CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial





3040 Horas

Elisangela Alves dos Reis ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Perfil do Profissional

O profissional em Letras poderá atuar na docência em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas, atuando em escolas públicas, particulares, em cursos pré-vestibulares e/ou em empresas.

Poderá realizar atividades de editoração, redação, revisão, versão e tradução e ainda realizar consultoria e pesquisa junto a novas mídias, a empresas ou a entidades culturais. Além disso, pode atuar como assessor cultural nas áreas de recursos humanos e de desenvolvimento empresarial; trabalhar na organização e curadoria de eventos e espetáculos, especialmente aqueles ligados à Literatura, entre outras atividades viabilizadas pelo perfil do novo profissional de Letras.

A ênfase na formação do profissional pesquisador e da investigação como componente curricular nesse curso oferece condições para o aprofundamento de estudos em nível de pós-graduação, contribuindo para a geração e construção de conhecimento na área educacional.

A chamada indústria do entretenimento, as crescentes interações comerciais, tecnológicas e jurídicas entre os povos, a percepção de que o amplo acesso aos bens culturais integra os direitos fundamentais dos seres humanos, tudo isso também representa um campo fértil de atuação e uma demanda sustentada por especialistas em Língua e Literatura.

 

Sendo assim, o profissional Licenciado em Letras além de atuar como professor poderá trabalhar como pesquisador, tradutor, redator, consultor literário, crítico literário, revisor de texto, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades. O teatro é outra  forma de expressão em texto, assim como o cinema e os novos recursos da mídia. Diante disso, estabelece-se amplo leque de atuações para complementação de estudos aos profissionais de Letras.


Mercado de Trabalho

Profissional de Letras é quem se sente seduzido pelas palavras,  comprometido com a leitura, com a escrita, com a interpretação de textos e com conhecimentos referentes à Língua Portuguesa, à Inglesa e a Literaturas.  Este pode contribuir para que tenham êxito descrições e análises de línguas de grupos étnicos minoritários, definições de políticas linguísticas, documentação e tratamento de dados linguísticos. O curso de Letras forma cientistas das línguas e suas literaturas. Ao aluno que almeja este curso é imprescindível o gosto pelo uso da linguagem.

 

Autorização: Portaria nº 2.737, de 12 de dezembro de 2001 - D.O.U 14/12/2001
Reconhecimento: Portaria nº 677, de 27 de setembro de 2006- D.O.U 28/09/2006
Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 700 horas

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Alline Mikaela Pereira
-
Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
-
Eduardo Alberto Megda
-
Elisangela Alves dos Reis
-
Ivaldete Tijolin de Barros
-
Regina Brey
-
Sílvia Horwat de Moraes Caetano
-