade ao promover mudanças significativas nos indivíduos e, consequentemente, no coletivo. O Curso de Pedagogia pode contribuir para essa transformação através de métodos educativos que incentivam o pensamento crítico. A Pedagogia ajuda a formar cidadãos capazes de questionar, analisar e compreender o mundo ao seu redor. Isso é essencial para uma sociedade mais justa e participativa.
Ao garantir acesso igualitário à educação de qualidade, o curso de Pedagogia do UNIRJ promove a inclusão social e oferece oportunidades para todos, independentemente de sua origem socioeconômica. Ele também é responsável por transmitir valores éticos e morais, como respeito, empatia e solidariedade. Esses valores são fundamentais para a convivência harmoniosa e para a construção de uma sociedade mais humana e solidária.
Ao estimular a criatividade e a inovação, a Pedagogia prepara os indivíduos para resolver problemas complexos e enfrentar desafios futuros, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o progresso social. Através da educação intercultural e do diálogo, a Pedagogia pode promover a paz e a tolerância entre diferentes grupos culturais e sociais, reduzindo conflitos e promovendo a convivência pacífica.
A Pedagogia tem o poder de transformar a sociedade ao capacitar indivíduos, promover a igualdade, disseminar valores éticos, fomentar a inovação e contribuir para a paz e a tolerância. Através de uma educação consciente e inclusiva, é possível construir um futuro mais justo e próspero para todos.
O curso de Enfermagem se fez presente no intervalo das aulas do turno da noite, durante a primeira semana de abril . O momento foi de promover a saúde entre os estudantes do Centro Universitario do Rio de Janeiro.
Os estudantes de enfermagem organizaram um tenda de atendimento e workshops sobre hábitos saudáveis e oferenceram serviços de triagem, como medição de pressão arterial, glicemia, e avaliações básicas de saúde, ajudando a identificar precocemente problemas de saúde entre os estudantes.
Com o aumento dos casos de ansiedade e depressão entre estudantes universitários, os estudantes de enfermagem podem desempenhar um papel crucial na promoção da saúde mental, oferecendo ajuda e encaminhamentos ao Núcleo de Apoio Psicopedagogogo - NAP do Centro Universitario do Rio de Janeiro, quando necessário.
Outra ação do curso de Enfermagem foi a sensibilização dos demais estudantes para a prevenção de doenças dentro do campus, contribuindo para a redução da incidência de doenças infecciosas.
Essas iniciativas não apenas promovem a saúde e o bem-estar, mas também criam um ambiente universitário mais seguro e acolhedor, facilitando o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes.
O Setor de Pesquisa e Extensão do UNIRJ publicou, no último dia 02/04/25, o Edital001/25, dando início às inscrições para o Projeto Integrador Institucional - Idoso: Respeito e Cidadania. A submissão de projetos será feita no período de 14 a 30.4.
O que é o PII?
O Projeto Integrador Institucional – PII surgiu de um pensamento comum de que um assunto pode ser tratado sob diversos olhares, em conformidade com os diferentes perfis de cada curso. Sendo assim, foi escolhido, como temática, os idosos e suas peculiaridades físicas e emocionais, necessidades, direitos, entre outros. Os cursos de Direito, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Pedagogia estarão voltados, por meio de suas pesquisas, para a busca de soluções para problemas enfrentados pelos idosos, em particular, aqueles residentes nas comunidades adjacentes ao UNIRJ.
Qual será o foco de cada curso?
Os alunos do curso de Direito do UNIRJ, orientados por docentes do curso, apoiarão os idosos no tocante ao conhecimento do Estatuto do Idoso, fazendo com que os direitos assegurados legalmente se tornem do conhecimento de todos. Além disso, a Enfermagem cuidará de ações preventivas para a saúde do idoso, já os alunos de TO, por sua vez, trabalharão com aspectos físicos e psicológicos, permitindo que esses se desenvolvam em seu potencial máximo. Os discentes de Pedagogia irão se dedicar à alfabetização daqueles que ainda precisam iniciar o processo no período, por que não dizer, da “melhor idade”.
Não se há de negar que será um projeto engrandecedor para a comunidade acadêmica e para a comunidade local, já que facultar ao idoso o desenvolvimento máximo é sinal de uma sociedade na qual o idoso deixa de ser concebido como um estorvo, passando a ser produtivo e se mantendo ativo e realizado
Aconteceu no dia 6/4/25, num domingo, de 11h às 18h no campus do UNIRJ, no Centro de Campo Grande, O envento da cultura pop e geek que reuniu vários universos e atividades criativas.
Este ano, algumas surpresas trouxeram ainda mais diversão e variedade ao Brave: Apresentação de Esgrima Histórica, Escape Room, A Banda Negrayscow. Os dançarinos de plantas pediram e tivemos Pump It UP, além de Just Dance. Nas artes e comunicação oficina de mangá, quadrinhos e cartoon e um estúdio de dublagem para os bravos e bravas experimentarem um dia de dublador.
ATiVIDADES
Concurso Cosplay
Luta Livre
K-POP
Esgrima Histórica
Performance Volva Laura - Cultura Viking
Oficina de Dublagem
Mesas de RPG
Escape Room
Pump it UP
Oficina de Robótica
Arena Gamer
Just Dance
Arqueria com Legião de Aço
Swordplay
Oficina de Desenho
Banda Negrayscow
Quiz e Animekê
Caligrafia e quimonos japoneses
Estandes
A cultura geek é um dos movimentos que mais crescem em todo mundo. O Brave faz com que, crianças, jovens e adultos tenham acesso a este tipo de entretenimento na Zona Oeste, contribuindo com a economia criativa local.
No último dia 04.4, foi criado, no UNIRJ, o Centro de Memória de Campo Grande, um espaço destinado ao resgate da memória do bairro.
Por que um centro de memória?
Para não se deixar passar e esquecer, para que novas gerações saibam o que já se produziu culturalmente na região de Campo Grande, e o que foi feito para que se chegasse ao estágio em que se encontra atualmente, é fundamental que se preserve a história da região e daqueles que efetivamente corroboraram o bairro de hoje.
Com esse propósito, o Centro de Memória será um espaço destinado à preservação da história do bairro. Centros educacionais por onde passaram importantes pessoas não têm mais suas sedes de pé, como é o caso do antigo Colégio Belisário dos Santos, sediado no centro do bairro, próximo à Igreja Nossa Senhora do Desterro. Hoje, em seu espaço, situa-se um estacionamento. Outro Centro Educacional de relevância foi o que levava o nome do bairro, o Colégio Campo Grande, sua sede ainda existente na Rua Olinda Ellis, hoje está ocupada por um colégio da rede estadual de ensino, o Colégio Jeannette Mannarino. O próprio espaço em que o UNIRJ está localizado foi sede de outro relevante colégio e faculdade, o Afonso Celso. Esses estabelecimentos tiveram à frente famílias que se dedicaram à educação em Campo Grande: Prof. Helton Veloso, no Colégio Belisário; a família Boaventura, no Colégio Campo Grande; e a família Moacyr Bastos no Colégio e faculdade Afonso Celso são exemplo de nomes que não devem ser esquecidos.
Como essa história será resgatada?
O Centro de Memória terá fotos, painéis ilustrativos, livros, pontuando aspectos importantes de Campo Grande que hoje desapareceram. Todo esse material estará em exposição e, assim, permitirá que as novas gerações tenham acesso à história. Levar alunos das redes pública e privada de ensino a irem visitar o Centro será uma das ações; mantendo-se e preservando-se, dessa maneira, a história da qual todos irão conhecer e se orgulhar.