Boletim Informativo - Faculdade de Osasco - Edição 6

Edição: 6   |   Data: 31/08/2023


Faculdade de Osasco participa da divulgação da Campanha do mês de Julho.

O mês de Julho é marcado por duas campanhas vinculadas à conscientização da população. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: Amarelo para falar da prevenção e controle de hepatite virais e Verde para falar da prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Julho Amarelo: Prevenção e Controle das Hepatites Virais
Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.
Neste mês de luta contra as hepatites virais, a Secretaria da Saúde, orienta ações de combate à doença através de campanhas de prevenção, testagem e vacinação, tendo em vista que são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população.
Infelizmente, as hepatites ainda são um problema de saúde pública. A hepatite B tem uma relação muito próxima com o câncer de fígado. Apesar de termos a vacina disponível na rede pública, a cobertura vacinal ainda pode ser aperfeiçoada. Além da vacina, as unidades de saúde possuem exames de triagem para hepatites B e C, cujo resultado sai em até 20 min

Recomendações para os serviços de saúde
Para o controle das hepatites virais, é sugerido que os serviços de saúde municipais realizem estratégias de prevenção, baseadas em vacinação/atualização da caderneta de vacinação das crianças, atentando para a vacinação contra a Hepatite B, conforme o calendário, preconizado pelo Ministério da Saúde, que diz uma dose de Hepatite B, ao nascer, e três doses da vacina penta valente aos 2, 4 e 6 meses; aos 15 meses de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias, uma dose da vacina contra a Hepatite A.
Entre as ações sugeridas estão a atualização vacinal contra a Hepatite B dos trabalhadores de saúde; realização de testagem rápida para hepatites B e C nos serviços de saúde; Intensificação do diagnóstico da Hepatite C, com foco no Plano de Eliminação da Hepatite C, que tem como meta a eliminação do vírus C, até o ano de 2030. Ressalta-se, especialmente, a vacinação de mulheres em idade fértil, contra a Hepatite B, com a finalidade de prevenir a transmissão vertical do vírus.

As hepatites
As hepatites virais são doenças provocadas por diversos agentes etiológicos conhecidos como vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV) e são um grande problema de saúde pública, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, destacando os tipos B e C. De acordo com os especialistas, esses dois tipos de vírus são os que mais preocupam as autoridades sanitárias, uma vez que podem evoluir e se tornarem crônicos, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer. O tipo C, é o maior causador de óbitos por hepatites no país.
A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez. Vale ressaltar que, para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece o diagnóstico, através dos testes rápidos e/ou sorologias e, caso seja necessário, disponibiliza o tratamento para a doença.

Julho Verde - Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
A Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço é responsável por liderar a campanha do Julho Verde, cujo objetivo é aumentar a conscientização sobre o câncer que acomete essas regiões do corpo e promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
No dia 27 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, uma data que ganha relevância durante todo o mês. O câncer nessas áreas específicas é mais comum em homens e figura entre as principais causas de mortalidade no Brasil.
O Julho Verde, busca-se alertar a população sobre os fatores de risco associados ao câncer de cabeça e pescoço, como o tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecção pelo HPV e exposição solar sem proteção adequada. Além disso, é fundamental enfatizar a importância de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para exames de rotina.
Promover a conscientização sobre os sinais e sintomas precoces do câncer de cabeça e pescoço é crucial para garantir um diagnóstico precoce e aumentar as chances de sucesso no tratamento. Durante todo o mês de julho, diversas ações são realizadas para disseminar informações e oferecer apoio a pacientes e familiares que enfrentam essa batalha.
 

Faculdade de Osasco realiza parceira com SINTRASP

A Faculdade de Osasco realizou uma reunião com o representante do SINTRASP – Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos dos Municípios de Osasco e Cotia, a fim de firmar Parceria Educacional para os associados e seus dependentes.
Na reunião foi abordado planos e projetos que a Faculdade fará em conjunto com o SINTRASP para obter parcerias.
O SINTRASP é uma instituição de importantes atuações pela manutenção e garantia de novos benefícios e avanços. Aquele que se associa, além de fortalecer o movimento, oferece mais musculatura à entidade, propiciando assim a ampliação da estrutura com vantagens especiais para todo o coletivo. E quem ganha também são os familiares dos sócios, se aproximando ainda mais do Servidor, que precisa de apoio.

Faculdade de Osasco foi convidada a participar do Arraiá do Servidô realizado pela Prefeitura de Osasco.

No dia 14/07/2023, a Faculdade de Osasco foi convidada pela Prefeitura de Osasco para participar do Arraiá do Servidô.
O Arraiá do Servidô é uma tradicional festa junina para os servidores públicos de Osasco e aberto ao público em geral, tendo como principal objetivo arrecadar fundos para o Fundo Social de Solidariedade.
A Faculdade de Osasco foi um dos patrocinadores, podendo montar seu stand e fazer panfletagem, divulgando assim, o nome da Faculdade.
 

