Boletim Informativo - Faculdade de Araraquara - Edição 4

Edição: 4   |   Data: 15/04/2024


Ciclo de palestras volta às aulas

A Faculdade de Araraquara – FARA, iniciou o primeiro semestre letivo de 2024 com uma programação muito especial para os veteranos, ingressantes e convidados. 

No dia 05/02/2024 (segunda-feira), houve a apresentação da palestra: “Tribunal do Júri - Tribunal das Lágrimas”, ministrada pelo ilustre Dr.°. Eliseu Mariano, advogado criminalista, especialista em Tribunal do Júri e Presidente da Comissão de Ética e Disciplina (CED) da OAB de Américo Brasiliense/SP. 

Já em 06/02/2024, foi a vez da egressa da FARA, Dr.ª. Gabrielle Alexandre Gondo, Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo há 10 anos, com o tema: “As vantagens da formação em Direito para servidores públicos.

Na quarta-feira, dia 07/02/2024, mais dois egressos da Faculdade de Araraquara ilustraram o ciclo de palestras da IES, com pautas de grande relevância: “A extraordinária jornada do eterno estudante de Direito e seus desafios perante a liquidez moderna”, proferida pela Dr.ª. Rafaela de Oliveira, Pós-graduanda em Direito Penal e Processo Penal e, “O jovem advogado criminalista”, ministrada pelo Dr.°. Luiz Henrique Macedo Silva, Advogado criminalista, membro da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB de Américo Brasiliense/SP. 

O Ciclo de Palestras de início de semestre aconteceu no auditório da FARA e contou com a presença marcante de alunos, egressos e demais participantes, com transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/faraararaquara/about

 

As inscrições para novas matrículas estão abertas através do link:

https://www.uniespvestibular.com.br

Colação de Grau FARA - Formandos 2023

Em 29/02/2024, no Espaço Saigon Eventos, a Faculdade de Araraquara – FARA, realizou a colação de grau dos formandos em Direito de 2023. 

Foi um dia marcante e muito importante para os discentes, seus familiares, para os professores da FARA e para todos os que, de alguma forma participaram da jornada acadêmica dos estudantes que escolheram seguir essa área tão vasta e significativa do conhecimento humano. 

Para os graduandos da FARA, a colação de grau simbolizou não apenas a conclusão de um curso, mas também o início de uma nova etapa repleta de desafios e responsabilidades, momento em que se consolidou o compromisso com a justiça, a ética e o serviço à sociedade, valores fundamentais que permeiam a prática jurídica. 

Durante a cerimônia de colação de grau, os formandos da Faculdade de Araraquara - FARA, tiveram a oportunidade de refletir sobre o significado do Direito em suas vidas e nas vidas daqueles que serão impactados por suas futuras atuações. 

Os formandos realizaram uma linda homenagem aos seus familiares e aos professores do Curso de Direito da FARA; Camila Maria Rosa, Dayane Aparecida Fanti Tangerino, Emanuele Giachini Botelho, Gustavo Erlo, Jesus Nazaré Romão, Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla e Paulo Cesar Scattolin, que homenageou a Secretária Acadêmica da IES Mariane Brugnolo Serafim, pelo trabalho impecável realizado na unidade educacional.

A FARA deseja uma carreira brilhante aos formandos e novos operadores do Direito. Vocês têm o poder de transformar vidas e de fazer a diferença no mundo.

Professora da FARA participa do Workshop UVESP, realizado na ALESP

A Professora da Faculdade de Araraquara - FARA, Doutora Dayane Aparecida Fanti Tangerino, Mestre em Direito Penal pela USP e Especialista em Gestão Pública Municipal, Procuradora Jurídica da Câmara de Américo Brasiliense/SP, participou do Workshop UVESP: Estrutura e funcionamento das Câmaras Municipais, realizado no dia 08/02/2024 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.

Na ocasião, a Docente da FARA, na condição de palestrante especial, abordou o tema: “Legislativo: as principais dificuldades enfrentadas pelas Câmaras Municipais”.

