Tema do 1º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa UNIESP, Projeto é aprovado pelo Senado.

Data: 31/08/2022 | 0 Comentário

Senado.

No dia 30 de maio de 2022, a partir das 19 horas, foi realizado o 1º Colóquio do Centro e Núcleos de PesquisaUNIESP como resultado dos trabalhos iniciais que oficializam a criação do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, que reúne todas as atividades oferecidas pela UNIESP nessa tríade inseparável na formação de seus alunos , começando pelas atividades de Pesquisa, que, além dos Núcleos, também oferece o PROPIC-Programa de Pesquisa e Iniciação Científica e projetos Especiais de Pesquisa como o “Projeto Minha Cidade e Minha Faculdade.

São 4 os Núcleos de Pesquisas que compõem o CEPE: em Ciências Ambientais;em Saúde Humana; em Linguagens e Ensino; em Ensino e Pesquisa de Culturas Afro-brasileiras e indígenas.

Os Núcleos de Pesquisas, atualmente, são compostospor docentes da UNIESP que são Mestres pela Universidade Brasil e que realizaram seu Curso de Pós-Graduação com bolsas do Programa de Apoio à Titulação Docente – PTDO cedidas pela UNIESP.

No 1º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisas UNIESP, a abertura do evento foi feita pela Presidente da Instituição, Profª Cláudia Pereira, acompanhada do Diretor Administrativo e de Graduação, Professor Murilo de Ângelo, e da Diretora de Legislação e Política Institucional, Profª Flávia Petra Melara Benatti, e, na sequência, a Professora Rosa Beloto, Diretora de Pesquisa, Extensão e Publicações expôs “A pesquisa Institucional na UNIESP: Importância, desafios e perspectivas”.

Conduzido pelo Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr., coordenador dos Núcleos de Pesquisas, o Colóquio começou com a excelente exposição A COBERTURA DOS PLANOS DE SAÚDE E OS DIREITOS DO CONSUMIDOR, realizada pela Professora Mestre Rosana Torrano, Docente do Curso de Direito da Faculdade de São Bernardo do Campo – FAPAN e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, vinculada ao PTDO UNIESP.

Após a exposição, os debates foram iniciados pelos Professores Mestres Ricardo Bioni, Eduardo Kubota e Andreia Silveira, todos titulados pela Universidade Brasil e também vinculados ao PTDO UNIESP.

O Colóquio foi um sucesso, pois teve participação muito significativa de discentes, docentes, coordenadores, colaboradores e diretores, certamente por apresentar um tema de interesse de todos: a cobertura dos planos de saúde e os direitos de quem os possui.

O tema escolhido para o Colóquio é de tal interesse e importância que, no dia 29 de agosto de 2022, o Senado aprovou o projeto que obriga planos a cobrir tratamentos fora do rol da ANS, como reação à decisão do Superior Tribunal de Justiça, que limitou cobertura, mas que agora que vai à sanção do Presidente da República. Veja notícia na íntegra pelo link

Mais uma vez, a UNIESP mostra que, nela, todos estão atentos ao que é interessante e importante a ser exposto e discutido nas aulas e em todas as atividades acadêmicas oferecidas em seus cursos para a formação crítica e engajada de nossos educandos  à realidade em que vivemos, tornando-os cidadãos atuantes que transformemqualitativamente a vida em sociedade.