Faculdade de Osasco realiza Ação Social sobre Artes Marciais

No dia 16/07/2023 a Faculdade de Osasco recebeu a Associação Paulista de Artes Marciais – APAM, com o mestre André e sua equipe, para realizar o 1º Evento de artes marciais da IBAMU.
Foram realizadas lutas entre os alunos de Karatê combate, full Contact, submission kickboxing, MMA e técnicas de jiu jitsu nogi.
Nesse evento foi apresentado algumas técnicas relacionadas as artes maciais.  Uma delas Atemi-Waza, que consiste no treino de golpes de impacto como socos, chutes e bloqueios e o Kenjutsu, método de usar espada. Houve entrega de medalhas para os vencedores.  Foi um momento de aprendizagem e disciplinas.
 

Faculdade de Osasco realiza reunião com a representante da Escola de Idiomas CNA – Jardim das Flores para firmar Parceria Educacional.

A Faculdade de Osasco realizou uma reunião com representante da Escola de idiomas CNA – Jardim das Flores, a fim de firmar Parceria Educacional para os seus colaboradores e seus dependentes.
Na reunião foi abordado planos e projetos que a Faculdade e o CNA podem fazer em conjunto para obter melhores resultados.
Sendo que os alunos do CNA poderão ter descontos nas mensalidades dos cursos da Faculdade de Osasco, bem como, os alunos do CNA poderão ter desconto nos cursos de Graduação da Faculdade.
 

Faculdade de Osasco participa da divulgação da Campanha do mês de Agosto

O mês de agosto conta com 31 dias e muito se fala que este é o mês mais longo do ano, então aproveitando essa deixa, iremos destacar o que este grande mês é dedicado e é através dele que temas importantíssimos são discutidos e aprofundados em todo o mundo.
AGOSTO DOURADO: Incentivo ao aleitamento materno - A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro” e no dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação.
AGOSTO LILÁS: Prevenção e Combate à violência doméstica contra a mulher - A Campanha foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
AGOSTO LARANJA: Prevenção e Combate à Esclerose - A campanha é dedicada à atenção para a esclerose múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil e que pode inclusive afetar a visão do paciente, conforme já abordamos aqui mesmo no blog do HOSC. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença.
AGOSTO VERDE CLARO: Prevenção e Combate ao Linfoma - A campanha instituída pela OMS visa conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença que apresenta mais de 40 tipos. Como em qualquer tipo de câncer, o linfoma quando descoberto em sua fase inicial, possui uma taxa de resposta muito maior e positiva ao tratamento.

 

Faculdade de Osasco participa da Feira de Estágios da NUBE

A Faculdade de Osasco foi convidada a participar durante os dias 29, 30 e 31 de agosto da Feira de Estágio da NUBE, nessa Feira os estudantes terão acesso a três dias de palestras repletas de conteúdos preparados por renomados profissionais de várias áreas, informações sobre empregabilidade, carreira, profissões, processos seletivos, e outros benefícios para a carreira! No ano passado, foram mais de 206 mil encaminhamentos para entrevistas e processos seletivos, aprimorando a jornada desses discente.  Além disso, todas as palestras terão certificados para horas complementares. 
O evento é online, com inscrição gratuita e conta com vagas e programas de estágio em companhias conceituadas em todo o Brasil, nos mais diversos segmentos

Faculdade de Osasco realiza Simulado para preparação do ENCCEJA 2023

Nos dias 16/8 e 19/8, a Faculdade de Osasco realizará Simulado Online e Simulado Presencial para os inscritos no ENCCEJA 2023.
O simulado tem como objetivo ajudar os inscritos no ENCCEJA a realizar a prova oficial com uma melhor preparação, pois o mesmo contém questões semelhantes a prova oficial.
O ENCCEJA é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.
Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.

Para que serve a prova do Encceja?
A prova do Encceja serve para medir o conhecimento e as habilidades de estudantes que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade considerada apropriada para cada etapa do ensino.
Se o estudante faz a prova do Encceja e alcança a nota mínima exigida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pode obter os certificados de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Quem pode participar do Encceja?
Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.

Como faz a inscrição no Encceja?
As inscrições do Encceja são feitas pela página oficial do exame, sendo a participação totalmente gratuita. O Inep costuma abrir inscrições para o exame no mês de maio e as provas são realizadas em agosto. 
Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte.

Como são as provas do Encceja?
O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes, mas também leva em consideração sua relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso. As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde.
A parte de avaliação do conhecimento sobre as disciplinas é feita por meio de provas aplicadas pelo Inep. O Encceja é composto por 60 questões objetivas em cada turno e uma redação, independentemente do nível para o qual é a certificação. O que muda nos testes é a divisão das disciplinas e o conteúdo abordado.
A redação tem a pontuação tradicional de 0 a 10, sendo necessária uma média de 5 pontos para que o participante seja aprovado. O certificado é concedido ao candidato que consegue pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva.