Quem Somos

História

No ano de 1977 iniciamos as nossas atividades na área educacional, com a certeza de que a qualidade de nossos serviços seria a segurança de nosso empreendimento. Traçamos um grande caminho na história da educação Umuaramense. Iniciamos com o ensino pré-escolar e de 1ª e 2ª graus, hoje - Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio.

A Resolução N.º 4452 de 1992 resolve que a escola casinha feliz passe a denominar-se Colégio centro de Educação Global, hoje Colégio Global.

Em Junho de 2000, o Colégio Global, respaldado por uma atuação significativa na educação básica e pela experiência acumulado por seus dirigentes, assessores e professores, começa a elaboração do projeto de implantação de cursos superiores. A instituição prioriza neste projeto os cursos destinados à formação de professores de educação básica, que serão ofertados por seu instituto superior de educação, constituído como uma unidade acadêmica na forma da lei. 

Considera-se que a história do Colégio Global a qualifica para assumir essa importante tarefa que se impõe como prioritária na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todas as pessoas possam ter acesso a uma educação de qualidade, condição essencial da conquista da cidadania. 

No dia 12 de Dezembro de 2001, por meio da portaria N.º 2736 o ministro do Estado da Educação, usando de sua competência resolve: Credenciar a Faculdade Global de Umuarama - FGU. 

A FGU – Faculdade Global de Umuarama é uma instituição ainda muito jovem, se comparada a outras, no entanto, no exercício de sua organização vem buscando exercer o papel do agente transformador. Sempre em busca do conhecimento vem esboçando uma significativa e importante expansão, no sentido de acompanhar as exigências do mundo globalizado. Esse mundo globalizado exige que o jovem aprenda a aprender, e sempre cada vez mais, uma vez que cada profissional tem que ser permanente estudante, para acompanhar as exigências do mercado. 

O Brasil com seu pouco mais de quinhentos anos, ainda tem muito a desenvolver na área de educação, uma vez que a grandeza de uma nação não se fixa mais tão somente na sua extensão territorial, mas também no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. A FGU, ciente dessas transformações pelas quais o nosso país vem passando, instalou-se em Umuarama, no noroeste do Paraná, a fim de oferecer sua contribuição socioeducacional ao progresso da juventude. 

Com toda a infraestrutura que a FGU já possui, temos a grata certeza de que estaremos correspondendo às expectativas e anseios de Umuarama e região, no que concerne ao crescimento fundamentado naquilo que o mundo moderno exige: O conhecimento, o desenvolvimento das mentes e capacidade do ser humano de viver em constante processo de transformação. 

Nosso maior lema é formar não somente profissionais capacitados para a profissão, mas também cidadãos e profissionais críticos, politizados, competitivos e empreendedores. 

Temos a consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos bem definidos, que se processe através de exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida.

CREDENCIAMENTO DA FACULDADE: Portaria nº 2.736, de 12 dezembro de 2001 - D.O.U 14/12/2001.

 

Missão

A Faculdade Global de Umuarama nasce com a missão de formar o professor necessário para a educação básica do Brasil de hoje e de amanhã. Seu compromisso maior é ministrar um ensino com a qualidade acadêmica que garanta a formação de um profissional apto a desempenhar com competência as tarefas pertinentes à docência. Com plena consciência de sua função social, a Instituição compromete-se com o desenvolvimento de um processo educacional voltado ao benefício coletivo e à manutenção e difusão de valores éticos de liberdade, igualdade, pluralidade cultural e democracia.

No mister de cumprir essa missão, a Instituição será norteada pelos seguintes princípios:

- compromisso com a qualidade acadêmica;

- compromisso com a formação, disseminação, sistematização e produção do conhecimento referente ao processo de ensino e de aprendizagem e à educação escolar;

- compromisso com a educação como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e solidária;

- respeito à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber;

- manutenção e difusão de valores éticos e de liberdade, igualdade, pluralidade cultural e democracia;

- valorização do ser humano, da cultura e do saber, em prol da preservação e da melhoria da qualidade de vida;

- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

- articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

- interação permanente com a comunidade e com o mundo do trabalho;

- interação permanente e sistemática com as escolas do sistema de educação básica;

- gestão acadêmica democrática e colegiada;

- valorização profissional dos docentes e funcionários, com apoio e estímulo constantes ao aprimoramento e à atualização.


Em seu Regimento Interno, a Faculdade Global de Umuarama propõe-se a alcançar os seguintes objetivos:

- prover a formação inicial, continuada e complementar de docentes da educação básica, tendo em vista a sua qualificação profissional e a sua participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;

- estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

- promover a formação humanista de seus alunos, com vistas à atuação crítica e cidadã na futura profissão e na prática social mais ampla;

- incentivar a pesquisa, com vistas à busca de novos conhecimentos e ao desenvolvimento da atitude investigativa nos seus alunos;

- estimular por todas as formas possíveis o conhecimento e o estudo de problemas do mundo presente, especialmente os encontrados na prática educacional, bem como a busca de possíveis soluções;

- promover a divulgação de conhecimentos e socializar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

- suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

- promover a extensão, estabelecendo com a comunidade uma relação de reciprocidade, visando ao enriquecimento acadêmico e à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica, geradas historicamente e na Instituição.

 

Direção

UNIESP
Fernando Costa - Presidente da UNIESP


Diretor
Kenny Tsuyoshi Sakane


Secretário Acadêmico
Robson Damasceno da Silva


Auxiliares de Secretaria
Renata Cristiane Lima


Bibliotecária
Lauriane Pereira Alves

Auxiliar da Biblioteca


Projetos Sociais
Kenny Tsuyoshi Sakane

Auxiliar de Projetos Sociais
Camila Fernanda Peres

Auxiliar de TI
Willian A. Garcia da Silva

 
Coordenarores dos Cursos:

Pedagogia
Elisangela Alves dos Reis Silva - Ver Currículo

Ciências Biológicas
Ivaldete Tijolin Barros - Ver Currículo

Fonoaudiologia
Julia Macedo - Ver Currículo

Letras
Elisangela Alves dos Reis - Ver Currículo