Boletim Informativo - Faculdade de Mauá - Edição 10

Edição: 10   |   Data: 18/11/2024


REPRESENTANTES DA FAMA VISITAM A DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE MAUÁ

Ao final do mês de setembro, houve o encontro entre a Direção da FAMA e a Dirigente Regional de Ensino de Mauá, responsável por todas as Escolas de Educação Básica da Região de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Prof.ª Lucimara Batista Freire. Na ocasião, também estiveram presentes Supervisores de Ensino e Professores responsáveis pela capacitação docente dos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
Durante a conversa, o Prof. Paulo Henrique Ansaldi, diretor da Faculdade de Mauá, pode apresentar aos presentes o cenário da Educação Superior no Brasil e particularmente na cidade de Mauá. Salientou que a FAMA é uma Instituição de profunda importância para o município de Mauá e adjacências, sendo uma das pouquíssimas Faculdades Presenciais que existem na cidade e na região. Também pôde apresentar a evolução institucional que a FAMA vem tendo, seja através da autorização de três novos cursos (Direito, Psicologia e Odontologia, tendo recebido conceito 5 pelo MEC no primeiro e 4 nos dois seguintes), seja pela nota 4 que recebeu em seu Recredenciamento Institucional ou mesmo pelo fato de a FAMA estar prestes a se transformar no Centro Universitário de Mauá – UNI-FAMA.
A Prof.ª Lucimara também fez alusão aos processos de mudança que vêm ocorrendo na Rede Estadual de Ensino, sobretudo com a inclusão das Plataformas digitais nas escolas.
Durante a conversa, os membros da Diretoria Regional concordaram com o Prof. Paulo sobre a importância da proximidade entre a FAMA e as Escolas da Região na medida em que podem promover um sem-número de Projetos conjuntamente.
O Prof. Paulo apresentou à Dirigente Regional as novas DCNs dos cursos de licenciatura, reforçando as mudanças que elas trazem com relação à redução de horas permitidas no EAD e ao fato de que os Estágios terão mudanças profundas que incluirão a presença de Professores preceptores de Estágio nas escolas, fato que leva a FAMA querer discutir junto à Diretoria e às Escolas, Projetos que viabilizem um Estágio diferenciado aos alunos da Faculdade e que promovam cooperação com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica.
Ficou acordado na reunião que a Faculdade de Mauá terá permissão para agendar junto aos Diretores das Escolas Estaduais, reuniões para a apresentação do Projeto “Trilhas do ENEM”, (projeto este que visa trazer suporte a alunos concluintes do Ensino Médio na preparação para a Prova do ENEM), além de permitir que a FAMA mantenha contato para promover ações conjuntas com as Escolas.
Também se acordou que a Diretoria estará mais próxima da Faculdade, inclusive usando seus espaços em atividades que diversas.
Ao final, houve ainda um pedido da Dirigente Regional de Ensino para que a FAMA promova cursos de Pós-Graduação na área de Educação Especial, dado a demanda de aulas existentes sem que haja professores habilitados para a atribuição de aulas, assunto já encaminhado pelo Diretor da FAMA junto à Prof.ª Célia Magalhães de Souza, do Acadêmico Corporativo da Uniesp.

 

FAMA SEDIA ENTREGA DE MELDALHAS DA OBMEP A ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DAS CIDADES DE MAUÁ, RIBEIRÃO PIRES E RIO GRANDE DA SERRA

Na noite de 17 de outubro, numa parceria entre a FAMA, Escolas das cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, através da Diretoria Regional de Ensino de Mauá, fez-se a solenidade de entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo IMPA, que visa estimular o estudo da matemática entre os jovens estudantes da Educação Básica, revelando talentos.
Na ocasião, estiveram presentes Diretores de Escolas, Supervisores de Ensino, Professores, Estudantes e seus familiares e ainda se teve a presença da Supervisora Regional de Ensino de Mauá, Profª Lucimara Batista Freire além de representantes da OBMEP.
Durante a solenidade, o Diretor da Faculdade de Mauá – FAMA, Prof. Paulo, no uso da palavra, exaltou a importância ao estímulo do estudo da matemática que este projeto provoca e aproveitou para fazer considerações sobre esta área de estudo e os impactos de seu conhecimento na vida das pessoas e da sociedade como um todo.
 

MAIS UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAMA

No dia 19 de outubro de 2024, a Faculdade de Mauá – FAMA deu continuidade nos atendimentos que tem disponibilizado à população através do curso de Enfermagem. Desta vez, o local escolhido foi o estacionamento do Supermercado Nevada, conforme acordado anteriormente com o gerente, Sr. Henrique.
A ação contou com a participação da assistente comercial Selma Alexandre, do professor Luiz Carlos, coordenador do curso de Enfermagem, do professor Ricardo e de alguns alunos, que contribuíram para que essa atividade fosse realizada.
Na ocasião, foi feito aferição de sinais vitais na população, incluindo teste de glicemia capilar. As pessoas atendidas em que se verificou qualquer tipo de alteração ou anomalia, foram encaminhadas para o SUS.
Mais uma vez a FAMA reforçou sua marca na cidade devolvendo à comunidade, através desta ação extensionista, o muito que produz de conhecimento dentro dos muros acadêmicos.
 

