UNIESP – Mooca: Alunos de Educação Física têm projeto de pesquisa aprovado em congresso americano

Data: 27/03/2017 | 0 Comentário

Estou muito feliz em participar deste projeto, é muito gratificante”, comenta Diego Pinheiros Firmino, aluno do 7º semestre, do curso de Educação Física no Centro Universitário Capital – UNICAPITAL, um dos alunos que realizaram a pesquisa do Projeto Misto-Longitudinal, que avaliou a aptidão física de cerca de 400 estudantes da região de Ilha Bela em 2016. A exposição da pesquisa dos alunos da UNICAPITAL acontecerá entre os dias 30 de maio a 2 junho, em Denver, Colorado, nos Estados Unidos, no ACSM – American College of Sports Medicine.

Além de Diego, os alunos, também do 7º semestre de Educação Física, Bianca Regina de Oliveira, Cleyton Melo da Costa, Kelly Cristina Farias de Sousa Martins, Neide Alves da Cruz de Brito e Sergio de Sousa Pires compõem o time de estudantes que realizaram a pesquisa.

O convite para que os alunos participassem do projeto de pesquisa veio de João Pedro da Silva Junior, que, além de orientador e professor há dois anos na UNICAPITAL, é mestre em Medicina Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pesquisador há 10 anos do CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, que criou e coordena o Projeto Misto-Longitudinal de Ilha Bela. Ele vai representar ainda os alunos na convenção em Denver.

João Pedro comenta que os alunos participantes do projeto passaram por uma preparação e capacitação com pesquisadores do CELAFISCS, antes de sair à campo e realizar a pesquisa do Projeto Misto-Longitudinal, que existe desde 1978. A ideia do projeto é avaliar o crescimento, o desenvolvimento, a aptidão e a atividade física de alunos da rede de ensino do município de Ilha Bela, litoral de São Paulo.

O Centro de Estudos CELAFISCS tem larga competência em pesquisa e coleta de dados, seus trabalhos já propiciaram a confecção de teses de mestrado e doutorado, publicações em revistas nacionais e internacionais, assim como inúmeros temas livres apresentados em congressos no Brasil e no exterior.

“Levar os alunos para uma vivência prática de pesquisa, coleta de dados, avaliação de recursos disponíveis para chegar até um objetivo real e sensível, e ainda dentro do ambiente escolar, é uma oportunidade enorme para estes estudantes da UNICAPITAL”, explicou o orientador e professor João Pedro.

Os alunos estão empolgados com a chance de ter um projeto realizado por eles exposto em um evento de tão grade porte. Para Bianca, “é uma oportunidade única” fazer parte do projeto. Ela se sente grata em compor a equipe. Já Kelly, disse que “nunca imaginou vivenciar algo assim”, para ela “a contribuição que a faculdade está proporcionando, em parceria com a CELAFISCS, abriu um leque de oportunidades, principalmente no campo da pesquisa”. Kelly finaliza dizendo ainda que pretende continuar com os trabalhos no campo da pesquisa e futuramente publicar artigos na área da saúde.