Boletim Informativo - Centro Universitário UNIRJ - Edição 14

Edição: 14   |   Data: maio/24


CAFÉ COM NPJ

Café com NPJ - UNIRJ foi lançado em maio de 2024 com encontros semanais entre alunos, professores e advogados convidados. Um dia de discussão e treinamento, com foco exclusivo nas práticas jurídicas. Vamos conversar sobre os desafios  da justiça em época de tantos acontecimentos.
“A ideia é que o nosso ‘Café com NPJ’ funcione com reflexões, críticas e desenvolvimento do conhecimento jurídico, capaz de mudar vidas”, diz Profª Flamer Távora, Coordenadora do NPJ.
No próximo semestre pretendemos abrir o espaço para todos que desejam obter informações de qualidade sobre o mundo jurídico e principalmente, para os aspirantes do curso de Direito.
"Esperamos que o Café com NPJ do UNIRJ seja um espaço de discussão, e possa devenvolver a habilidade humana da escuta do futuro advogado" completou a pró-reitora Proª. Lucia Baroni.

SEMANA JURíDICA

Ainda no mês de maio, o curso de Direito sob a coordenação do Prof. Rodrigo Plaza promoveu a "Semana Juridica". A Semana Jurídica trata-se de um evento tradicional do Curso de Direito. O evento consiste em um ciclo de palestras e atividades com a finalidade de aprofundar o estudo de temas em destaque no estudo do Direito tanto aos acadêmicos quanto a comunidade local e regional. Diversos palestrantes, entre acadêmicos e professores desta Instituição, juristas com outras atuações e até profissionais de outras áreas, compõem este evento para discutir os mais relevantes temas da atualidade e suas implicações para o Direito.

Durante três  dias, os estudantes tiveram acesso a uma programação de palestras e paineis com os principais especialistas do setor. Foram discutidos os temas mais relevantes da atualidade, desde as mudanças na legislação até as melhores práticas do Direito.
Além disso, o evento ofereceu uma oportunidade única para troca de experiências  entre os  estudantes, que também estão em busca de atualização e aprimoramento.

ATIVIDADE DE EXTENSAO: DIA DAS MÃES

Em homenagem ao Dia das Mães, o UNIRJ foi para a rua com o curso de Enfermagem. Além de homenagear as mães, o curso de Enfermagem também oportunizaram o atendimento quanto a aferição de pressão arterial, glicose, peso e orientação da vida  mais saudável.
"Só exitirá o curso de Enfermagem se houver a vivência da experimentação do atendimento a população, da apropriação dos diversos  espaços, da promoção da cidadania"  Falou o Prof. Eduardo Silva, Coordenador do Curso de Enfermagem. "É necessário que o estudante de Enfermagem tome consciência do seu protagonismo na promoção da saúde pública, e nada mais apropriado que sua participação prática no dia das mães, completou o Enf. Mauro Ferreira, responsável pela prática em Enfermagem  do UNIRJ.

CAMPANHA PARA O RIO GRANDE DO SUL

Nos últimos dias fomos impactados pela catástrofe natural que aconteceu no Rio Grande do Sul. Cerca de 67,8 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos das chuvas nas regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre, sendo que 14,5 mil moradores estão fora de casa (4.599 em abrigos e 9.993 desalojados). Frente a tanta dor, o UNIRJ não poderia deixar de participar na ajuda humanitária aos irmãos gaúchos.
Iniciamos uma campanha de água e roupas para entrega em um dos pontos de coleta. Entregamos 05 sacos de roupas diversas e 200 litros de água potável.
Acreditamos que todos nós, juntos, podemos minumizar essa dor.

I SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM - UNIRJ

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
O UNIRJ aproveitou a data para promover o I Simpósio de Enfermagem UNIRJ com a participaçao de professores e alunos, pois acredita que a formação de Enfermeiro está relacionada à dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano, tendo seu fazer profissional realizado de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

 

CERIMÔNIA DE ENTREFA DO JALECO

No dia 27 de maio, o UNIRJ promoveu a cerimônia da entrega do jaleco aos Estudantes de Enfermagem do primeiro período. O prof. Claudemir Santos de Jesus fez todo o cerimonial que emocionou a todos.
O Jaleco é, basicamente, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde. Mas além disso, a peça também é uma marca universal para esses profissionais. Mas se engana quem acha que seu uso é uma tradição antiga. o uso do Jaleco é algo relativamente recente na cultura da saúde. Os primeiros jalecos usados em laboratórios possuíam a cor bege. Os da cor branca foram adotados quando todos os profissionais de saúde, também, decidiram usá-lo para o trabalho. Isso, porque essa cor representava a bondade, a limpeza e a tranquilidade.