Boletim Informativo - Faculdade de Araraquara - Edição 5

Edição: 5   |   Data: 15/06/2024


Docente da FARA participou de evento comemorativo ao Mês das Mulheres, promovido pela AASP

Na noite de 27 de março de 2024, a Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara, Prof. Dr.ª. Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla, participou como palestrante no Curso Direito e Mulheres, promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo - AASP durante o mês de março, em comemoração ao Mês das Mulheres. 

Responsável pela fala sobre “As mulheres com deficiência e o Direito “, a Professora Juliana ladeou os Professores da USP (Largo São Francisco), Prof. Dr. Régis de Oliveira, que falou sobre as mulheres ao longo da História e Prof. Dra. Eunice Prudente, que palestrou sobre as mulheres, a Democracia e a interseção de raça.  

Essas reflexões fecharam com chave de ouro o maravilhoso curso promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo.

Professora da FARA, Dayane Fanti é a 1º vice-presidente da APROLEGIS

A comunidade acadêmica da Faculdade de Araraquara - FARA - GRUPO UNIESP, está muito feliz em noticiar que a chapa eleita para a diretoria da Associação Nacional dos Procuradores Legislativos Municipais - APROLEGIS, conta com a presença de uma professora da nossa IES. 

A Professora Mestre da Faculdade de Araraquara - FARA, DAYANE APARECIDA FANTI TANGERINO, que é mestre em Direito Penal; Especialista em Gestão Pública Municipal; Procuradora do Legislativo Municipal de Américo Brasiliense/SP; Consultora Jurídica e Socióloga, é, também, a 1º vice-presidente da APROLEGIS

"Unidos em nossa causa comum, vamos continuar a fortalecer e aprimorar nossa profissão, assegurando que os valores essenciais que a fundamentam permaneçam protegidos e promovidos", argumenta a discente da FARA.

Alunos da FARA e do NPJ participaram da VIII Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

A convite do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª. Região - TRT-15, em 22/05/2024, os alunos da FARA e do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ da nossa IES, participaram das sessões de conciliação e mediação no CEJUSC do Fórum Trabalhista de Araraquara,/SP, sob a presidência do MM° Juiz Doutor Thiago Nogueira Paz, com apoio das servidoras Ângela Cristina da Silva Belvedere Íris Furloni Ribeiro (egressa da FARA).  

Foi uma tarde de muito aprendizado e reflexão sobre os métodos alternativos de solução de disputas aplicáveis aos processos em trâmite na Justiça Especializada.  

Entre as sessões, os discentes tiveram a oportunidade de dirimir dúvidas diretamente com o Magistrado Coordenador do CEJUSC Trabalhista de Araraquara, Doutor Thiago Nogueira Paz. 

Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª. Região e com os outros 23 Tribunais Regionais do Trabalho, a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi realizada em todo o país de 20/05/2024 a 24/05/2024. 

A Faculdade de Araraquara agradece ao TRT-15.ª. na pessoa do Ilustre Doutor Thiago Nogueira Paz e equipe, pela oportunidade única de aprendizado e pelo caloroso acolhimento.

FARA participa de Evento Alusivo à Revolução Constitucionalista de 1932

Faculdade de Araraquara - FARA, representada por seu Diretor Geral, Professor Mestre Paulo Cesar Scattolin, participou do importante "Evento Alusivo à Revolução Constitucionalista de 1932", promovido em 23/05/2024, pela Comissão de Direito Penal Militar da 5° Subseção da OAB de Araraquara/SP

O evento foi realizado no auditório da OAB em Araraquara e contou com as presenças marcantes e palestras brilhantes do historiador Rodrigo Gutenberg e do jornalista e pesquisador Hamilton Mendes, além de várias exposições de comandantes dos batalhões da região sobre Direito Militar, além da fala do Diretor da FARA sobre a importância da Disciplina Direito Penal Militar em caráter obrigatório na matriz curricular dos Cursos de Direito. 

A FARA agradece o convite realizado pela Comissão de Direito Militar, na pessoa de seu Presidente Doutor Fabrício Cacheta Neto, à Comissão de Cultura e Eventos, representada pela Presidente Doutora Márcia Satico Iamada e à 5.ª. Subseção da OAB de Araraquara/SP, na pessoa do Ilustre Presidente Doutor Felipe José Maurício de Oliveira. 

Elevamos, também, os nossos agradecimentos especiais aos ilustres membros da Comissão de Direito Penal Militar da 5° Subseção da OAB de Araraquara/SP:  

Doutor Fabrício Cacheta Neto (Presidente), 
Doutor Paulo Sérgio Aparecido Vianna (Vice Presidente), 
Doutor Cleverson Cândido Martins  (Secretário), 
Doutor Alessandro Fabiano Fernandes (Membro Efetivo e egresso da FARA) 
Doutor Carlos Henrique Lúcio Lopes (Membro Efetivo).

Alunos da FARA apresentam seminário sobre Metodologias Ativas e Justiça Restaurativa

No mês de maio, a Professora de Introdução ao Estudo do Direito, Doutora Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla, propôs aos alunos do 1º período uma atividade para definição e aprendizagem do conceito de Justiça Restaurativa, onde os próprios estudantes foram protagonistas da construção desse conhecimento.

Separados em grupos, a partir da indagação “O que é Justiça Restaurativa”, os alunos usaram a criatividade para fazerem exposições, teatros e simulações, de maneira que, para além do aprendizado do conceito,  ficou clara a diferença entre Justiça Restaurativa e a Justiça Retributiva anteriormente estudada pela turma.

Foi uma experiência exitosa e bem humorada para todos os envolvidos!

NPJ da FARA promove simulado de Auto de Prisão em Flagrante

No dia 12/06/2024, às 19h30, no auditório da Faculdade de Araraquara – FARA, sob a coordenação da Professora Mestre Emanuele Giachini Botelho, os alunos do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ realizaram um impressionante e a realista simulado de “Auto de Prisão em Flagrante”.

 

A exposição dos discentes foi marcada pela fidelidade na caracterização de seus integrantes e do ambiente de uma delegacia de polícia, ensejando uma tarefa desafiadora dentro de um contexto acadêmico, o que proporcionou uma reflexão profunda e educativa, evidenciando a relevância didática empregada pela coordenação e pelos membros do NPJ.

Destaques do Simulado:

Apresentação dos suspeitos à autoridade policial;
Lavratura do auto de prisão em flagrante e suas ações correlatas;
Discussão sobre nota de culpa e estratégias de defesa;
Função do advogado no APF, e;
Avaliação e tipificação dos crimes.


Os alunos que participaram desta simulação foram:

Adna Costa Santos
Fabiana Cristina Alves de Almeida
Jackson Santos da S. Ferreira
João José Dias
Sergio Fritz de Andrade
Valceir Benedito da Silva
Tiago Luiz Rodrigues

Participação especial: Doutor Maurício Rogério Botelho (Escrivão Chefe da Delegacia de Investigações Gerais - DIG/DISE da Cidade de Jaú/SP).

O evento contou com a presença de muitos alunos da FARA, familiares, egressos e advogados, que puderam acompanhar de perto a importância do auto de prisão em flagrante como documento legal fundamental para o desenvolvimento do Inquérito Policial e para o eventual processo judicial.

Confira a gravação completa do simulado pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/live/m-OdX7GIovk

Parabéns a todos os envolvidos por essa experiência rica e transformadora!