Suzano: Acadêmicas de Pedagogia realiza projeto na AAMAE

Data: 05/09/2018 | 0 Comentário

As alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Suzano do grupo da Universidade Brasil, na disciplina de Pedagogia de Projetos de apoio a Educação Básica, monitoradas pela Profa. Sílvia Rangel realizaram uma visita ao Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos Mentes Brilhantes na AAMAE/Miguel Badra para ampliar o conhecimento sobre a rede de atendimento, articulações entre escola e instituições, visualizando a importância da integração que existe entre a educação formal e informal. As ações do semestre incluem a elaboração e execução de projetos que venham contribuir com o conhecimento teórico e conceitual, oferecendo a possibilidade de atuação prática nas escolas e associações da região.

A Pedagogia de Projetos é um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental para os mesmos. Os projetos de trabalho não se inserem apenas numa proposta de renovação de atividades, tornando-as criativas, e sim numa mudança de postura que exige o repensar da prática pedagógica, quebrando paradigmas já estabelecidos, possibilitando aos alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem, que construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais e cidadãos.

É necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de elaboração pessoal, em vez de se limitar a copiar e reproduzir automaticamente as instruções ou explicações dos professores. Por isso, hoje o aluno é convidado a buscar, descobrir, construir, criticar, comparar, dialogar, analisar, vivenciar o próprio processo de construção do conhecimento. (ZABALLA, 1998)

Os projetos das alunas estão em fase de elaboração com as seguintes linhas Diversidade, Orientação contra a Violência Sexual Infantil e Leitura e Escrita na Construção da Identidade.