AULA PREPARATÓRIA PARA O ENADE – FACULDADE SUZANO

Data: 24/11/2022 | 0 Comentário

      Aos 18 de novembro de 2022, a Professora das Faculdades Guarulhos, Giani de Cássia Santana, Mestre em Políticas Públicas na área da Educação, foi convidada a ministrar uma aula  preparatória para o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para o curso de Direito da Faculdade Suzano.

      Na ocasião, a professora explicou o objetivo de tal avaliação e a importância da mesma para estudantes e instituição; em seguida, tratou das características da prova que seria prestada, bem como a subdivisão da mesma em questões objetivas, discursivas e de conhecimentos gerais. Prosseguiu-se falando dos aspectos das questões de múltipla escolha no formato ENADE e estratégias de interpretação de textos e enunciados e eliminação de alternativas consideradas “distratores”.

      Foram analisadas algumas questões de múltipla escolha das últimas avaliações e dada a oportunidade de que os estudantes pudessem sugerir as alternativas que considerassem corretas, seguido do comentário final da professora acerca do gabarito e dos impedimentos relacionados aos distratores de cada questão.

      Por fim, foi feita uma explanação sobre as questões discursivas, as capacidades básicas avaliadas nas mesmas e suas características elementares. Foram dadas dicas para a escrita das questões e organização das partes de um texto dissertativo, quais sejam: introdução, desenvolvimento e conclusão, finalizando com um estudo de caso na área jurídica e possíveis formulações de respostas, com argumentos suficientemente persuasivos.

      Sem mais, finalizou-se a explanação e os alunos despediram-se agradecendo os esclarecimentos e dicas importantes para a realização da prova.