No dia 08/03/24, a Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Sest/Senat, Uniprudente, Rádio Mix, Cart e Detran-SP realizou a ação ‘Mulher ao Volante, Segurança Constante’, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
O evento teve como objetivo principal promover a inclusão e conscientização da importância da segurança no trânsito. Foram oferecidos diversos serviços, incluindo afeição de pressão arterial, testes rápidos de saúde, distribuição de brindes e material explicativo.
Um dos pontos importantes foi a ação da abertura das inscrições para o curso gratuito de Direção Defensiva na condução de motocicletas, com uma edição exclusiva para mulheres, visando capacitar e preparar elas para uma condução segura nas vias públicas.
Confira também em:
https://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticia/70134
No dia 26 de março, os alunos do Curso de Psicologia tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir as contribuições do psicólogo argentino Gastón Federico.
Durante sua passagem por Presidente Prudente, Gastón proferiu uma palestra enriquecedora sobre 'A Aplicação da Psicanálise no Mundo Contemporâneo' aos graduandos.
Esta oportunidade única permitiu aos estudantes aprofundarem seus conhecimentos e compreensões sobre as relevâncias e desafios da psicanálise na atualidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e o Centro Universitário de Presidente Prudente - Uniprudente/Uniesp, promoveu ações de saúde em celebração ao ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’, que é lembrado em 24 de março. Os eventos ocorreram na Praça 9 de Julho, no dia 25/03, e no Atende Prudente, no dia 27/03.
Durante as atividades, profissionais de saúde realizaram aferição de pressão arterial, ofereceram orientações sobre tuberculose — abordando sintomas e indicando onde buscar ajuda — e distribuíram panfletos relacionados ao tema. Além de uma estrutura montada para atender os pacientes, as equipes também percorreram a praça para alcançar um maior número de pessoas e disseminar informações sobre a doença.
Fotos: Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Presidente Prudente
https://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticia/70208
No último dia 26 de abril, no auditório da OAB Subseção de Presidente Prudente, os alunos dos cursos de graduação em Direito e Psicologia do Centro Universitário de Presidente Prudente, participaram de um Curso de Capacitação para Atendimento a vítimas de violência doméstica e LGBTfobia.
Promovido pelas Comissões de Violência Doméstica e de Diversidade Sexual e de Gênero, o encontro teve como objetivo preparar os pacadêmicos e futuros profissionais para oferecer atendimento especializado e orientações jurídicas à comunidade, especialmente às vítimas de violência doméstica e LGBTfobia.
A formação faz parte de um cronograma de ações especiais para a implementação de um projeto em parceria entre o Uniprudente e a OAB.
No dia 17/04, o Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (NAPSI) do Centro Universitário de Presidente Prudente (UNIPRUDENTE/UNIESP) realizou a XIII edição do Ciclo de Enfrentamento à Intolerância. Com 13 anos de história, o evento deste ano teve como tema "Transitoriedade, Transição e Transicional".
O debate contou com a presença de ilustres convidados: o advogado Guilherme Henrique Monteiro, ex-integrante da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/SP; a psicóloga e professora Maria Laura Lopes Bertasso, responsável pelo componente curricular Psicologia da Diversidade; e a enfermeira e professora Bruna Lima Bezerra, coordenadora de estágio do Curso de Enfermagem e pessoa trans. A mediação ficou por conta da professora Ieda Benedetti, coordenadora do NAPSI e do Curso de Psicologia.
Ao longo dos 13 anos, o Ciclo de Enfrentamento à Intolerância abordou temas variados, como questões raciais, violência contra a mulher, tipos de abandono, intolerância contra idosos, saúde mental, diversidade, entre outros. O objetivo é dialogar, promover a igualdade e justiça, trabalha a prevenção e fortalecer a coesão social.
"A cada edição, temos observado um aumento na participação e adesão das pessoas. Isso mostra que estamos no caminho certo de educação e conscientização, bem como na promoção do respeito e da empatia," destacou a professora Lilian Gualda, pró-reitora da instituição.
#MedicinaVeterinária #Uniprudente #TrabalhoEmEquipe #CuidadoAnimal #Dedicação