FAMA SEDIA ENTREGA DE MELDALHAS DA OMESP A ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA DIRETORIA REGIONAL DE MAUÁ

Depois de sediar e ter participado da noite de homenagens aos alunos vencedores da OBMEP da Diretoria Regional de Mauá, a FAMA também prestigiou a entrega das medalhas de bronze, prata e ouro aos vencedores da OMESP, Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo, da Diretoria Regional de Mauá.
O evento ocorreu em 22/10 e contou com a presença de alunos homenageados da Rede Estadual de Ensino de SP, familiares, professores, diretores, supervisores de ensino e da Dirigente Regional de Ensino, Profª Lucimara Batista Freire.
O Diretor da FAMA, Prof. Paulo Henrique Ansaldi, foi convidado a versar sobre a importância da Matemática aos presentes. Em sua fala, fez referências ao mito que se espalha entre os jovens que supõe ser a Matemática uma disciplina difícil e de acesso a poucos. Falou da importância de seu estudo na formação holística do ser humano, sobretudo na capacidade que este ramo do conhecimento tem para a formação do raciocínio lógico, para a percepção de regularidades e de como a Matemática está muito além de ser meramente a ciência das contas e dos números, numa perspectiva sobre o fazer matemático do ponto de vista da metafísica.
Familiares e educadores emocionados, fizeram a entrega das medalhas aos jovens. Ficou para todos a certeza de que ali estavam alguns dos cientistas do amanhã.
 

FACULDADE DE MAUÁ PROMOVE O ENCONTRO DE EGRESSOS DE 2024

Na noite de 25/10, houve o “Encontro de Egressos da FAMA”. Enquanto os nossos alunos se confraternizavam com nossos egressos, o evento contou com várias atividades que ocorreram simultaneamente, como exposições, espaço para massagens, seções de maquiagem, seções de relaxamento, além de uma praça de alimentação com vários produtos à disposição de todos.
Quando houve o início formal do encontro, o Diretor da Faculdade, Prof. Paulo Henrique Ansaldi reservou espaço em sua fala para dizer dos avanços institucionais que a FAMA vem tendo ao longo dos anos e da importância de que os egressos e a Faculdade se mantenham em constante sintonia. Em seguida, falou o Coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Luiz Ferreira, lembrando dos momentos vividos pelos presentes e das relações de amizade e de trabalho que se iniciaram no Campus. Para finalizar, as alunas do curso de Enfermagem fizeram uma representação teatral incrível, homenageando os ex-alunos presentes.
Em ato contínuo, deram depoimentos emocionantes alguns dos egressos presentes. Todos em uníssono sublinharam a importância da FAMA em suas vidas, não só do ponto de vista da formação técnica, mas, talvez sobretudo, na formação humana, o que vem ao encontro da missão da FAMA e do perfil do egresso desenhado em cada Projeto Pedagógico de Curso.
Ao final da noite, e ao som de um Dj, todos se congregaram, dançaram e puderam colocar o “papo” em dia.
Muitos Projetos nasceram. Outros encontros virão.

 

RELATO – ESTUDO DE CASO: SURTO DE DENGUE EM UMA COMUNIDADE NA CIDADE DE MAUÁ/SP

Na aula do dia 28/10, na Faculdade de Mauá, discutiu-se na disciplina de Bioestatística e Epidemiologia aplicada à saúde, ministrada pela Profª Delma Gonçalves, um estudo de caso real sobre um surto de dengue em uma pequena comunidade urbana próxima ao centro de Mauá/SP. Observou-se o aumento significativo de casos, gerando preocupação entre os moradores devido à hospitalização de vários pacientes. A partir dessa proposta, os alunos do curso de Enfermagem da FAMA iniciaram uma investigação epidemiológica para identificar os fatores responsáveis pelo surto e planejar ações de controle. Analisaram dados epidemiológicos e identificaram que 40% dos casos ocorreram na faixa etária de 15 a 29 anos.

Fonte: Alunos 3º/4º sem. Enfermagem FAMA (2024)

Os alunos também mapearam possíveis criadouros de mosquitos e propuseram estratégias de prevenção, como campanhas educativas voltadas a esse público, eliminação de focos e reforço na vigilância. Essa atividade evidenciou o compromisso da instituição em formar profissionais capacitados para atuar de forma eficiente e humanizada na saúde pública, contribuindo para o bem-estar das comunidades.
"Como professora, fiquei extremamente orgulhosa pelo empenho e dedicação demonstrados pelos nossos alunos, que se envolveram ativamente e apresentaram soluções criativas e viáveis para esse desafio real", disse a Professora Delma Gonçalves.