O evento teve como principal intuito sanar as dúvidas mais recorrentes dos Gestores do Poder Legislativo Municipal, evitar problemas em suas contas anuais e dar maior segurança aos servidores responsáveis pela maior parte dos temas abordados no Workshop.

A União dos Vereadores do Estado de São Paulo - UVESP, exercendo sua função institucional e estatutária, com apoio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP e do Ministério Público de Contas - MPC, trouxeram um importante canal de atualização e de conhecimento para as Câmaras Municipais filiadas à UVESP.

A Faculdade de Araraquara – FARA, parabeniza a Professora Dayane Aparecida Fanti Tangerino, pela especial participação no Workshop UVESP e, pelo brilhante trabalho desenvolvido na FARA e constante comprometimento aplicado no aprendizado dos alunos da nossa IES.

Alunos da FARA participam do 1° Workshop do Agronegócio

Às 19h00 do dia 20/03/2024, os alunos da Faculdade de Araraquara – FARA, estiveram presentes na 05ª Subseção da OAB de Araraquara/SP, para o 1° Workshop do Agronegócio, ocasião em que foram ministradas as brilhantes palestras: "Crédito Rural", proferida pelo advogado especialista em Direito Agrário Doutor Cláudio Miranda e "Planejamento Previdenciário Rural", ministrada pela Doutora Dayanne Cardoso, advogada especializada em Direito Previdenciário e egressa da FARA. 

O Direito Rural é o ramo do Direito que trata das normas e regulamentos relacionados à atividade agrícola, à propriedade rural, à agroindústria e aos aspectos jurídicos que envolvem o meio rural. Ele abrange uma série de temas, como posse e propriedade de terras, contratos agrários, questões ambientais, políticas públicas para o desenvolvimento rural, crédito agrícola, entre outros. 

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender alguns aspectos de um tema muito relevante, devido à importância do setor agrícola na economia do Brasil e do mundo, sendo que o nosso país é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Portanto, as leis e regulamentações que regem as atividades rurais têm grande impacto na vida econômica e social do país, inclusive dos nossos educandos. 

Agradecemos à 05ª Subseção OAB/SP-Araraquara pelo convite e oportunidade de aprendizagem, e, em especial à Doutora Dayanne Cardoso, que com muito orgulho defende ter sido aluna do Curso de Direito da FARA

Coordenadora do Curso de Direito da FARA participa do curso Mulheres: Desafios ao Longo da História

A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara - FARA, Prof.ª. Dr.ª. Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla, em parceria com a Prof.ª. Anna Paula Feminella (Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), conduziram uma sessão especial no curso "Mulheres: Desafios ao Longo da História" promovido pela Editora Matrioska em 07 aulas, para debater temas essenciais para os direitos das mulheres e seus principais desafios ao longo da história. 

A aula conduzida pela Prof.ª. Dr.ª. Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla foi intitulada: "Mulheres com deficiência ocupando espaços (de poder, inclusive)." 

O curso teve transmissão pelo Instagram (@matrioskaeditora).

NPJ da FARA inaugura as suas atividades em um ambiente acolhedor

A Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ da Faculdade de Araraquara – FARA, Professora Mestre Emanuele Giachini Botelho, promoveu no último sábado (23/03/2024), uma atividade alegre e descontraída com os alunos participantes, sem deixar de proporcionar aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. 

Após uma recepção calorosa com um café da manhã, os alunos integrantes do NPJ, assistiram ao filme brasileiro Nise - O Coração da Loucura, dirigido por Roberto Berliner, lançado em 2015, o qual retrata a vida da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento de pacientes psiquiátricos no Brasil, revelando-se como uma obra indispensável aos estudantes de Direito. 

Dessa forma, o NPJ da FARA inaugurou o 1° semestre de 2024 com uma atividade diferenciada, mesclando a realização de oficinas práticas sobre temas específicos do Direito, antecedidas por momentos de confraternização com café, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender e interagir em um ambiente mais casual. 

Esse modelo de aprendizagem não só proporciona uma experiência prática valiosa aos estudantes da FARA, mas também promove a integração entre a faculdade de Direito e a comunidade local, facilitando o acesso à justiça e promovendo a educação jurídica de uma forma mais acessível e acolhedora.