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Hoje, nos despedimos neste Boletim, usando as velhas cores e logo da FAMA, em homenagem a elas, que estiveram sempre presentes desde sua criação em 2001, quando a Profª Aparecida José Andery Pereira e seu esposo, o Prof. Domingos Pinto Pereira, embrionaram a Faculdade de Mauá. A partir do próximo Boletim, o logo da FAMA dará lugar ao do Centro Universitário de Mauá UNI-FAMA, uma evolução daquela Instituição.
O dia 28/02/25 tornou-se uma data histórica para nossa instituição. Em publicação no DOU deste dia, crescemos, evoluímos. Deixamos de ser uma Faculdade e passamos a ser o Centro Universitário UNI-FAMA, conforme Portaria MEC Nº 178 de 27 de fevereiro de 2025.
A Faculdade de Mauá, é a Instituição mais antiga em funcionamento da cidade e sendo ela genuinamente do município de Mauá, com uma história de mais de 20 anos de serviços prestados à comunidade Mauaense e entorno, transformar-se em um Centro Universitário é motivo de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica da Instituição, e para além disto, é motivo de orgulho para todos os munícipes de nossa cidade.
O UNI-FAMA continua a ser mantida pela UNIESP S.A., mantenedora que vem dando todo apoio à IES e que muito contribui com a Educação Superior da cidade, haja vista a quantidade de pessoas formadas pela FAMA que puderam adentrar aos muros do Ensino Superior através dos diversos programas de incentivo financeiro oferecidos por ela.
Ancorada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, o UNI-FAMA continuará o legado da FAMA, continuando a prestar um serviço de excelência, serviços estes que a qualificou para se transformar em um Centro Universitário. Zelará pela produção e democratização do conhecimento e do bem comum, sobretudo ao município de Mauá.
Saiu no DOU de 28/02/2025 a publicação das Portarias SERES/MEC Nº 89 de 27 de fevereiro de 2025, que autorizam o funcionamento dos cursos de Direito e de Odontologia no Centro Universitário de Mauá – UNI-FAMA.
O curso de Direito foi avaliado pelo MEC com nota máxima, “5” e o curso de Odontologia, com nota “4”.
Ambos integram agora o conjunto dos dez cursos oferecidos pela FAMA. Em nível de Bacharel, são eles: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. As Licenciaturas, por hora, são Educação Física e Pedagogia. E no caso dos Tecnólogos, a UNI-FAMA oferece os cursos de Gestão Financeira e Processos Gerenciais.
Importante frisar que todos os cursos oferecidos são presenciais, fato relevante frente a tantos cursos oferecidos em EAD no município de Mauá.
Com os novos cursos, a UNI-FAMA reassume seu compromisso com a sociedade Mauaense de oferecer Ensino Presencial de qualidade frente às demandas por mão de obra qualificada que se aprofunda em nossa região.
Depois da aula magna proferida aos alunos veteranos da FAMA, chegou o momento de a Faculdade receber seus novos alunos.
A recepção aconteceu seguindo uma programação de acolhimento, confraternização entre todos e muita informação. No primeiro dia, os alunos do curso de Administração, Enfermagem e Pedagogia foram recebidos pelos alunos veteranos, que lhes deram as boas-vindas. Ouviram a uma fala institucional, proferida pelo Diretor da Faculdade, Prof. Paulo Henrique Ansaldi, seguida de uma breve apresentação dos coordenadores do curso, respectivamente, Profª Delma Gonçalves, Prof. Luiz Ferreira e Profª Alaíde Palagano Ferreira.
Nos dias que se sucederam, houve uma Palestra com a Profª Elza Carlo, que conversou com os alunos sobre o tema “Ética e Direitos Humanos”. Outra, feita pela Profª Delma Gonçalves que abordou o tema “Empreendedorismo”.
Os alunos tiveram espaço de tempo para conversar mais profundamente sobre o curso que escolheram com seus coordenadores, que lhes apresentaram em detalhes a matriz curricular do curso e todas as suas especificidades.
Ao final da semana, assistiram ao vídeo do Prof. Márcio Fontoura, sobre “Organização do Tempo”, tão necessária para o êxito em qualquer investida, sobretudo esta, que nossos novos alunos estão iniciando.
A FAMA se sente honrada pela escolha destes novos alunos e sabe do compromisso que recai sobre si, de cumprir com a sua missão de oferecer ensino de qualidade e formar profissionais diferenciados para que daqui há pouco, estejam atuando com brilhantismo no mercado de trabalho.
Na noite de quarta-feira 05/02/2025, aconteceu, no anfiteatro da Faculdade de Mauá – FAMA, a aula Magna, dando boas-vindas a nossos alunos veteranos e egressos do curso de Enfermagem. O evento contou com discurso de boas-vindas do nosso Diretor, Prof. Paulo e do nosso coordenador do curso de enfermagem Prof. Luiz. Na sequência, todos ouviram atentos a Palestra do Professor Antônio Bauab que versou sobre "Acidentes Domésticos", tema de primeira importância àqueles que dedicam suas vidas ao “cuidar”.