 

ATIVIDADE PRÁTICA DIRIGIDA NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM DA FAMA

A atividade prática de simulação, capitaneada pelo Prof. Ricardo Gimenez, realizada no laboratório de Enfermagem da Faculdade em 07/11, teve por objetivo fazer uma abordagem do papel do enfermeiro na atuação e administração da equipe técnica diante uma parada cardiorespiratória intra-hospitalar, além de preparar os discentes para atuarem de forma efetiva perante uma emergência médica, aumentando assim a possibilidade de sobrevivência do paciente com ações assertivas e coordenadas.
Os alunos foram divididos em grupos de cinco, assumindo cada grupo o papel de um enfermeiro e quatro técnicos, simulando assim o código azul institucional, (Equipe de enfermagem treinada para intervir em parada cardiorespiratória).
Após a criação dos grupos, iniciou-se a dinâmica, um grupo por vez.
O enfermeiro do grupo visita o paciente no leito aparentemente dormindo, se atenta ao fato do paciente estar com aspecto de cianose.
Imediatamente inicia o protocolo confirmando a parada, aciona código azul e inicia manobras de RCP até a chegada da equipe, quando então, o suporte avançado de vida passa a atuar.               
Quando a reversão da PCR se estabelece e o paciente é levado para UTI.  

 

REUNIÃO NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC

Sob a intenção de expandir nossas interlocuçõess para além dos nossos limites municipais, a FAMA, na figura de seu diretor, Prof. Paulo Henrique Ansaldi e da responsável pelo setor de RH da Faculdade, Sra. Renata Ramos, esteve, em 12/11, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Também esteve presente no encontro com o diretor do Sindicato, Sr. Wellington José Matias de Oliveira e o Prof. Matias Alves Corrêa, diretor da FAPAN.
Na conversa, discutiu-se a conjuntura sócio econômica do ABC, as perspectivas e novas possibilidades que se vislumbram na região, e a importância crescente de formação acadêmica dos trabalhadores, em especial dos metalúrgicos.
Desta conversa, ficou consignado que a FAMA concederia uma bolsa de estudos de 60% a todos os filiados do sindicato e inclusive, fará um Flyer específico para divulgação da bolsa aos associados, inclusive com o logo da FAMA e do sindicato, juntos, e o próprio sindicato fará a distribuição do material nas indústrias do ABC, com destaque para aquelas situadas nos municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá. Além disto, o sindicato se comprometeu também a divulgar a arte da FAMA em suas redes sociais afim de que seus associados e respectivamente seus parentes, possam usufruir desta benésse.
Esta foi uma iniciativa muito promissora e que estreitou sobremaneira uma parceria que já havia entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a UNIESP.

 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAMA ATINGE EM MÉDIA 92% DA COMUNIDADE ACADÊMICA

Em 2024, a Faculdade de Mauá - FAMA realizou uma avaliação institucional abrangente, demonstrando um compromisso contínuo com a excelência acadêmica e a qualidade de seus serviços. Este processo envolveu a participação ativa de professores, estudantes e colaboradores, resultando em uma impressionante taxa de participação de 92% da comunidade acadêmica.
A avaliação institucional é uma ferramenta essencial para o aprimoramento contínuo das universidades. Ela permite identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, garantindo que a instituição se adapte continuamente às necessidades de sua comunidade. A FAMA, ao conduzir essa avaliação, reafirma seu compromisso com a transparência e a busca pela excelência.
A participação maciça nesta avaliação é um testemunho do engajamento e do compromisso dos membros da FAMA com a melhoria contínua da instituição. A inclusão de diferentes segmentos da comunidade acadêmica - desde estudantes de diferentes cursos e semestres até docentes e colaboradores - garantiu uma perspectiva holística e precisa das necessidades e expectativas da comunidade.
Os principais objetivos da avaliação incluíram a identificação de pontos fortes e áreas a serem aprimoradas, bem como a proposição de ações estratégicas para o futuro. Através de questionários detalhados e análises criteriosas, foi possível mapear as percepções e opiniões de um vasto número de participantes, fornecendo uma base sólida para a implementação de melhorias.
Os resultados preliminares indicam que a FAMA conseguiu alcançar uma representatividade significativa, o que é crucial para garantir que as mudanças propostas realmente reflitam as necessidades e expectativas da comunidade acadêmica. Embora o foco não seja apresentar resultados específicos nesta matéria, é importante destacar que a participação de 92% é um indicativo forte de um processo bem-sucedido e inclusivo.
Agradecemos profundamente a todos os envolvidos para o sucesso deste processo. A FAMA continuará a se esforçar para atender às expectativas de sua comunidade e se posicionar como uma instituição de referência no ensino superior.