Mooca – Alunos de Engenharia Civil da UNISP apresentam trabalhos multidisciplinares das disciplinas de Saneamento II e Resíduos Sólidos

Data: 06/12/2017 | 0 Comentário

Os alunos do 8º semestre matutino do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de São Paulo - UNISP, apresentaram, no dia 1º de dezembro, os trabalhos multidisciplinares das disciplinas de Saneamento II e Resíduos Sólidos, ministradas pela professora Rejane Gonçalves da Rocha.

O trabalho foi proposto em forma de projeto e teve a ambição de reunir conhecimentos, habilidades e competências dos alunos já desenvolvidas no decorrer do curso.

O projeto foi elaborado em três etapas:

1ª - Planejamento contendo aspectos gerais sobre os assuntos abordados nas maquetes, orçamento dos materiais utilizados, metodologia descritiva e aplicação efetiva da ferramenta 5W e 2H;

2ª - Execução das maquetes, onde foram trabalhadas habilidades inerentes à postura do engenheiro, tais como: organização, comprometimento e auto gerenciamento, juntamente com a fomentada da ferramenta 5s;

3ª - Conclusão, momento em que os alunos fizeram uma intervenção, seguida de apresentação oral ao público local da unidade.

As maquetes formadas por um mosaico de quatro conjuntos descreviam o processo de extração de matéria prima, a vida útil dos produtos, o princípio da logística reversa, a destinação inadequada dos resíduos em lixões e os possíveis impactos ambientais, as fases e a construção do aterro sanitário e, por fim, o chorume e gases captados no aterro sanitário, tendo uma destinação final a ETE (Estação de Tratamento de Efluente).

Percebe-se que o conhecimento multidisciplinar é fundamental no preparo do aluno ao mercado de trabalho, portanto trabalhos com esse objetivo são de total importância.