A recepção aos nossos alunos é sempre um momento de toda a comunidade acadêmica festejar o início de mais um semestre de muita luta, estudos, aprendizagens e ótimos momentos. Já é também um ritual de comunhão entre todos que compõem a comunidade da FAMA.
Que 2025 venha trazendo muitas coisas boas a todos. A FAMA continua sendo a força motriz que intersecciona pessoas em torno do bem comum.
No dia 17 de janeiro, a FAMA promoveu a colação de grau de mais uma turma de Bacharel em Enfermagem e entregou seus Diplomas, devidamente registrados, três semanas depois.
Os formandos de 2024/2 tiveram suas respectivas outorgas de grau depois de anos de muito estudo, dedicação, sacrifícios e por que não dizer, prazeres. O esforço valeu à pena. Hoje, pertencem a uma pequena elite de brasileiros que tiveram acesso aos bancos escolares, no caso da FAMA, por meio de incentivos em forma de Bolsas de Estudo, ofertados pela sua Mantenedora, a UNIESP S.A., e que detêm um diploma de nível superior.
Nós, corpo dirigentes, coordenadores, professores, colaboradores administrativos e operacionais estamos felizes porque, de alguma maneira, por menos que tenha sido nosso benfeito, contribuímos para que o sonho desses jovens se tornasse realidade.
Voem, queridos egressos!
A Faculdade de Mauá tem se destacado no incentivo à formação de profissionais capacitados e comprometidos com a excelência acadêmica. Um dos pilares desse compromisso é a pesquisa que é feita, entre outras formas, através do desenvolvimento dos Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientados pela experiente Prof. Delma Gonçalves, que desempenha papel crucial no acompanhamento e direcionamento dos estudantes em suas pesquisas. A participação em bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos, leva os Professores avaliadores a sentimentos de gratidão e sobretudo, de responsabilidade, pois esse papel é essencial para garantir a qualidade acadêmica dos trabalhos apresentados pelos alunos, e exige do avaliador uma visão ampla, prática e técnica das contribuições que esses trabalhos oferecem, não apenas para o meio acadêmico, mas também para a prática profissional.
Dentre os temas explorados este ano, observa-se uma gama de questões atuais e de impacto, como:
A GENÉTICA COMPORTAMENTAL DO TRANSTORNO BIPOLAR: Uma investigação que busca compreender a interação entre fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento dessa condição, que atinge, segundo a OMS (bvsms.saude.gov.br), cerca de 140 milhões de pessoas no mundo.
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO AO PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS
O estudo busca demonstrar a importância do enfermeiro para dar entendimento e gerar adesão do paciente ao autocuidado.
OS IMPACTOS DO ROBÔ LAURA NA DETECÇÃO PRECOCE DA SEPSE
Evidenciando o papel da tecnologia no aprimoramento da assistência a saúde, possibilitando intervenções mais rápidas e assertivas
OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO IMPACTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NAS FAMILIAS, SOB A ÓTICA DO ENFEMEIRO
Traz uma abordagem humanizada e multidisciplinar propondo intervenções e acompanhamento individualizado para os familiares.
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS DIFICULDADES NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Destaca a importância da atuação da enfermagem, como apoiadoras, orientadoras e educadoras para a amamentação na UTI NEONATAL.
Esses temas, entre outros, evidenciam a importância da pesquisa científica na formação de enfermeiros capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos da saúde. O Papel da banca avaliadora, além de validar o rigor acadêmico dos trabalhos, também proporciona um espaço para reflexões críticas e trocas de conhecimentos, enriquecendo o processo formativo.
A FAMA reafirma seu compromisso em formar profissionais não apenas preparados tecnicamente, mas também conscientes de seu papel transformador na sociedade, reforçando a importância da pesquisa como base para a prática ética e inovadora.
Profª. Jordelina C Andrade Sá
Prof. Me. Luiz Carlos Ferreira
Profª. Ma. Regina Helena Marinho
Resumo
Os cuidados paliativos têm ganho crescente relevância no contexto da saúde, especialmente entre a população idosa com doenças crônicas. Este artigo discute o papel fundamental da enfermagem na implementação desses cuidados, além de explorar os conceitos éticos que permeiam a prática. A abordagem se fundamenta na promoção da qualidade de vida e na assistência humanizada, abordando aspectos físicos, emocionais e sociais, com ênfase na comunicação e no respeito à autonomia do paciente.
Introdução
A população idosa, caracterizada por sua vulnerabilidade e complexidade clínica, apresenta um aumento significativo no número de pacientes com doenças crônicas. Essas condições frequentemente exigem uma abordagem de cuidados que vai além do tratamento curativo, focando na qualidade de vida e no alívio do sofrimento. Os cuidados paliativos se inserem nesse contexto, proporcionando suporte integral ao paciente e à sua família. A enfermagem desempenha um papel crucial na implementação desses cuidados, sendo responsável por articular o gerenciamento dos sintomas e construir uma relação empática com os pacientes.
