![]() |
A Professora Vanessa Ester Ferreira Nunes, graduada pelo Curso de Direito da Unisuzano, mestre e doutoranda, passou a integrar o grupo de pareceristas da Revista do Tribunal Superior do Trabalho - Revista. Tst. jus.br
O Conselho Editorial da Revista to TST é composto por vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de professores de diversas universidades de renome nacional e internacional.
Link da revista - https://revista.tst.jus.br/rtst/about/editorialTeam
Câmara Municipal de São Paulo, através da Escola do Parlamento, realizou, no dia 03 de outubro, o evento de lançamento dos Dossiês Temáticos: Políticas Educacionais e seus Processos de Implementação.
A iniciativa reuniu autores dos artigos das edições 22 e 23 da Revista Parlamento e Sociedade publicadas este ano e que compõem um dossiê de mesmo nome.
“Políticas Educacionais em Movimento: Estudos sobre Implementação” e “Estado, Sociedade e Processos Educativos” são o resultado de uma parceria estratégica da Escola do Parlamento com o Departamento de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), buscando fomentar e contribuir para a qualificação do debate acadêmico.
Além de trazer provocações sobre o tema, o evento objetiva aprofundar a análise crítica sobre as políticas públicas no campo da Educação e suas práticas no contexto brasileiro. Contou com uma mesa de abertura seguida de apresentações breves que os autores fizeram de seus respectivos artigos, dinâmica que será adotada para os dois volumes, com comentários e espaço para discussões ao final de cada uma.
Os organizadores dos dois Dossiês foram:
Alexandro do Nascimento Santos (Universidade Cidade de São Paulo)
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz (Universidade Cidade de São Paulo; Fundação Escola de Sociologia e Política), Rodnei Pereira (Universidade Cidade de São Paulo; Fundação Carlos Chagas), Vanessa Ester Ferreira Nunes (Universidade Cidade de São Paulo), Centro Universitário de Suzano (UNISUZANO) e
Emerson Soares Barbosa (Universidade Cidade de São Paulo).
Gravação do Evento disponibilizado no link: https://www.youtube.com/watch?v=LihfERqdpwo
Notícia Site
PROFESSOR DA UNISUZANO É ELEITO VICE-PREFEITO
O Delegado Eliardo Amoroso Jordão, Professor do Curso de Direito do Centro Universitário de Suzano - UNISUZANO, foi eleito Vice-Prefeito da cidade de Poá, Município vizinho de Suzano.
Saulo Souza, candidato a prefeito da chapa integrada pelo Prof. Eliardo como vice-prefeito, foi eleita com mais de 37% dos votos.
Em Poá a eleição só teve o primeiro turno.
O Professor Eliardo está sendo muito cumprimentado nas redes sociais pelos seus colegas de docência, alunos e egressos da Unisuzano, bem como pela Pró-Reitoria Acadêmica e Administrativa
Os alunos do curso de Direito da UNISUZANO, sob a orientação dos Professores Levy de Freitas e Silva e Vagner Ferreira da Silva, realizaram um júri simulado no último dia 6 de novembro.
O caso versou sobre uma tentativa de feminicídio, tendo sido caloroso o debate entre a defesa e a acusação.
A atuação dos alunos foi bastante elogiada pelos professores e alunos que assistiram o júri.
Os jurados acolheram em parte a tese da defesa, tendo sido o réu, condenado pelo crime de lesão corporal.
No último dia 6 de novembro foram encerrados os trabalhos da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Suzano – UNISUZANO
A CPA da Unisuzano, presidida pelo Pro. Me. Júlio Soares de Brandão realizou um excelente trabalho de conscientização dos autores que participaram da avaliação: discentes, docentes e corpo técnico administrativo.
Ao encerrar os trabalhos da coleta de informações via questionário, a Unisuzano obteve uma participação excelente da sua comunidade interna: 100% dos docentes e corpo técnico administrativo e mais de 90% dos discentes.
Com o encerramento dos trabalhos de preenchimento do questionário de avaliação, ou seja a coleta de dados, a Comissão Própria de Avaliação já iniciou o trabalho de preparação do relatório final, cuja data de postagem no e-MEC encerrar-se-á em março de 2025.
Os alunos do curso de Direito, período matutino, acompanhados pelo seu Professor, Dr. Waldir Teixeira de Jesus, realizaram hoje dia 24 de setembro, uma atividade prática na Subseção da OAB Suzano.
Na oportunidade, os alunos foram recebidos pelo presidente daquela Subseção, Dr. Fabrício Ciconi Tsutsui, que é também Professor da UNISUZANO, e por várias advogadas que compõem o quadro de diretoras, muitas delas ex-alunas do Curso de Direito da UNISUZANO.
Na oportunidade os alunos receberam orientação acerca das prerrogativas do profissional de Direito, bem sobre os atendimentos prestados na assistência jurídica à população carente do município.
Os alunos puderam conhecer as novas instalações da Subseção da OAB-Suzano, inaugurada recentemente.
A UNISUZANO agradece ao presidente Dr. Fabrício Ciconi Tsutsui e a toda à sua diretoria a recepção dada aos nossos alunos.
Seguindo a linha já adotada por diversos países, dentre eles, Finlândia, Holanda, Espanha, Suíça, Itália, Portugal, México, já existe no Brasil um projeto de lei que proíbe o uso de celular e tablet em salas de aula de estabelecimentos de educação básica e superior (PL104/2015).
No mesmo sentido, o Ministério da Educação (MEC) irá fazer uma proposta de um projeto de lei que faz parte de um pacote de medidas que têm como foco reduzir a utilização excessiva de dispositivos com telas por crianças e jovens.
A intenção das iniciativas é de só permitir o uso de celulares e tablets em sala de aulas, somente quando inseridos no desenvolvimento de atividades didáticos-pedagógicos, com autorização dos professores ou corpo gestor dos estabelecimentos de ensino.
No Brasil, por iniciativa das próprias escolas e/ou regulamentação municipal, já há restrição ao uso de celular nas escolas.
Certamente a medida encontrará muitos adeptos, como irá, da mesma forma, ter muitos que irão contestar a adoção de tal proibição
Na manhã do dia 1° de outubro, acompanhados do Pró-Reitor Acadêmico e Administrativo, Prof. Benedito Luiz Franco e do Prof. Waldir Teixeira de Jesus, um grupo de alunos do Curso de Direito da UNISUZANO, realizaram uma visita no 2° Cartório de Notas e Protestos de Mogi das Cruzes.
Na oportunidade, os alunos conheceram às instalações e receberam orientações da Primeira Substituta da Tabeliã, Dra. Elen Maria Oliveira Valente, de todos os atos e procedimentos que hoje podem ser executados no Cartório, evitando que eles sejam levados ao Poder Judiciário.
Separações e Divórcios Consensuais, Inventários, Usucapião etc, foram objetos de orientações recebidas pelos alunos sobre o seu processamento.
Os alunos puderam conhecer o arquivo físico do cartório, com os registros feitos de forma manuscritos.
Ao término da visita foi oferecido um café aos estudantes.