Mooca: Repórter da Rede Record dá palestra no Campus Mooca

Data: 27/06/2019 | 0 Comentário

O repórter Fábio Menegatti correspondente internacional da Rede Record de Televisão, esteve na Universidade Brasil - Campus Mooca para falar sobre sua experiência na crise da Venezuela, no dia 14/05.

Menegatti foi apresentado pelo diretor da IES Rodrigo Maia que em sua fala destacou "Eventos plurais como esse dão a oportunidade para que os alunos interajam com alguém que está diante da história viva. É compromisso da Unicapital a prática dos Direitos Humanos e da cidadania e os valores da instituição são aqueles que objetivam a construção coletiva de uma vida melhor para todos".

O repórter antes de iniciar sua palestra exibiu material dos jornais da Rede Record, especialmente a última quando estava na divisa da Colômbia com a Venezuela e se viu no meio do fogo cruzado.

Ressaltou as dificuldades pelas quais passa o povo venezuelano quando falta comida, remédios, material hospitalar entre outras necessidades básicas. Os apagões constantes, a falta de água potável e supermercados com gôndolas vazias, são situações corriqueiras e levam o povo ao esgotamento e à constante insatisfação.

Com uma formação ampla que vai do Jornalismo à História, Menegatti falou sobre a necessidade de se construir uma cidadania plena, na qual as pessoas possam desfrutar de direitos políticos plenos, que sigam além da prática do consumo. "O mundo em que vivemos, peca pelo individualismo e pela falta de solidariedade”, destacou. Citando Bauman e sua modernidade líquida, Menegatti salientou ainda que a sustentabilidade do planeta é uma exigência para que as futuras gerações tenham um planeta habitável.

Na sequência, os professores da Unicapital puderam também discorrer sobre o tema abordado, relacionando-o com suas áreas. O professor de Direito, Ricardo Farabullini, falou sobre a questão jurídica que envolve os Direitos Humanos, enquanto o professor Ricardo de Psicologia, falou dos efeitos que esses direitos têm na constituição do indivíduo.  Já o professor Gualberto do curso de Pedagogia, abordou questões específicas do Brasil e suas carências em termos de infraestrutura. Os alunos participaram ativamente com perguntas que suscitaram um caloroso debate.