Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 16

Edição: 16   |   Data: agosto/24


VOLTA ÁS AULAS

No dia 05 de agosto, recebemos os estudantes para mais um período letivo.  Durante a semana, os estudantes puderam se envolver com palestras, conversas com seus coordenadores, entendimento das ementas a serem cursadas e muito mais.
Os estudantes novos tiveram a oportunidade de visitar as instalações da IES , principalmente seus laboratórios, onde terão aulas práticas.
O UNIRJ mostrou, ao novos estudantes, o que tem de melhor: ambiente acolhedor, empatia, excelentes professores e aulas de verdade. pró retora, profª. Lucia Baroni Martinazzo relatou "Um ambiente acolhedor contribui para o desenvolvimento emocional, acadêmico e social de todos, por isso é tão importante esse momento".
Foi uma semana com muito envolvimento e estímulo para um ano letivo de sucesso

CENTRO CULTURAL

No segundo semestre de 2024, será inaugurado o Centro Cultural UNIRJ visando criar um espaço de integração cultural, educacional e social que ajude no desenvolvimento da Comunidade da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, região onde o UNIRJ tem seu espaço físico.
"Acredito que, por meio do Centro Cultural, estaremos facilitando o acesso à cultura, à educação, às artes e com isso gerando a Inclusão Social e o fortalecimento da comunidade com a Instituição", falou Flávio Santana, Bibliotecário e coordenador do Projeto.
Como atividade, no mês de agosto teremos a exposição da memória cultural da Zona Oeste com a apresentação de mais de 100 (cem) fotografias antigas, rodas de conversa e o lançamento digital da História da Zona Oeste.
É o UNIRJ interagindo com a comunidade.

VISITA TÉCNICA DO CURSO DE ENFERMAGEM

Os estudantes do 2º periodo do curso de Enfermagem, nos dias 15 e 29 de agosto visitaram o Hospital Maternidade de Seropédica, acompanhados pelo Prof Mauro Cabral, Coordenador de Estágio. O Centro Universitario do Rio de Janeiro entende que a proximidade do academico, o quanto antes, ao ambiente de trabalho tem um papel fundamental na sua formação, pois além de experimentar o espaço de desenvolvimento e aprimoramentos das competências teórico-práticas,  o academico também pode avaliar seu perfil pessoal em relação as competencias necessaria ao exercio profissional. 
Essa atividadee motivou demasiadamente os estudantes.
 

LANÇAMENTO DO LIVRO - SUAS FINANÇAS EM QUADRINHOS - A EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

No dia 22 de agosto, recebemos o autor Fabio Marinho para o lançamento da sua obra "Suas Finanças" em quadrinhos. Uma obra lúdica de um assunto tão sério. O autor se propõe a difundir a educação financeira como um processo de aprendizagem sobre os conceitos e as práticas relacionados ao dinheiro e às finanças. Ela envolve tanto aspectos técnicos, como matemática, economia e contabilidade, quanto aspectos comportamentais, como hábitos, atitudes e valores.
Na contramão de uma sociedade inundada por “ofertas”, “promoções” e “oportunidades incríveis”  que acarretam consequências drásticas para o cidadão e o meio ambiente , como as dívidas e exploração não sustentável dos recursos naturais, este  livro tem por objetivo  difundir a Educação Financeira de forma crítica.
Um trabalho de conscientização, reflexão e ação com nossos adolescentes e jovens, por intermédio da escola e da família, em prol da formação de cidadãos críticos e autônomos em suas decisões socioeconômicas e socioambientais é imprescindível neste nosso contexto contemporâneo.
 

FEIRA DE ARTES SOLIDÁRIA

A FEIRA DE ARTE SOLIDÁRIA (doação de ração) aconteceu no dia 26 de agosto e teve em sua programação dança, teatro, palestra, grafite, debates, workshops, exposição. Nosso bibliotecário Flavio Santana, responsável pelas ações culturais, relatou: "Estou muito feliz e com a certeza tivemos um grande alcance na população, pois várias pessoas que gostariam de ajudar animais com doação, ração, e não sabem como, tiveram essa oportunidade aqui". Essa ação objetivou ajudar a Casa DIOLANDA que é uma Associação sem fins lucrativos que atende, hoje, 190 cães e 80 gatos que ficam abrigados até o momento de suas adoções.
O UNIRJ pretende, a longo porazo, sensibilizar a comunidade que a melhor maneira de ajudar os animais que vivem nas ruas é difundir a ideia de que precisamos nos preocupar com eles. Esse é um problema de todos nós.

APH - ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR - REALIZAÇÃO PRÁTICA DE MANOBRA DE DESENGASGO

O curso de Enfermagem participou da Oficina de APH - ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR - REALIZAÇÃO PRÁTICA DE MANOBRA DE DESENGASGO, oferecida pelo seu Coordenador, prof. Eduardo Silva. "O ensino da manobra de desengasgo, principalmente em bebês, é de extrema importância e muitas vezes pode salvar vidas" disse o Coordenador do curso.
O procedimento chamado manobra de desengasgo consiste no posicionamento da criança de barriga para baixo, usando como apoio o antebraço, deixando a cabeça da criança mais baixa que o tronco. A oficina teve como principal objetivo desenvolver habilidades para a realização da manobra de desengasgo em bebês, esclarecendo dúvidas e elucidando verdades e mitos sobre o assunto.
Foi um sucesso!

DIREITOS E DEVERES DO COMSUMIDOR

Realizado pelo Núcleo de Praticas Juridicas do UNIRJ em parceria coma OAB 29 Subseção, foi realizado um ciclo de palestras sobre Direitos e Deveres do Consumidor.
Nessa ocasião o Coordenador do Curso de Direito, Prof Rodrigo Plaza enfatizou a importancia desse evento. " reclamar não é bobagem; é um dever social e um exercício de cidadania" afirmou o coordenador.
"Fala-se muito dos direitos do consumidor, mas ter clareza dos seus deveres também é fundamental e pouco difundido", disse a Coordenadora do NPJ Profª Flâmer Távora  propondo os diversos olhares do Direto do Consumidor.
Poucos sabem, mas se o dever for aplicado de forma incorreta, a pessoa também pode perder o seu direito.

 

MEMÓRIA DE CAMPO GRANDE

No dia 29 de agosto tivemos uma verdadeira viagem de volta no tempo a um Campo Grande e Zona Oeste que hoje vive na memória e afeto de seus moradores. Sob a curadoria de Flavio Santana e do escritor e jornalista André Mansur, o UNIRJ apresentou  uma exposição  com 160 fotos, entre as décadas de 60 e 90, divididas em quatro grandes categorias: o Bairro de Campo Grande, Carnavais, Campo Grande Atlético Clube e a antiga Moacyr Bastos e o Colégio Afonso Celso.

Teremos ainda o acesso ao Museu de Campo Grande (www.museudecampogrande.com.br) para navegação em telão, além de dois pocket shows com os alunos do Projeto Cante e o violonista e compositor Rubinho Effe.

A exposição marcou o início das atividades do Centro Cultural