CURSOS




Enfermagem

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Noite


4027 Horas

Profa. Me. Camila de Almeida Agustoni ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Enfermagem

É a ciência e arte que busca promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer as ações de enfermagem a serem seguidas. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros). É responsável pelos cuidados aos pacientes e supervisiona a equipe de enfermagem. A equipe de enfermagem é composta por três categorias: os enfermeiros (de formação universitária); os técnicos de enfermagem (de escolaridade de nível médio ou correspondente a 11 anos de estudos e com habilitação profissional); e os auxiliares de enfermagem (de escolaridade de nível fundamental ou correspondente a 8 anos de estudos e com qualificação profissional); 

Enfermeiro

É o profissional, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício de enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde doenças mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Mercado de Trabalho: 

Segundo dados do Ministério da Saúde compilados pela Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária realizada pelo IBGE, na área da saúde para o ano de 2005, 56,4% dos empregos estavam alocados na esfera pública, sendo estes mais fortemente concentrados na região Sudeste do Brasil e no âmbito dos municípios.Este dado aponta que se tem em curso uma inversão dos empregos ofertados na área da saúde, decorrentes em parte das políticas públicas para o setor, marcadas pelo forte incremento da estratégia da Saúde da Família por todo o país. Assim, a Região Sudeste, historicamente, se destaca como o maior mercado de trabalho em saúde, e neste caso a enfermagem não foge a este quadro. Tem-se verificado uma tendência crescente do principal empregador dos enfermeiros nas metrópoles se constituir no setor público.Para o setor privado, que corresponde a 43,6% dos empregos em saúde, os maiores empregadores de enfermeiros continuam sendo os grandes hospitais. Excetuando-se as regiões Sul e Sudeste, ainda se verifica nas demais regiões do país carência do enfermeiro, tanto para atuar no setor público quanto no privado.

A expansão da estratégia de Saúde da Família (ESF), do governo federal, tem favorecido a ampliação do mercado de trabalho para os enfermeiros em todo o país, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área. Assim, no campo da enfermagem, os avanços e práticas de atuação profissional podem ser evidenciados nos diferentes contextos sociais.Destacam-se: na esfera da promoção da saúde - os consultórios, as clínicas e serviços que visam à promoção e o melhor-viver da população; na esfera da recuperação da saúde - os serviços hospitalares e domiciliares, o atendimento pré e pós-hospitalar, além das práticas voltadas para o cuidado individual de crianças, adolescentes, mulheres, adultos e idosos.Nos serviços de consultoria, assessoria e atividades organizacionais - é possibilitado ao enfermeiro uma atuação autônoma e empreendedora no campo da gestão de serviços de saúde e outros; nas atividades de ensino e pesquisa - o estímulo à inserção dos alunos e profissionais nos grupos de pesquisa, projetos de extensão e uma interação aluno-comunidade mais intensa e otimizada.

Onde você pode atuar:

Administração em Enfermagem

Gerenciar os serviços e comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

Assessoria e consultoria

Auditar os procedimentos hospitalares de enfermagem e auxiliar na montagem de unidades de saúde.

Atendimento domiciliar

Organizar o cuidado prestado por outros profissionais da equipe de enfermagem, assim como cuidar de pacientes em sua residência, dando continuidade ao tratamento hospitalar ou ambulatorial. Auxiliar o paciente em exercícios terapêuticos, administração de terapêuticas diversas, cuidar de sua higiene e de seu bem-estar.

Educação

Atuar no processo de capacitação e desenvolvimento da equipe de enfermagem e desenvolver práticas educativas voltadas aos pacientes e familiares no cuidado à saúde. Ao Licenciado também cabe atuar como docente, em aulas teóricas e práticas de cursos profissionalizantes de enfermagem em nível médio e técnico, e em escolas de educação básica, desenvolvendo programas de saúde.

Enfermagem geriátrica

Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

Enfermagem médico-cirúrgica

Ministrar cuidados pré e pós-operatórios e clínicos em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

Enfermagem obstétrica

Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de prénatal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar e cuidados com o recém-nascido.

Enfermagem pediátrica

Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

Enfermagem psiquiátrica

Atuar no cuidado direto de pacientes com transtornos psiquiátricos, em unidades de tratamento especializado, bem como em unidades de serviços da rede básica de saúde, em equipes multidisciplinares.

Enfermagem de urgência e emergência

Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas, bem como de equipes de atendimento nos diferentes tipos de urgência e emergência.

Enfermagem de saúde pública

Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade, através de procedimentos preventivos, curativos e promocionais. Organizar a assistência de enfermagem e atender pacientes em unidades básicas de saúde, Estratégia de Saúde da Família, ambulatórios, clínicas, serviços de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes comunitários de saúde.

Enfermagem do trabalho

Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.

Gestão da qualidade

Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes e profissionais.

Gestão de projetos

Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.

Pesquisa clínica

Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

Objetivos:

Pretendemos formar um profissional que possa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências de enfermagem, sendo assim, prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde, etc.

O enfermeiro está apto a prescrever, levando-se sempre em conta os critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos:

1. Capacitar o enfermeiro, a atuar na assistência individual e coletiva, com base em uma sistemática de assistência de enfermagem, com competência técnica e ética;
2. Habilitar o enfermeiro para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde e atuar na formação de recursos humanos em serviço;
3.Desenvolver no aluno a capacidade de incorporar conhecimentos científicos a sua prática profissional e desenvolver atividades de pesquisa para o aprimoramento da profissão;
4. Capacitar o enfermeiro à prática administrativa de enfermagem e organização de serviços de saúde.

O perfil desejado pressupõe um profissional crítico e com competência técnica e científica em constante atualização:

5. Atualizar-se através da busca por conhecimento, assim como participar de grupos de pesquisa e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;
6.Conhecer e interpretar os perfis epidemiológicos das populações, com vistas ao planejamento em saúde, entre outros.

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade IESP de Taquaritinga,  pautado na Resolução CNE/CES 03/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, tem como objetivo geral:

Formar enfermeiro com competência técnico-científica nas áreas assistencial, administrativa, educativa e de pesquisa, desempenhando suas atividades profissionais junto a indivíduos, família e grupos sociais em nível de proteção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde, cuja prática profissional seja norteada pela compreensão crítica do processo saúde-doença, bem como pela participação nas entidades de classe e no exercício da cidadania social.

Atividades Complementares: 60 horas.

*Optativas (grade curricular): "Educação em Saúde", "Introdução a Informática", "Enfermagem em Neonatologia", "Enfermagem em Oncologia" ou "Saúde da Família".
 
Infraestrutura:

- Área de Convivência

- Biblioteca

- Cantina

- Laboratório de Anatomia

- Laboratório de Ciências Biológicas

- Laboratório de Enfermagem

- Laboratórios de Informática
 
 

Informações Gerais


Documento Download
Ato de Reconhecimento do Curso
Lista de periódicos de acesso aberto - Enfermagem
Manual de Atividades Complementares
Manual do Projeto Integrador
Manual Trabalho de Conclusão Curso
Matriz Curricular do Curso
Portaria de Autorização do Curso
Portaria de Renovação de Reconhecimento - pg 1
Portaria de Renovação de Reconhecimento - pg 2
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento de Laboratório do Curso
Regulamento do Estágio Supervisionado

Corpo Docente


Nome Email Currículo