1. Cuidados Paliativos em Pacientes Idosos:
Os cuidados paliativos são definidos como uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, proporcionando alívio de sintomas e apoio psicológico e social. Em pacientes idosos, essa abordagem é ainda mais relevante, considerando as múltiplas comorbidades e a natureza muitas vezes progressiva de suas condições. O foco está na promoção do bem-estar, na manutenção da dignidade e no suporte à autonomia do paciente.
2. A Atuação da Enfermagem:
A enfermagem é uma das profissões da saúde mais próxima do paciente, desempenhando um papel vital na implementação dos cuidados paliativos. As funções da equipe de enfermagem incluem:
Avaliação de Necessidades:
Realizar avaliações minuciosas para identificar os sintomas físicos, emocionais e sociais que impactam a qualidade de vida do paciente.
Gestão de Sintomas:** Implementar intervenções para controle da dor e manejo de outros sintomas, utilizando tanto técnicas farmacológicas quanto não farmacológicas.
Educação e Informação: Proporcionar informações claras e acessíveis sobre a condição do paciente e as opções de cuidados, envolvendo o paciente e a família nas decisões.
Suporte Emocional: Oferecer apoio psicológico e emocional, criando um ambiente de acolhimento e escuta ativa, fundamental para o enfrentamento do processo de adoecimento.
Coordenação do Cuidado: Atuar como elo entre diferentes profissionais da saúde, facilitando uma abordagem multidisciplinar e integrada.
3. Aspectos Éticos nos Cuidados Paliativos:
-I O cuidado de pacientes idosos com doenças crônicas levanta importantes questões éticas. Os principais aspectos incluem.
II- Autonomia: Respeitar a vontade do paciente em relação aos cuidados recebidos, promovendo a participação ativa na tomada de decisões.
III- Beneficência e Não Maleficência: Equilibrar o desejo de aliviar o sofrimento com o risco de intervenções que possam prolongar o sofrimento.
IV- Justiça: Garantir que todos os pacientes tenham acesso equitativo aos cuidados paliativos, independentemente de sua condição socioeconômica ou local de residência.
Conclusão:
Os cuidados paliativos são essenciais para garantir uma abordagem humanizada e centrada no paciente, especialmente para os idosos com doenças crônicas. A atuação da enfermagem é fundamental para assegurar que esses cuidados sejam prestados de forma adequada, respeitando os princípios éticos que norteiam a prática da saúde. A formação continuada e o fortalecimento da comunicação entre equipes multidisciplinares são estratégias cruciais para a melhoria contínua da assistência.
Referências:
1. World Health Organization. (2020). Palliative Care: The Solid Facts. Geneva: WHO.
2. Dyer, B. S., & Jablonski, M. A. (2019). Palliative Care: An Essential Component of Geriatric Health Care. *Journal of Geriatric Medicine*, 5(1), 12-20.
3. Clegg, A., et al. (2016). Frailty in elderly people. *The Lancet*, 387(10020), 1986-1998.
Este semestre letivo foi um verdadeiro turbilhão de atividades, aprendizado e crescimento. Desde as aulas introdutórias até os projetos finais, foi um período repleto de desafios e descobertas que certamente impactaram todos os envolvidos. As disciplinas oferecidas foram abrangentes e variadas, proporcionando aos alunos uma visão ampla e multidisciplinar. Os professores se destacaram pelo empenho e competência, sempre dispostos a ajudar e proporcionar um ambiente de aprendizado produtivo. A participação ativa dos estudantes, seja em discussões em sala de aula ou em atividades extracurriculares, foi notável. No entanto, a carga horária intensa e a necessidade de utilizar diversas plataformas digitais para aulas e tarefas foram desafios constantes para muitos alunos. A rápida adaptação a essas tecnologias foi essencial. A presença de palestrantes convidados trouxe uma riqueza de conhecimentos práticos e teóricos, complementando o aprendizado em sala de aula. Trabalhos em grupo que integraram várias disciplinas permitiram aos alunos aplicar o conhecimento de forma prática e colaborativa. O semestre letivo proporcionou um ambiente dinâmico de aprendizado, onde cada dia representava uma oportunidade para crescer e se desenvolver tanto academicamente quanto pessoalmente. Os desafios enfrentados foram superados com determinação e trabalho em equipe, e os momentos de sucesso e realização certamente ficarão marcados na memória de todos os participantes. Foi um semestre de intensa dedicação, que preparou os alunos não apenas para os próximos passos acadêmicos, mas também para os desafios da vida profissional e pessoal. Gratidão Equipe FAMA!
Profª. Ma. Delma Gonçalves