UNIESP – Mooca: Aluno angolano de Engenharia conta sua experiência em estudar na UNICAPITAL

Data: 30/03/2017 | 0 Comentário

Vicente Tuma é natural de Angola – África e estuda o 10º semestre de Engenharia Elétrica no Centro Universitário Capital – UNICAPITAL. Recentemente, Tuma conversou com a professora Vera Lúcia Fernandes, que leciona Direito da UNICAPITAL, e contou sobre sua vinda ao Brasil, o porquê da escolha, sobre as diferenças que encontrou no idioma, mais precisamente com o sotaque e sobre seu dia a dia na IES.

A decisão de viajar para o Brasil surgiu de um convite de um amigo, que gostaria de vir ao País e queria alguém que pudesse dividir as despesas. Contudo, Tuma havia decidido estudar Engenharia na China, por incentivo de seu pai que, além de dar o direcionamento do país oriental para que ele realizasse o curso, também é engenheiro e acabou por inspirar o filho a escolher a profissão. Contudo, ele optou por estudar e conhecer o maior país da América Latina com seu amigo.

A escolha de Tuma não poderia ter sido melhor, em conversa com a professora Vera, ele ressalta a qualidade do ensino da UNICAPITAL, os bem equipados laboratórios e principalmente “sobre como a UNICAPITAL tem proporcionado uma sólida base para seus estudos em Engenharia, principalmente na parte prática. ”

Os professores também são motivos de incentivo nos estudos para Tuma, ele revela à professora Vera Lúcia que além das boas aulas que ele teve até hoje na UNICAPITAL, as experiências de vida que foram compartilhadas em sala de aula foram extremamente importantes. Tuma conta ainda que a receptividade dos colegas brasileiros foi ótima, não há queixas, exceto por algo muito peculiar de cada país: o sotaque das pessoas.

“Todos foram amigáveis e eu não tive problemas em me relacionar com ninguém. Apenas no início eu ficava um pouco perdido com o ‘Português do Brasil’, que é diferente do ‘Português’ que falamos em meu país [Angola]. O meu sotaque é diferente. Então eu tive que me esforçar um pouco. Mas correu tudo bem”, relembra Tuma.

Para o futuro

Tuma já cursa o 10º semestre, reta final do curso de Engenharia Elétrica, e pretende ficar mais dois anos no Brasil após finalizar a graduação para realizar uma especialização em sua área de estudo. Mas ele revela ainda que deseja voltar ao seu país natal.

“Cursar Engenharia aqui [na UNICAPITAL] está sendo muito importante para mim, e tudo isso também aconteceu graças a uma bolsa de estudos que consegui do Ministério de Petróleo de Angola. Foi muito importante este apoio e eu me sinto em dívida com a empresa e com o meu país por estarem custeando meus estudos. Eu pretendo voltar e retribuir trabalhando em Angola e aplicando meus conhecimentos adquiridos com tanto estudo e vontade”, afirma o futuro engenheiro.

Ele finaliza dizendo que sempre foi e é muito bem tratado na UNICAPITAL, e diz ainda que “só tem a agradecer a todos, desde a secretaria, financeiro até a diretoria da faculdade”, que sempre o incentivou e apoiou.

A professora Vera Lúcia, que conduziu o bate-papo com Tuma finaliza dizendo o quão é importante para a faculdade ter um aluno tão empenhado, com uma postura acadêmica e ética exemplar, o que para a UNICAPITAL é motivo e orgulho e prestígio.

Confira a entrevista: