Publicações

Suzano - UNISUZ irá participar do 1º Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária

Data: 20/04/2018 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A Faculdade de Suzano se increveu no 1º Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária, que acontecerá de 23 a 25 de maio, Em Taquara/RS, com o projeto desenvolvido na disciplina de Ética e Responsabilidade Social.

A primeira edição do Congresso de Responsabilidade Social Universitária no Brasil tem por objetivo criar espaços de diálogo e troca de experiências sobre os conceitos, as abordagens, os indicadores, as práticas e as políticas públicas que envolvem a RSU. Além disso, pretende interpelar as Instituições de Educação Superior a partir de iniciativas inovadoras e sustentáveis de empreendedorismo social, agroecologia, energias alternativas, entre outros.

A Mostra de Responsabilidade Sócio Universitária é uma ação desenvolvida junto aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Suzano,  que busca ampliar a visão do universitário para as demandas sociais criando oportunidades de atuação junto a sociedade além dos muros da faculdade.

As aulas são dinâmicas com exposições conceituais que direcionam o futuro profissional a uma identificação do seu papel enquanto agente de transformação social. Abre-se um leque de aplicações práticas através do gerenciamento de projetos sociais que são desenvolvidos pelas equipes de alunos que aplicam nas instituições todo conceito da administração e contabilidade recebidos em sala de aula. A faculdade abre suas portas para que haja uma integração entre comunidade e aluno possibilitando o desenvolvimento cultural e a transformação humanizada e solidária.

O objetivo geral é a aplicação dos conceitos e o contato direto experimentando diferentes abordagens práticas, oportunidades de mercado para atuação profissional, quebra dos paradigmas de miserabilidade e incentivo ao investimento social privado, referenciando posturas éticas, valores e princípios, contribuindo com o desenvolvimento saudável da sociedade, aproximando mundos e despertando habilidades que impulsionem a vida acadêmica e profissional.

Ao longo de 6 semestres desenvolveu-se 45 projetos universitários, com a participação média de 400 alunos, atendendo 21 instituições, algumas duplamente em públicos diferentes, mobilizando em torno de R$100.000,00 (cem mil reais) revertidos em itens de primeira necessidade, infraestrutura, voluntariado, qualidade de vida e desenvolvimento humano. Os resultados das ações mostram claramente o poder de articulação social dos alunos, a aplicação conceitual do conteúdo proposto nos bancos universitários e a solidificação de uma aprendizagem rica em humanização e cultura promovendo o desenvolvimento sustentável.

RESPONSÁVEIS: Cristiane Gomes de Carvalho Fontana: Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gestão de Negócios pela Universidade da Cidade de São Paulo e graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Silvia Aparecida do Carmo Rangel: Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Especialista em Desenvolvimento Social pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), graduada em Direito pela Universidade Braz Cubas.

III – RESULTADOS:

1. Associações e Fundações atendidas: AAMAE, Fundação MGI, Aldeias Infantis, Salve uma Vida, Instituto Thadeu José de Moraes, Associação Esperança e Destino, Instituto Amar Holiness, Lar São Vicente de Paulo, Missão Intensidade, Casa Nossa Senhora de Guadalupe, Associação Viva a Vida e Lar SOS Nova Vida.

2. Projetos Realizados: 45 (algumas equipes realizaram projetos no mesmo local com públicos diferentes.)

3. Movimentação Financeira: Em torno de R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais)

4. Doações de gêneros alimentícios, produtos de higiene, roupas, calçados, fraldas, entre outros

5. Voluntariado: 450 alunos participantes ativos no desenvolvimento de ações para melhoria e continuidade dos projetos atendidos.

6. Sustentabilidade: Os projetos apresentam a possibilidade de continuidade fortalecendo as ações institucionais.

7. Desenvolvimento de habilidades e competências para os futuros profissionais.

8. Integração entre os alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, pedagogia, direito e educação física através da mobilização de parcerias e recursos percebe-se a força que move os mesmos dentro do seu espaço acadêmico.

9. Envolvimento da comunidade nas ações em ações voluntárias e doações

10. Articulação entre os setores público e privado para a execução e alcance dos resultados previstos.

11. Aplicação de todos os conceitos da sala de aula para a prática: Plano de ação, Marketing, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, captação de recursos, empreendedorismo, articulação de parceria público e privadas, plano de negócios, gestão de pessoas, diagnóstico, fluxo de caixa, elaboração de projetos, comunicação, monitoramento, avaliação de processo, resultados e impactos

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!