Suzano: Acadêmicas de Pedagogia utilizam a arte para projetos sociais

Data: 05/09/2018 | 0 Comentário

As acadêmicas do curso de Pedagogia da Faculdade Suzano do grupo da Universidade Brasil, da disciplina de Fundamentos da Didática, realizaram uma atividade utilizando música, teatro, libras e em equipe para abordarem a importância do papel do professor reflexivo, sua atuação e aprendizagem contínua, mediando a construção do conhecimento com atividades lúdicas desafiadoras, criativas e significativas, possibilitando aos alunos, tornarem-se sujeitos participantes, autônomos e críticos em relação ao contexto em que estão inseridos.

Um “professor reflexivo” não para de refletir a partir do momento em que inicia sua jornada profissional, não se limita ao que aprendeu no período de formação inicial, nem ao que descobriu em seus primeiros anos de prática. Ele reexamina constantemente seus objetivos, seus procedimentos, suas evidencias e seus saberes. Ele ingressa em um ciclo permanente de aperfeiçoamento, já que teoriza sua própria prática, seja consigo mesmo, seja com uma equipe pedagógica.
O professor faz perguntas, tenta compreender seus fracassos, projeta-se no futuro, decide proceder de forma diferente quando ocorrer uma situação semelhante ou quando o ano seguinte se iniciar, estabelece objetivos mais claros, explicita suas expectativas e seus procedimentos. A prática reflexiva é um trabalho que, para se tornar regular, exige uma postura e uma identidade particulares. (PERRENOUD, 2002 b,43).

Foram momentos de aprendizado, descontração e articulação entre os alunos que enriqueceram o início de sua formação.